Assim que a aeronave presidencial aterrissar hoje em Buenos Aires, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva superará a marca de Fernando Henrique Cardoso no número de dias com agenda no exterior, restando ainda 20 meses para o término do mandato.
. Com a visita de hoje e amanhã à Argentina, Lula atingirá 348 dias no exterior, o que representa 15% do governo. Em oito anos, entre 1995 e 2002, o tucano passou 347 dias em viagens internacionais. Esses 347 dias de Fernando Henrique, que repassou a Lula a fama de caixeiro-viajante, representam 11,8% do mandato.
. Crítico dos deslocamentos de seu antecessor, Lula já havia ultrapassado FHC no número de nações visitadas. A marca do tucano, de 115 visitas internacionais, foi batida pelo petista em junho de 2007. Hoje, na Argentina, Lula acumulará 183 visitas ao exterior, incluindo as repetições. Nos Estados Unidos, por exemplo, o petista já esteve dez vezes desde 2003.
O que dizem os petistas engraçadinhos que inventaram o apelido de Presidente Viajando Henrique Cardoso?
ResponderExcluirOs petistas, não sei. Mas o que digo é que FHC não é e nem nunca foi, "o cara". E quem diz isso, não sou eu. É o líder na nação-mor do neoliberalismo falido. Ou, usando o jargão do próprio Lulam, "nunca antes, na história deste país" tivemos um presidente tão influente no cenário socio-economico mundial. Ou vai querer mesmo comparar com o Viajando Henrique Cardoso - que ia pra França mostrar o quanto o seu francês era bom (e sua capacidade de articulação política ruim)? Aliás, tinha que mudar o apelido... agora não é mais FHC... é THC!
ResponderExcluirDiríamos, não dizemos.
ResponderExcluirCitamos a última NewsWeek que aclama Lula como forjador de uma nova potência que se afirma com o comércio e a diplomacia e não com as armas.
Essas viagens produzem resultados.
Tá respondido ?