Embora o Brasil tenha registrado números negativos em janeiro, o RS terminou o mês com números positivos na totalização do movimento de geração de novos empregos. Os dados são do ministério do Trabalho.
. No RS, foram 2.798 empregos gerados com carteira assinada, o que representa uma alta de 0,13% em relação ao mês anterior. O índice indica o saldo entre o número de trabalhadores admitidos menos os demitidos. À frente do RS ficaram Santa Catarina, com 6.407 postos, e Mato Grosso, com 3.324.
. Os números do Brasil foram os piores dos últimos dez anos. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que fez o balanço do mês, disse que o governo Lula está trabalhando para melhorar o cenário e que fevereiro poderá oferecer alguma reversão.
- A situação do Rio Grande do Sul tem sido mais benigna do que a maioria dos Estados, porque a economia local apresenta melhores indicadores de desempenho, sobretudo nos resultados da agropecuária. Além disto, o governo estadual, saneado, não puxa a economia para baixo. No caso do governo do PT, o governo Lula, ele não apenas convive com uma economia que tecnicamente está em recessão, já que por dois trimestres seguidos o PIB recua, como também tem se mostrado incompetente e atrapalhado para gerir os efeitos internos da crise global, tratada como uma marolinha por Lula.
Caro Políbio,
ResponderExcluirEmbora acredite que o Governo Lula não atue de maneira adequada diante da crise internacional, pois centra sua política na redução de alíquotas de impostos cuja a arrecadação é compartilhada com Estados e Municípios, deixando aquilo que surtiria um resultado mais robusto, como Confins e Créditos de Exportação sem qualquer alteração, há algo em sua análise que está incorreta. Tecnicamente, um país entra em recessão quando acumula, consecutivamente, dois trimestre de RETRAÇÃO no PIB e não DESACELERAÇÃO, como é o caso brasileiro. Noss país não deixou de crescer, apenas cresce de forma mais lenta. No entanto, inegavelmente, caminhamos para uma recessão.
LULA NÃO FAZ O DEVER DE CASA
ResponderExcluirE a economia interna,da casa Brasil, como o chefe petralha sempre exemplifica,cada vez mais esculhambada com a cumpanheirada nomeada como nunca em quantidade sem critário,mordomias para todo o lado,viajens de marajá,as ILICITAÇÕES...a rataiada está se locupletando como nuncadantez...