- Maragato – O termo surgiu no RS quando Gaspar Silveira Martins invadiu o RS e tocou a Revolução Federalista de 1893. A região uruguaia de onde veio, era de gente procedente de Maragateria, Espanha. Daí o nome. Os maragatos usavam lenço vermelho.
- Ximango – Foi como os maragatos chamaram os seguidores de Borges de Medeiros, do PRR. Ximango é uma ave de rapina. O lenço branco caracterizou os ximangos. Da época é a obra Antonio Ximango, de Ramiro Barcelos (Amaro Juvenal), que ofende gravemente o chefe do PRR e governador Antonio Borges de Medeiros.
. Na inauguração da planta industrial de plástico verde da Braskem, a ministra Dilma Roussef olhou para o lenço branco que envolvia o pescoço da governadora Yeda Crusius e brincou: “Aaah ! Então és ximanga !”. A resposta foi imediata: “Aaah ! Então és maragata !”.
Ora, nem Yeda e tampouco Dilma são maragatas. Ambas são ximangas. O PDT e o PT, da mesma forma que o PSDB, são herdeiros diretos e indiretos dos positivistas comtianos castilhistas e dos espertos ximangos borgistas do PRR. Nada mais diferente de um maragato do que Dilma e Yeda.
. Raul Pilla se revirou no túmulo quando soube da conversa no Pólo de Triunfo.
CLIQUE AQUI e saiba mais sobre maragatos e ximangos.
Como social-democrata que é a governadora seria maragato tanto em 1893 como em 1923. Mas hoje as cores dela são a do Rio Grande do Sul, a exemplo de figuras como a própria Dilma, o Falcão, o Xico Stockinger, etc.
ResponderExcluirPara não deixar a yeda 'do lado' da ximangada (chimangos sem bandeira) tem gente que força a 'barra' e a História para incluir Dilma nessa cambada... Ela é MARAGATA! Maragata.
ResponderExcluir