CLIPPING
Meio & Mensagem
Resumo do ex-blog Cesar Maia
1. Caiu 6,9% a circulação somada dos 20 maiores jornais diários brasileiros em 2009. Onze títulos viram seus números encolherem durante 2009. Os dois que mais caíram foram os do Grupo O Dia, do Rio de Janeiro: O Dia (-31,7%) e Meia Hora (-19,8%). Também tiveram quedas Diário de S. Paulo (-18,6%), Jornal da Tarde (-17,6%), Extra (-13,7%), O Estado de S. Paulo (-13,5%), Diário Gaúcho (-12%), O Globo (-8,6%), Folha de S. Paulo (-5%), Super Notícia (-4,5) e Estado de Minas (-2%).
2. A liderança continua com a Folha de S. Paulo (média diária incluindo domingo, de 295 mil exemplares), seguida por Super Notícia (289 mil), O Globo (257 mil) e Extra (248 mil). Em quinto lugar está O Estado de S. Paulo (213 mil), à frente do Meia Hora (186 mil) e dos gaúchos Zero Hora (183 mil), Correio do Povo (155 mil) e Diário Gaúcho (147 mil). O top 10 se completa com o Lance (125 mil).
3. Apenas seis conseguiram melhorar seus desempenhos de acordo com dados do Instituto Verificador de Circulação (IVC). São eles: Daqui (31%), Expresso da Informação (15,7%), Lance (10%), Correio Braziliense (6,7%), Agora São Paulo (4,8%) e Zero Hora (2%). Mantiveram-se estáveis: Correio do Povo, A Tribuna e Valor Econômico, que encerraram o ano passado com circulações bem próximas às do fechamento de 2008.
Diario Gaucho é jornal para quem não tem papel higienico. Zero Hora é um jornaleco de bairro. Totalmente sem credibilidade. Correio do Povo serve para embrulhar peixe. Infelizmente a população não tem acesso a internet e quando tem é para bobagens. O paquistão é aqui...
ResponderExcluirSubscrevo,caro "Anônimo",às 12:27!
ResponderExcluirKIRK
Editor, jornais impressos estão caindo no mundo inteiro.
ResponderExcluirA base de comparação desta pesquisa já era baixa, pois no ano de 2008 a crise fez despencar as tiragem devido os cancelamentos de verbas de publicidade e outras publicidades.
Eles apenas publicam noticias que as pessoas que estão conectadas, que eram os antigos compradores de jornais, já sabem. Ainda compram, mas não mais com o afam de saber as noticias, mas sim de ver comentários e colunistas sobre as noticias do dia anterior.
Tendencia, maquina de escrever e computador. Ou seja, era questão de tempo, mas era fato.
A Zero Hora teve um aumento de tiragem porque a petralhada começou a comprar o Jornal depois que ele se aliou ao eixo do mal.
ResponderExcluirAntes eles só queriam botar fogo, como fizeram com o painel 500 anos.
Concordo com o JVS999. E de repente o povo do lula não está lendo mais jornais, pois dá sono, conforme disse o guru deles.
ResponderExcluirO comentário anterior foi meu.
ResponderExcluirCaro "ganhatudo",às 18:51,subscrevo!!!Os militantes PeTralhas,cujos cérebros funcionam,mal comparando,como esponjas,nutrem seus débeis neurônios com o líquido nauseabundo (jornalecos e mídia) produzido pelo Grupo RBS!!!
ResponderExcluirViva a INTERNET!!!
KIRK
Comprar jornais para ler notícias fabricadas não faz sentido. Os jornais esqueceram de contar a verdade, ou seja, informar o leitor. Se é para passarem somente as mentiras que o governo e outros querem para manobrar a população, ora, me poupe!
ResponderExcluirPosso garantir que muita gente só compra/assina jornais como ZH, CP, DG pelo interesse no caderno de esportes, nem sequer olhando o resto do jornal.
ResponderExcluir