Por que corrupção não dá cadeia no Brasil?

Clipping - jornal O Globo - 6 de Dezembro de 2009


Por que corrupção não dá cadeia no Brasil?

De escândalo em escândalo, o Brasil se acostumou a ver dinheiro em malas, meias e cuecas - como nos recentes mensalões do PT e do DEM. Mas a marca dos escãndalos brasileiros é a impunidade: levantamento da Associação de Magistrados Brasileiros revela que, das ações contra autoridades no Superior Tribunal de Justiça (STJ), 40% prescrevem ou caem no limbo do Judiciário. NO STF, o percentual é de 45%. As condenações de autoridades são apenas 1% no STJ - muitas convertidas em penas pecuniárias irrisórias - e inexistem no STF. Desde que foi criada há 17 anos, a Lei de Improbidade Administrativa condenou 1.605 pessoas. Para juízes, cientistas políticos, psicólogos e procuradores ouvidos pelo GLOBO, punir corruptos é o caminho para concluir a democratização brasileira, que trouxe o aumento da Fiscalização da gestão pública. "Mas não conseguimos consumar a punição, ponta final do processo. O percurso precisa ser fechado urgentemente", alerta a cientista política Rita Biason. Com partidos minados por denúncias de corrupção, falta porta-voz para a bandeira da ética. "É grave, porque pode dar condições para candidatos identificados com o 'rouba, mas faz' ganharem espaço", avalia o cientista político Leonardo Barreto. (Imagem - www.sponholz.arq.br)

7 comentários:

  1. é simples porque esse é o país da impunidade: o congresso é formado por bandidos...que não só se auto-protegem, ms também traficantes, criminosos hediondos, etc. além disso, temos uma magistratura amedrontada, que não tem a minima coragem de mudar, pela jurisprudência, esse estado lamentável de coisas...

    ResponderExcluir
  2. E o uso político da PF pode?
    A impunidade no Brasil não se limita aos casos de corrupção. Ela vale desde o ladrão de galinha até o empresário de colarinho branco. Como tenho insistido, os operadores do direito no Brasil vivem no mundo da fantasia, a impunidade é a responsável pelo crack, sequestro relampago, acidentes de transito, narcotráfico, etc.

    ResponderExcluir
  3. FREUD JÁ EXPLICAVA,ONIX!

    ME LEMBRO DO ONIX,FALANDO "INDIGNADO" CONTRA AS FALCATRUAS DOS OUTROS,COMO SE O SEU PARTIDO FOSSE DE ANJOS...É DECEPCIONANTE,SE JUNTA COM O FEIJÓ PARA CALUNIAR YEDA; ACUSAM OS OUTROS DAQUILO QUE SÃO.

    FREUD JÁ EXPLICAVA...

    FREUD JÁ EXPLICAVA...

    AINDA BEM QUE A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS.

    ResponderExcluir
  4. Lá por 1996/97, numa reunião de um grupo espírita, em que havia um casal de professores - petralhas como todo pt não respeitam nem uma reunião de Doutrina Espírita, faziam desacarada propaganda política - eu disse que o PT no dia que fosse governo ROUBARIA IGUAL OU MTO MAIS DO QUE OS OUTROS PARTIDOS, o gov.Lulla é a prova de que eu estava certo. Digo mais, nem um partido é honesto, mas sim um outro político podemos dizer que é honesto.

    ResponderExcluir
  5. Já era. Tá tudo dominado.
    Este cientista politico tá dando uma de Alice no País das Maravilhas.

    O Rouba mas faz, é o melhor que podemos ter, um dia, se tudo correr bem.

    Temos o rouba e não faz.
    Temos o rouba e destroi.
    Temos o rouba e volta para roubar mais...

    ... e assim por diante.

    A REALIDADE É DURA !!!!

    ResponderExcluir
  6. Já era. Tá tudo dominado.
    Este cientista politico tá dando uma de Alice no País das Maravilhas.

    O Rouba mas faz, é o melhor que podemos ter, um dia, se tudo correr bem.

    Temos o rouba e não faz.
    Temos o rouba e destroi.
    Temos o rouba e volta para roubar mais...

    ... e assim por diante.

    A REALIDADE É DURA !!!!

    ResponderExcluir
  7. A resposta é simples, elementar, meu caro Watson - é que lobo não come lobo! Os lobos vivem em grupos organizados hierarquicamente (matilhas), e tomaram conta dos poderes estatais - do executivo, do judiciário e do legislativo.
    Dr. Alienista
    froid666@hotmail.com

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/