![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMxBoazul-Gb_uKTDdLd_iac4qTizMFlmnBed2yaULD54ZIRMtLGqDeZx1eMpBqyE3N1jURe9a211rKuCVW-3sNQbK2K3aWjhyphenhyphengltgIWfPkv9qUlMH7jxXfGJFQSjiMFqL1wO6xARaSCc/s200/gripen-ng.jpg)
Contrariando Lula e Jobim, FAB opta por caças suecos
O caça francês Rafale, da empresa Dassault, ficou em terceiro e último lugar no relatório técnico que o Comando da Aeronáutica entregou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre o projeto FX-2, de renovação da frota da FAB. O Gripen NG, da sueca Saab, ficou em primeiro lugar na avaliação, e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, em segundo. O resultado tende a gerar constrangimentos no governo e mais atrasos para a decisão final sobre o projeto de compra de 36 caças, ao contrapor a avaliação técnica da Aeronáutica pró-suecos à preferência política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da área diplomática pela oferta que foi apresentada pelos franceses. A decisão pró-Rafale chegou a ser anunciada em nota conjunta assinada pelos presidentes Lula e Nicolas Sarkozy, em setembro passado, mas o governo brasileiro recuou depois da repercussão negativa na FAB e entre os concorrentes, já que a avaliação técnica nem sequer havia sido concluída.
Prezado jornalista Polibio Braga,sem dúvida a petralhada perderá milhões de dólares de "BÔNUS" pela decisão técnica da FAB,optando pelo "Gripen NG" sueco.
ResponderExcluirÉ nisso que resulta votar num agitador de portão de fábrica.
Provocará mais um "desconforto" diplomático.
Agora,tardiamente,Sarkosy saberá com quem estava lidando: com um pretencioso, mentiroso e megalomaníaco comunista burro!
Por essa,o lulla-vampiro não contava.Já estava até contabilizado pelo Delúbio,obviamente.
Mas quem disse que em uma ditadura um relatorio tecnico vale mais que os interesses do imperador?
ResponderExcluirO nome do relatório é "Relatório Técnico do Comando da Aeronáutica".
ResponderExcluirÉ para decidir sobre aviões.
Precisa dizer mais?
Só no Brasil.
Lembra o general Augusto Heleno quando perguntado sobre o FX-2 devolveu: Não comento. Não é minha área e tenho juízo.