Ultrapassando limites.

No dia 26 de dezembro de 1963, o então deputado Leonel Brizola avistou no balcão da Varig, aeroporto do Galeão, o jornalista David Nasser, e acertou-o com um soco na cara. É que Nasser acabara de escrever um artigo intitulado “Resposta a um Pulha”.

. ”Prepara-te para apanhar”, avisou Brizola ao se aproximar. David Nasser recebeu o primeiro soco no ouvido e depois um murro no queixo que o derrubou.

. A governadora Yeda Crusius e os deputados estaduais que a deputada Luciana Genro acusou de “vendidos”, não precisam, chegar a tanto contra a deputada do PSOL, mas não há dúvida que ela usa as palavras do mesmo modo insultante com que escrevia Nasser, buscando igual resposta.

. Quem tiver dúvidas sobre isto, deve acompanhar a reprodução livre da entrevista que a deputada do PSOL concedeu nesta segunda-feira de manhã ao jornalista André Machado, da Rádio Gaúcha (mais tarde, ela voltou a insultar Yeda e os deputados da Assembléia no programa Espaço Aberto, da Rádio Gaúcha):

Machado - Que lugar merece Yeda ?
Luciana - A cadeia.
Machado - ..... e o Collor de Mello ?
Luciana - A cadeia.
Machado – Por que os deputados estaduais não aprovam a CPI contra Yeda ?
Luciana – Os deputados se venderam.
Machado - .... e o seu pai, o ministro Tarso Genro ?
Luciana - Ele não tem nada com isto.

. O editor nunca ouviu nada semelhante, sequer quando ouvia Nina Gualdi recitar suas histéricas poesias sob as escadarias internas do Presídio Madre Pelletier. Na semana passada, o deputado Azeredo e o advogado Adão Paiani, transformaram o espaço público gaúcho num galinheiro de fundo de quintal, mas este caso de Luciana Genro afronta as mais caras tradições de embate político civilizado no RS. A deputada, que é de um Partido que prega a destruição das instituições republicanas brasileiras, presta um bom serviço para a vanguarda do atraso do RS.

. A governadora Yeda Crusius e os deputados da Assembléia do RS deixarão por isto mesmo ?

CLIQUE AQUI para ouvir a íntegra da entrevista de Luciana a Machado.

Saiba por que a mídia valoriza Lair Ferst

É deprimente que um jornal com a tradição de Zero Hora seja obrigada a fustigar o editor desta página, embora sem nominá-lo pessoalmente, uma velha e bolerenta tática para desqualificar o interlocutor. Bozó já fazia isto. O editor refere-se à Carta ao Leitor de domingo. ZH reclama do fato deste editor tê-la incluído no Eixo do Mal. Mais deprimente ainda é a Carta ao Leitor chamar o testemunho de Roberto Robaina, presidente gaúcho do PSOL, para demonstrar o tamanho da imparcialidade do jornal. Nem mesmo um clube de futebol de várzea invocaria testemunha tão se importância.

. O jornal da RBS não tinha contraponto no RS e agora tem. A Internet, como já ficou provado em outros episódios, desestabiliza gigantes com pés de barro.

. A edição de domingo de ZH também ofereceu outros insossos pratos, mas o principal deles foi a nova tentativa de erigir o lobista Lair Ferst como o condestável da campanha e do governo Yeda Crusius. É a segunda vez que o jornal faz isto. A primeira reportagem de ZH intitulou-se “O Fator Lair Ferst”. A de domingo fez juz à foto de Jefferson Botega: “As denúncias de Lair. Um personagem em luz e sombra”. Outras duas fotos ilustram a matéria, ambas com Yeda em primeiro plano, tendo o “importante coordenador da campanha” como papagaio de pirata, puleiro onde se instalam aventureiros de todos os matizes – em qualquer campanha.

. A idéia é encorpar Lair Ferst. O Eixo do Mal não é bobo. Sabe que encorpando Lair, suas denúncias vazias engordarão o movimento macartista contra Yeda, cujo objetivo é rifá-la do debate sucessório, sangrá-la e, se possível, destruí-la e ao PSDB. Não se trata de uma campanha negativa, mas destrutiva.

. Até o motorista mais humilde da campanha de Yeda, aquele que ZH buscou e não encontrou, sabe que Lair Ferst foi mero valete de Marcelo Cavalcante na campanha. É que de Yeda para baixo, todos possuíam cópias dos imensos dossiês montados pela Pensant contra Lair Ferst e sua imensa família.

. A reportagem de ZH sobre Lair é o legítimo samba do crioulo doido. Está mais para The Sun do que para The New York Times. Zero Hoera é capaz de produzir coisa bem melhor do que isto.

W. Torre conclui dique seco, mas não fala sobre mega-estaleiro.

Quando falou que o mega-estaleiro da W. Torre gorou no RS, o editor não se referia ao dique seco.

. O caso era do estaleiro Atlântico Sul, que ficaria numa área lindeira ao dique seco. A área é da W. Torre e até onde se sabe ela não desistiu de instalar ali um estaleiro, embora ninguém tenha notícias sobre as negociações que fez para buscar associados no exterior.

. A data de inauguração do dique seco sairá a qualquer momento.

. Num dos decks do dique seco a Queiroz Galvão montará a plataforma oceânica P55.

Universal Leaf Tacos muda CEO para América do Sul

Airton Hentschke é o novo presidente e CEO para a América do Sul da Universal Leaf Tabacos, que tem sede em Santa Cruz do Sul, RS.

. O ex-presidente e CEO, Robert Earl Jones, permaneceu 19 anos no grupo. Ao sair, foi promovido a presidente emérito, com direito a mandato até outubro. A homenagem foi pública.

Crusius leva Pedro Ruas ao banco dos réus no dia 11 de agosto

Foi agendada para o dia 11 de agosto a audiência na qual o vereador Pedro Ruas, do PSOL, sentará no banco dos réus. O advogado César Bittencourt acusa.

. Processa-o o marido da governadora Yeda Crusius, Carlos Crusius.

. Ruas sentará pelo menos mais duas vezes no banco dos réus, já que também ajuizaram ações o ex-secretário Aod Cunha e o empresário Humberto Busnello.

- O que se espera é que no caso de Crusius, Ruas disponha-se a invocar a ferramenta da “exceção de verdade”, já que suas defesas prévias nos casos Aod e Busnello limitaram-se a não responder nada, invocando sua pretensa “imunidade parlamentar”. Ruas desperdiça as oportunidades de mostrar as provas que diz existirem contra todos.

4 mil prefeitos protestarão nesta quarta em Brasília

Pelo menos 4 mil prefeitos participarão nesta quarta-feira da XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

. Desta vez Lula e Dilma não vão tirar fotos de campanha com os prefeitos. É que Lula e Dilma não cumpriram as promessas que fizeram no evento anterior.

Pesquisa dirá se é viável candidato único de PP, PDT, PTB, PCdoB, PSB e PPS

Sairá pelo Instituto Milton Campos, do PP, a pesquisa que PP, PDT, PTB, PC do B, PSB e PPS farão para saber se o povo quer nova via para o governo do RS.

. É coisa pra já.

Yeda brindará com Lula, quarta, mega-investimento da GM no RS

Yeda, nesta quarta-feira, estará com Lula no Palácio do Planalto com a direção da GM. As 10h30m, a direção da GM anunciará investimentos de R$ 2 bilhões no RS.

Iesa já chega para trabalhar no estaleiro da Wilson, Sons

A Iesa, do Rio, já começou a ocupar 480 mil m2 de área junto ao estaleiro Rio Grande, de Rio Grande, RS, que montará plataformas para a Petrobrás. O estaleiro Rio Grande da Wilson, Sons.

. A Iesa é uma poderosa empresa nacional. Ela é especializada em construção naval. Em seguida a Iesa começará a construção de um grande cais para suas montagens.

Saiba o que há por trás das negociações entre Aracruz, VCP e Stora Enso

Aracruz e Stora Enso negam abertamente os rumores de que o grupo sueco-finlandês teria comprado a fábrica de Guaíba, RS.
. O mercado sabe que ocorreram negociações entre a VCP e a Stora Enso.
. A VCP é agora dona da própria VCP (Votorantim Celulose e Papel) e Aracruz.
. Saiba o que cada grupo possui no RS:
1) Aracruz já tem áreas enormes de florestameanto e a fábrica de Guaíba.
2) VCP e a Stora Enso possuem apenas áreas enormes de florestamento.
. As três paralisaram seus projetos de ampliação e novas fábricas, cada uma com investimentos previstos de US$ 1,2 bilhão (mais do que a GM anunciará de investimentos nesta quarta-feira). É natural que deste conjunto de interesses no RS ocorra alguma novidade.
- Carlos Aguiar, presidente da Aracruz, será o presidente do Conselho de Administração da nova VCP.

Governo Lula viola a Constituição ao se meter nos assuntos federados do RS

O governo Lula falta com o respeito com os gaúchos e viola a Constituição ao se imiscuir nos assuntos federados do RS.

É inteligente a estratégia de Yeda em carimbar Tarso como o chefe do Eixo do Mal

Ao chamar o ministro Tarso Genro para o duelo político, a governadora Yeda Crusius cumpre duas táticas diferentes dentro da mesma estratégia armada para dar combate ao eixo do mal:

1) Polariza o debate eleitoral com Tarso Genro, já que o PT tenta elimina-la do confronto para estabelecer o contraditório apenas entre Tarso x Rigotto ou Fogaça, seja quem for o candidato do PMDB.

2) Sintetiza e materializa o eixo do mal num só personagem, o capo di tutti capi do episódio, o ministro de Lula, em vez de terçar armas ao mesmo tempo com Feijó, Luciana, Ruas, Lair, Magda, Azeredo, Paiani e Zero Hora.

. Yeda vinha usando panos quentes com Tarso Genro para preservar as relações institucionais com o governo Lula, mas o governo Lula também se colocou a serviço do PT no RS, hostilizando abertamente o Piratini, como revelaram os episódios da Bom Jesus e do Duplica RS.

Marfrig arrenda frigorífico no RS

O frigorífico Marfrig firmou hoje um protocolo de intenção visando ao arrendamento de uma unidade frigorífica na região de Pelotas, Rio Grande do Sul, com capacidade de abate de 400 cabeças de gado por dia. Segundo o jornal Valor, o contrato foi assinado com a empresa Extremo Sul e a unidade a ser arrendada possui habilitações para exportação à União Europeia, Rússia e Chile e está localizada a 51 km do Porto de Rio Grande.

Bispos reconhecem normalidade institucional em Honduras

A Conferência Episcopal Hondurenha divulgou um comunicado em que reconhece a normalidade institucional em Honduras e a vigência do estado de direito. A entidade nega ainda que tenha havido um golpe no país.

. “A primeira constatação dos bispos é que a institucionalidade está vigente na nação. E a atuação de cada uma dessas instituições, em matéria jurídica e legal, está de acordo com o estado de direito. Não há a aplicação de disposições legais contraditórias, imprecisas ou sectárias.” Os bispos observam ainda que, “na prática, existiu complementaridade na atuação dos entes do estado hondurenho, o que resultou num ato de sucessão presidencial”.

. Entenderam? Os bispos estão negando que tenha havido um golpe e evocam o artigo 239 da Constituição hondurenha, para o qual chamei a atenção aqui desde o primeiro dia, que deixa claro que perde automaticamente o mandato quem investe em aventura continuísta.

Bovespa em alta de 0,28%; dólar é vendido a R$ 2

A Bovespa opera de forma instável nesta segunda-feira. Depois de abrir em alta e registrar queda de quase 2%, o índice Ibovespa - referência para o mercado brasileiro - tinha alta de 0,28% às 12h54, aos 49.358 pontos.

. Já o dólar oscila entre os terrenos positivo e negativo desde o início da manhã. Entretanto, no começo da tarde, a moeda americana voltava a operar abaixo da cotação de R$ 2.

Sarney determina a anulação de 633 atos secretos do Senado

Acatando recomendação do Ministério Público Federal e da comissão de sindicância que investigou a existência de atos secretos no Senado, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), anunciou nesta segunda-feira a anulação de todos os 663 atos administrativos não publicados durante os 14 anos de gestão do ex-diretor-geral Agaciel Maia.

. A medida, adotada por meio do ato 294, ainda delega à Diretoria Geral do Senado a missão de apresentar, num prazo de 30 dias, um relatório "contendo as providências adotadas" com o objetivo de anular os atos secretos. As verbas que por ventura foram gastas por meio de atos secretos também deverão ser devolvidas aos cofres do Senado.

Cantiga para adoçar a boca da deputada Luciana Genro

Cantiga para ninar Luciana

A dica de música que vai abaixo é para adoçar a boca da deputada Luciana Genro, que abriu a semana, esta manhã, na Rádio Gaúcha, produzindo este edificante diálogo com o comunicador André Machado:

Machado - Que lugar merece Yeda ?
Luciana - A cadeia.
Machado (pergunta que poderia ter feito) - E o Collor de Mello ?
Luciana (declaração avulsa, verdadeiras) - A cadeia.
Machado (pergunta que poderia ter feito) - E o seu pai, o ministro Tarso Genro ?
Luciana (declaração verdadeira, em comentário sobre uma conspiração familiar contra Yeda) - Ele não tem nada com isto.

. O editor está apenas fazendo bom humor, porque conhece a deputada e sabe das suas reações. Na quinta-feira, ela reuniu jornalistas na Câmara dos Deputados e comentou com elegância a carraspana que lhe aplicou o líder do PSOL, Ivan Valente:

- Da próxima vez vou dar porrada nele.

Os componentes deste magnifico coral (BR6 e Perpetuum Jazzile) são eslovenos - da República da Eslovênia. Cantam a Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, num português onde dificilmente se nota algum sotaque. É algo inusitado.
Clique no link abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=jmttwEHdfB0

Ao apoiar Sarney, o PT passa a cúmplice do atraso.

A aliança do Sr. José Ribamar Ferreira de Araújo Costa com o Sr. Luiz Inácio da Silva não é de hoje. CLIQUE em cima, veja e ouça:

http://www.youtube.com/watch?v=0tSqvLnjQEM&feature=related

Depois de vere e ouvir, conclua e chegue à mesma conclusão do editor e do autor da frase a seguir:

"O PT fechou enfim um círculo: passa de suposta vanguarda das massas a cúmplice do atraso". (Clovis Rossi).

Obama e o autógrafo de Lula

Charge do dia

Lula deu para Obama camisa autografada da Seleção Brasileira.

Uso de cartões avança, e emissão de cheques despenca

A forma como o brasileiro paga suas contas está mudando: desde 2000, o número de cheques compensados no país caiu à metade, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

. Naquele ano, 2,63 bilhões de cheques foram compensados no mercado interbancário (cheques emitidos por um banco e apresentados a outro). No ano passado, esse número caiu para 1,39 bilhão.


. Mais sujeitos a fraudes, os cheques perderam espaço para os cartões de crédito e débito e para as transações eletrônicas. De 2000 a 2008, o número de operações com os dois tipos de cartão cresceu mais de cinco vezes, de 800 milhões para 4,3 bilhões anuais.

Lula reúne ministros e pedirá apoio a Sarney

Depois de mais duas longas viagens internacionais - Líbia, depois França e Itália - o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agendou para hoje, a partir das 9 horas, na Granja do Torto, a segunda reunião ministerial do ano.

. Na pauta, oficialmente, quatro assuntos: a crise política do Senado e do seu presidente, José Sarney (PMDB-AP); a crise econômica e o efeito das medidas adotadas; o marco regulatório do pré-sal; e o pedido para que os ministros comecem a fazer um levantamento organizado sobre as realizações do governo.

Governo Lula abre os cofres para o MST

Apesar das consecutivas quedas na arrecadação de impostos pela União em função da crise financeira global, o governo não fechou os cofres este ano para entidades ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

. Dados do Portal da Transparência pesquisados pelo Correio apontam elevação de quase 20% no volume de repasses federais para essas instituições. De janeiro a junho, as transferências somaram R$ 4,76 milhões, contra R$ 3,99 milhões no mesmo período de 2008.

. Segundo o jornal Correio Braziliense, a maior parte foi por meio de convênios com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os registros indicam migração dos recursos para instituições menos conhecidas. Prova disso é que a Associação Nacional de Cooperação Agrícola (Anca), braço jurídico famoso do movimento, não teve um centavo liberado. A entidade, que já foi uma das campeãs de convênios no início do governo Lula, perdeu terreno desde que teve os bens bloqueados, após suspeitas de irregularidades.

. A Cooperativa dos Trabalhadores da Reforma Agrária de Santa Catarina foi quem mais arrecadou dinheiro na Esplanada este ano: R$ 1,17 milhão, em três repasses. A descrição do que deve ser feito com as verbas é vaga.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/