A lista tem como critério o investimento publicitário das agências (compra de mídia para os anunciantes).
. Os dados do Ibope Monitor são referentes a dezembro de 2009.
. Veja abaixo as dez maiores agências do país, no final de 2009, e seus respectivos investimentos publicitários e alguns dos principais clientes (vale observar que os valores não consideram os descontos que os veículos fazem, muitas vezes bastante generosos):
1. Y&R (R$ 4,858 bilhões) – Casas Bahia, TAM, Nova Schin;
2. Almap (R$ 1,825 bilhão) – Volkswagen, Havaianas, Gol Linhas Aéreas, Pepsi, Antarctica;
3. JWT (R$ 1,548 bilhão) – Coca-Cola, Ford, Unilever, Nestlé, Johnson & Johnson;
4. Ogilvy & Mather (R$ 1,534 bilhão) - Claro, Dove, IBM, Editora Abril;
5. Borghierh Lowe (R$ 1,485 bilhão) – Brasil Foods, Caixa, Johnson & Johnson, Rexona, Unilever;
6. DM9 (1,411 bilhão) – Brastemp, Cônsul, C&A, Amanco, Bohemia;
7. Neogama (R$ 1,358 bilhão) – Bradesco, TIM, Becel, OMO, Renault;
8. África (R$ 1,296 bilhão) – Brahma, Itaú, Mitsubishi, Vivo, Procter & Gamble;
9. Fischer+Fala (R$ 1,151 bilhão) - Kaiser, Honda, Ponto Frio, Caixa;
10. Giovanni (R$ 1,115 bilhão) – Sky, Fiat, Pão de Açúcar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.