Vai até esta quarta-feira o prazo que Lula deu ao Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal para que reduzam seus juros em proporções consideráveis. O governo quer que os demais bancos públicos façam o mesmo. A idéia é forçar a banca privada a sair da retranca e abrir o cofre.
. Há controvérsia sobre as pressões do governo. O economista Luiz Gonzaga Beluzzo avisou que será preciso estatizar todo o crédito, porque a banca privada não sairá da posição conservadora em que se meteu.
. Nesta segunda-feira, o governo federal voltou a avisar que quer ousadia diante da crise. O governo continua apostando num crescimento de 4,5% para este ano, mas o mercado aposta em algo bem menor, algo como 2% a 2,5%. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse em Davos que o PIB avançará um por cento acima da média mundial, mas não quis listar nenhum número.
CLIQUE no endereço a seguir para ler a entrevista completa de Paul Krugman ao jornal Valor, de São Paulo. Ele coloca algumas questões básicas sobre a crise econômica americana: 1) o pacote fiscal destina-se a limitar o desemprego, mas não a preveni-lo. 2) além disto, visa evitar a quebradeira dos bancos, mas não busca recupera-los. 3) no fim do ano o PIB americano melhora, mas o desemprego continuará por três anos. 4) um pacote de US$ 815 bilhões talvez não ajude, mas US$ 3 trilhões resolveriam. 5) o Brasil não terá depressão econômica. 6) o colapso do comércio mundial é um dos pontos principais da crise. CLIQUE para ler e estudar:
http://arquivoetc.blogspot.com/2009/01/entrevista-com-paul-krugman-sem-grandes.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.