Regras estatizantes para pré-sal assustam mercado

O lançamento das novas regras para a exploração do pré-sal foi marcado por um tom nacionalista. Depois de 14 anos da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que quebrou o monopólio do petróleo, o Brasil entrou ontem num novo ciclo de investimento estatal. Nos projetos de lei enviados ao Congresso, o governo cria a PetroSal, empresa que terá o papel de fiscalizar e ditar o ritmo de produção e exploração das reservas.

. A Petrobras, que no regime atual de concessão disputa os leilões como qualquer outra empresa, passaria a ser operadora de todos os campos e teria 30% de todos os blocos. A concepção estatizante e as dúvidas em relação à capitalização da Petrobras (que pode receber US$ 50 bilhões) deixaram o mercado apreensivo. Empresários disseram que podem reduzir investimentos. Em Nova York e em São Paulo, os papéis da empresa caíram 4,4%.

. No circo montado por Lula, para 3 mil convidados, metade dos pretendidos, e 16 de 27 governadores, o presidente comandou uma festa de cunho nacionalista, procurando colar na ministra-candidata Dilma, a imagem da "mulher que faz" - nao se sabe o que. Coincidentemente, também lançou o Blog do Planalto, em que os internautas ainda não podem fazer comentários. Ontem, só fez propaganda do pré-sal.

4 comentários:

  1. O meu caminhão é mais bonito do que o teu... Arno Edgar Kaplan

    ResponderExcluir
  2. Lulla, o Exterminador do Futuro

    Já que todos os “pobremas” do presente (Educação, Saúde, Moradia, Segurança Pública, Previdência Social, etc) foram resolvidos, o Super-Lulla prepara-se agora para resolver os “pobremas” do futuro. Ontem Lulla lançou a Petro-Çal, empresa destinada à fabricação de dívidas, desde agora, e à exploração de petróleo, a partir de 2025. Outra grande empresa será lançada nos próximos dias. Seus estatutos estão sendo finalizados por técnicos do Ministério da Propaganda Petista (Das Analfenpropagandaminister de Herr Goebbels Martins). Será a Robôbrás ( não confundir com a Roubobrás...), empresa destinada ao desenvolvimento e fabricação de robôs, que serão de suma importância estratégia lá pelos idos de 2050.....Especialistas em Roubotica é o que não falta aos quadros do PT....Lulla quer ser conhecido, no futuro, como o “Phodedor do presente e o Exterminador do Futuro”. Lulla quer gastar já, desde os impostos arrecadados hoje até os impostos que serão arrecadados até 2025!!!Lembram-se do Malluf, que inventou os precatórios para poder gastar por conta de impostos que seriam arrecadados no futuro?? A Petro-Çal , a Robôbrás e tantas outras que serão criadas pelos luminares petelhos, são os precatórios do Lulla.

    Adonias Mangueira Fernandes
    São Paulo

    ResponderExcluir
  3. Ao menos o nome do novo lixo estatal ficou bom: PetroSal, bem parecido com o que ela é verdadeiramente, um Petrossauro...

    ResponderExcluir
  4. Gostei foi do comentário: "presente de Deus", e juro que vi um sorrisinho irônico no rosto do comentarista da BBC na hora do: blessing of God
    L.F

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/