1) bater antes e conversar depois.
2) bater preferencialmente nos pobres e nos negros.
. O comandante da Brigada, João Carlos Trindade, considerou inapropriados os termos usados por Lula, repetidos pelo ministro Tarso Genro, dono do evento da tarde no bairro Bom Jesus, onde lançou o módulo local do programa Território de Paz, que pretende substituir a violência pela educação no relacionamento entre policiais e moradores da periferia. Como Lula e Tars apenas critcaram a violência policial, certamente não se referiam à violência do bandidos, fazendo crer que só existea violeniada Brigada e da Polícia Civil, o que é inapropriado, injusto, covarde, demagógico e mentiroso. O programa contará com verbas federais, mas ele não tem nem de longe qualquer possibilidade de êxito se não contar com o apoio da Polícia Civil e da Brigada, justamente as duas instituições selvagemente atacadas por Lula e Tarso, que parecem desconhecer completamente o modo exemplar de ação de Polícia e Brigada no Estado.
. O presidente Lula e o ministro da Justiça em momento algum referiram-se aos traficantes que dominam franjas enormes da vila Bom Jesus, como também não mostraram compaixão pelas vítimas da violência dos habitantes do futuro Território da Paz.
Yeda Crusius nem sequer foi ao evento eleitoreiro da vila Bom Jesus.- Os discursos populistas, demagógicos e espertos de Lula e Tarso conformam-se com o comportamento histórico do PT do RS, que mantém sustentado enfrentamento com Brigada e Polícia Civil. No governo Olívio Dutra, o PT transformou a casa do comandante da Brigada Militar em extensão do Presídio Madre Peletier. Até as janelas do quarto onde morava o comandante com a mulher foram transformados em cabides para a exposição de calcinhas lavadas das empresas. Olívio Dutra também mandou fechar o Colégio Tiradentes, um dos melhores do Estado, além de acabar com o QG central da Brigada. Os atos autoritários, populitas, demagógicos e ressentidos do governo do PT, foram todos revogados pelo governador Germano Rigotto.