O Estadao de S.Paulo - 23 de março de 2010
Por Xico Graziano
Certamente você já ouviu falar que não presta colocar plantas no quarto de dormir. Meia verdade. Durante a noite as plantas não crescem, apenas queimam energia em seu metabolismo, liberando CO2 (gás carbônico ou dióxido de carbono) no ambiente. O fenômeno, porém, é quase imperceptível para os humanos.
Tudo depende da fotossíntese, processo que somente ocorre na presença do Sol. Por meio dela, ao contrário dos animais, as plantas "respiram" CO2 e expelem oxigênio. Os raios de luz penetram nos estômatos das folhas e, contando com água e sais minerais, absorvidos pelas raízes, provocam uma reação bioquímica capaz de transformar a energia solar em energia vital. Proteínas e carboidratos assim se sintetizam nos tecidos vegetais, formando a base das cadeias alimentares. Ciclo do carbono.
CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo.
Da série – Lulla e Dillma obrando.....
ResponderExcluirBELO MONTE – UMA HIDRELÉTRICA FEITA NAS COXAS
Jorge Gerdau Johannpeter, dono do Grupo Gerdau, afirmou hoje que os "pontos obscuros" que cercam a contrução da usina hidrelétrica de Belo Monte são a causa de sua companhia estar fora do projeto, que é capitaneado pelo governo federal.
Ele é do ramo, também. Suas empresas siderúrgicas têm usinas próprias. Disse que há estudos dentro da companhia para participar do projeto na forma de autoprodução, mas que há enormes entraves a uma decisão favorável por conta da falta de informações confiáveis e excesso de dúvidas, inclusive quanto à viabilidade da obra.
"É muito interessante participar da usina, mas nós não sabemos quando ela sai do papel, como ela sai do papel e até mesmo se ela se tornará realidade, por conta da mobilização que existe contra o projeto", comentou durante um forum empresarial em Comandatuba, na Bahia. Apontou que a ausência das duas maiores e mais experientes empreiteiras, a Odebrecth e Andrade Gutierrez, ao lado da mobilização contra a usina - até índio dá palpite - colocam em dúvida a execução da obra.
Nada se cria, nada se perder, tudo se transforma. Lavoisier já dizia isso.
ResponderExcluirMas as plantas são o refresco da atmosfera e não diretamente, por si só, um filtro ao oxigênio.
Um coisa interessante a acrescentar é que o nosso Oxigênio, todo que respiramos, foi fabricado pelas Algas Ceanofícias, conhecidas como Algas Azuis (se não me falha a memória), elas sim, quando há uma derramamento de petróleo ou algo poluente (esgotos) morrem facilmente.
Sem elas não haveria Oxigênio na Atmosfera.
A nossa vegetação (principalmente árvores) jamais teria condições de criar Oxigênio para os seres vivos, porém ela reduz muito a temperatura do globo terrestre por conterem partículas de água nas folhas que reduzem a temperatura e fazem um movimento em forma de leque.
O que mata não é falta de Árvores, senão no Saara não teria vida, e sim o excesso de poluição (com moléculas nocivas a saúde, como o Cloro por exemplo ou outros gases mortiferos e cumulativos, além dos metais pesados) e dejetos contaminados.
Texto tolo tentando nos fazer engolir que "a queima de combustíveis fósseis aumenta o efeito estufa e a temperatura, be-a-bá climático". Pois bem, o vulcão da Islândia emitiu em alguns dias CO2 equivalente a 80 MILHÕES de carros durante um ano funcionando sem parar... E o efeito na temperatura? ZERO. É o tal "be-a-bá" que esse tolo, subliminarmente, quer nos fazer engolir.
ResponderExcluirLulla, pigmeu moral
ResponderExcluirPigmeu moral
O Financial Times, entre outros jornais europeus, faz novo ataque às gafes cometidas, no cenário internacional, pelo presidente Lula, envolvendo os recentes episódios de Cuba e Irã e vaticina que “a política do arco-íris está chegando ao fim e pode minar os planos do Brasil conquistar um assento no Conselho de Segurança da ONU”. Adiante, garante que “as gafes abalaram a imagem encantada do Brasil e seu presidente, transformando um gigante político num pigmeu moral”.
Financial Times: Lula pigmeu moral.
ResponderExcluirPois é um dia isto seria percebido lá fora.
Lula não sabe ficar de bico calado. Fala pelos cotovelos e diz muita bobagem.
O nosso povinho até acha engraçado, mesmo que Lula esteja faltando com o decoro exigido para o cargo, mas lá fora, em algum momento, isto começaria a ser veiculado.
Certamente nesta hora que ele está encerrando seu mandato todos vão lembrar de suas gafes.
Só não sei porque suportaram por tanto tempo este verdadeiro pigmeu moral.
Que belo epitáfio para o fim da Era do Cara:
ResponderExcluir"O gigante político era um anão moral".
E, pior, é a mais pura verdade. E só tá assim por que quis.
Sempre "malandro": não precisou estudar para ser Presidente, gostava dos alagamentos pq não precisava ir trabalhar, queria "levar vantagem" até preso (menino do MEP), destruiu o que pode dos feitos alheios só para favorecer sua ansia de poder.
Merece.