Governo Lula transferiu menos R$ 160 mi para o RS no primeiro trimestre

Além da diminuição da receita por força das medidas anticíclicas que vem anunciando, como também por força da entrada em vigor da segunda tranche do Simples Gaúcho (nesta quarta-feira), o governo estadual perdeu formidáveis somas de recursos federais desde o início do ano.

. As transferências foram afetadas pela diminuição da arrecadação federal e de favores tributários concedidos a ramos como automobilístico e da construção civil.

. Sobre cada centavo arrecadado de impostos federais, 25% cabem aos Estados. Isto quer dizer que quando Lula aprova renúncias fiscais, faz isto, também, com o dinheiro dos Estados e Municípios.

- Neste trimestre, o governo gaúcho perdeu R$ 160 milhões de transferências federais.

Um comentário:

  1. Para acabar com o triste espetáculo da manipulação e “passeio” de tributos (via fundos de participação) é necessário criar um sistema simplificado de tributação que valorize municípios e estados, ancorado nos seguintes elementos centrais:

    1. Sistema baseado em dois tipos de tributos, incidentes sobre:
    a) transações (geração e circulação de riquezas)
    b) acumulação de bens (riquezas)

    2. Repartição instantânea da arrecadação:
    a) ⅓ para município gerador da receita
    b) ⅓ para Estado gerador da receita
    c) ⅓ para União

    3. Momento da partilha dos tributos arrecadados:
    a) no recolhimento em agência bancária com crédito imediato e direto em conta “nacional de arrecadação” de União, Estado e município gerador do tributo.

    4. Características principais: simplificação, operação e controle

    5. Benefícios imediatos:
    a) novo pacto federativo
    b) valorização dos municípios
    c) autonomia administrativa das unidades políticas
    d) fim da peregrinação às capitais estaduais e Brasília para “esmolar” recursos de projetos locais de Estados e municípios
    e) inibição da corrupção
    f) fim da vergonhosa manipulação político-eleitoral de recursos legítimos das unidades político-administrativas.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/