Foi rápida e dolorida a manifestação que os ex-trabalhadores da Varig e os aposentados do Aerus promoveram esta semana na frente das representações carioca da Procuradoria e da Advocacia Geral da União. A notícia foi enviada pelos trabalhadores para o editor.
. As 11 faixas exigiram rapidez na formalização do acordo entre Varig, Aerus e governo.
- É do governo que vem a derradeira esperança dos 20 mil ex-funcionários e aposentados da Varig. Em março deste ano, quando o último recurso contra uma decisão judicial que deu ganho de causa à velha Varig numa ação bilionária contra a União já estava na pauta de votação do Supremo, o ministro da AGU, José Antonio Dias Toffoli, chamou a Varig (Flex) e o fundo de pensão Aerus para um acordo. A votação no Supremo foi adiada e foi criado um grupo de trabalho, sob a coordenação da AGU e com a participação dos ministérios da Fazenda, Previdência, Casa Civil, entre outros. A AGU estabeleceu prazo de 60 dias para a conclusão dos trabalhos, prazo prorrogado na semana passada por mais 60 dias. A velha Varig cobra da União o ressarcimento por perdas geradas na época do congelamento de tarifas, uma conta estimada em mais de R$ 3,5 bilhões. Como a Varig deve R$ 4,2 bilhões para o Aerus e o fundo possui essa ação como garantia de dívidas, o eventual encontro de contas deverá equacionar primeiro a dívida do fundo para depois, se sobrar recursos, contemplar os demais credores.
Lula quebrou a Varig para ajudar seu amigo Constantino da Gol e o Primeiro Ministro José Dirceu que tem um dedinho na TAM. A CUT não vai promover panelaços em apoio aos trabalhadores da Varig?
ResponderExcluirLá vamos nós, os idiotas contribuintes, pagar a conta de mais uma festança da VARIG... Aquela mesmo que nos roubou durante décadas com seus preços escorchantes graças a um monopólio privado instituído pelos militares. A VARIG dizia o preço da passagem e ninguém podia cobrar menos, e assim, uma viagem ida e volta para São Paulo custava MIL DÓLARES! Quantos desses pseudo-coitados ex-funcionários da VARIG juntaram verdadeiras fortunas às custas dos pobres passageiros, e agora que estão tendo o que merecem, querem de novo uma boquinha para voltar à farra. E tem idiotas que serão outra vez esbulhados e ainda acham certo... Essa ação da VARIG é uma piada: reclamam de um congelamento (congelaram o monopólio mantendo o preço nas alturas, um absurdo contra os passageiros!) mas não reclamam do mesmo monopólio para devolver o dinheiro que nos roubaram. Nada aconteceu de melhor no Brasil que a falência da tal VARIG. Foi tarde, muito tarde mesmo.
ResponderExcluir