Na área da construção civil, a que mais aquece rapidamente e a que mais demora a sair da crise, já há desabastecimento e alta generalizada de preços. Outras áreas industriais enfrentam problemas iguais.
. É sinal de alerta para os demais setores da economia, também muito aquecidos.
. E é sinal de que os juros não baixarão, até subirão para desaquecer a máquina, afetando os bons resultados esperados para o PIB.
Editor, alta de juros não é solução para o problema de aumento de demanda do país.
ResponderExcluirA abertura da importação sim.
Baixem as tarifas de importação, que ajudaria a pressionar o câmbio para cima, equilibraria a demanda momentanea, simultaneamente criar incentivos para ampliações de parques produtivos.
Como o Editor pode ver, que existem mecanismos mais eficientes e eficazes para gerar controle e equilibrio de demanda.
Mas no Brasil querem sempre o remedio para a febre e nunca aplica o remedio para infecção.
Se subirem os juros vão matar a industria nacional, com o cambio a R$ 1,00, pois, subindo os juros, a diferença do cupom cambial(juros nacional -juros internacional -inflação internacional -inflação nacional -IOF) serão tal altos que vai chover capital de motel, que são emprestimos tomados no USA e aplicados no Brasil.
Os juros nos USA estão em 0,25% ao ano, o nosso é 8,75% ao ano, nossa inflação em 2009 foi de 4,23% e a inflação americana inexistente por ausência de demanda, ou seja o resultado onde estamos seria 8,75% -0,25% -2,00% -4,23% = 2,27%.
Sendo uma taxa de 8X maior que a taxa internacional.
Agora imagina o Editor se ainda subirmos mais essa taxa.
A cada 1% que subirmos, será suficiente para destruirmos a cotação do dolar e abaixando mais ainda nossa competitividade e criação de divisas, empregos e outros beneficios que o superavit comercial trouxe e trás ao país.
Sem falar da explosão da divida interna e a saida dos capitais pelo país piorar a sua relação divida/PIB o que sinaliza diminuição da capacidade de pagamento.
Ou seja, subir juros será uma das maiores burrices praticadas pelo país.
E não me diga que estão cobrando imposto, que cobram 2% e pagam 8,75% a divida publica explode.
ResponderExcluir