Lula apoia Chávez e diz que um dia Brasil terá mais de uma reeleição

Clipping – Folha de S.Paulo
16 de janeiro de 2009


Ao sair em defesa de Hugo Chávez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que qualquer partido no Brasil tem o direito de propor a reeleição indefinida caso o país tenha "instituições consolidadas", mas voltou a negar nova candidatura. Na Venezuela, os eleitores irão às urnas decidir sobre o tema em 15 de fevereiro.

"Estamos num processo de construção de fortalecimento das instituições no Brasil. Isso não impede que daqui a um tempo apareça um partido político com uma maioria de deputados que proponha [a restrição a apenas uma reeleição]. Pode ter três, quatro reeleições", disse Lula, durante entrevista enquanto percorria o projeto agrícola "El Dilúvio" (800 km a oeste de Caracas).

"Isso pode acontecer. Na hora em que você tiver instituições consolidadas e tiver a liberdade política que o povo quiser, isso vai acontecer." Segundo Lula, o seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, só não buscou o terceiro mandato por causa da situação econômica do Brasil na época.

Mas ontem, sempre sob o olhar atento de Chávez, Lula citou o Reino Unido, a Espanha e a Alemanha como países com governos longos, fazendo a ressalva de que são regimes parlamentares. Citou o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, para afirmar que as críticas contra Chávez só acontecem porque se trata de um governo de esquerda: "O Uribe estava querendo o terceiro mandato e ninguém perguntava a ele".

Lula disse que "cada país tem de viver o seu processo", mas descartou concorrer a um terceiro mandato. "O Chávez [54] é novo ainda, ele aguenta um novo mandato. Agora eu já tô velho, vou me retirar", disse Lula [63], em tom jocoso.

3 comentários:

  1. Taí, o molusco de Brasília voltou a mostrar as unhas e também começa a manifestar o desejo de continuar no poder e manter a camarilha dos petralhas... Ainda que não verbalize seu desejo, tem claro que se não for assim, onde ele irá alojar os milhares de petralhas que enfiou nos ministérios? Então, agora começa a dar indicativos de que também pode fazer um referendo semelhante a farsa do Chavez ou passar uma emenda constitucional safada... Afinal, com o apoio das massas ignaras que acumula, seria burrice não ensaiar uns passos rumo ao terceiro mandato! Temos que impedir essa manobra sórdida.

    ResponderExcluir
  2. A pouca capacidade mental do Lulla mais uma vez vem à tona. É EXATAMENTE o contrário: se as instituições estão consolidadas, aí mesmo é que não cabe alterações de regras nas eleições, vide o exemplo dos EUA, em que a coisa funciona do mesmo modo há 200 anos... Mas vai querer o que de um sujeito que não tem nem o primário? Que entenda de alguma coisa?

    ResponderExcluir
  3. Apoio o colega Dimitri, quando esta pretensão indecente for publicamente apresentada a sua total rejeição já deverá ter sido devidamente disseminada e fulminada nos debates da blogosfera brasileira !!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/