ENTREVISTA
Plástico verde viabiliza cana-de-açúcar e álcool do RS
Marcelo Lima, vice Presidente de Relações Institucionais da Braskem
Quanto de álcool precisará por ano a nova planta de plástico verde da Braskem em Triunfo, RS ?
450 milhões de litros.
Que tamanho é este ?
Somando-se aos 150 milhões de litros que já consumimos na nossa planta de ETBE, eu diria que é o equivalente ao que consomem todos os carros movidos a álcool no RS.
O RS não produz este álcool ?
Não. Ele virá todo de fora, sobretudo através de navios que aportarão no nosso terminal de Triunfo.
Os gaúchos poderão disputar o fornecimento desse insumo ?
Com o novo zoneamento agrícola, caberá aos gaúchos plantar cana-de-açúcar, implantar usinas de álcool e atender as nossas necessidades. É uma tremenda oportunidade para a economia do Estado.
Com esta oportunidade, o que o Governo fará para incentivar fornecedores e plantadores de cana de açúcar no RS?
ResponderExcluirA grande vantagem da cana de açucar é que apesar de precisar chuva que nem as outras culturas, não precisa de chuva no dia certo. O RS não é e hoje que "chove mal"
ResponderExcluirVeja os paulistas, preferem culturas que "esperam" pela chuva como os citrus, o café, a cana, mandioca, a seringueira, o eucalipto, fruticultura em geral e pastagens.
Além disto são contumazes usuários de adubo 04-14-08 que contém bastante gesso e ajuda apofundar as raizes das plantas que então, resistem mais tempo à uma estiagem. Além disto tem gesso agricola a vontade em Cubatão e na vizinha UBeraba.
Quemsabe com a Can os gauchos aprendem estas coisas também e saem do dubo 04-30-16 ou 05-25-15 e similares que quase não contém gesso!
Att, telmoheinen@yahoo.com.br