A seguir você lerá nota liberada pela Folha On Line sobre as restrições à liberdade de imprensa nestas eleições, sobretudo em relação aos sites como este que você lê.
. O TSE, nesta quinta, vai deixar claro que restrições existem, sim, mas somente em relação a rádios e TVs, serviços concedidos, mas não sobre jornais, revistas e Internet, porque não são serviços concedidos.
. O editor desta página sempre considerou abusiva e ilegal o controle sobre as informações e opiniões no caso da Internet. Ao levantar as restrições, nesta quinta-feira, o TSE tornará mais fluídas e mais claras as informações e opiniões via Web, inclusive nesta página, que não estará mais amarrada em relação ao que pode ou não falar sobre a disputa eleitoral.
LEIA a nota:
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve alterar a resolução que proíbe a publicação propaganda eleitoral e opiniões sobre candidatos em sites de jornais. A proposta de alteração será analisada na sessão nesta quinta-feira (16).A proposta de alteração da resolução será apresentada pelo presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto. O objetivo é esclarecer que a proibição restringe-se às emissoras de rádio e televisão e suas respectivas páginas na internet.Ayres Britto diz que as emissoras de rádio e televisão são serviços públicos outorgados por meio de concessão ou permissão do governo federal. Por isso são proibidas de exercer qualquer influência nas disputas eleitorais.A proposta de alteração foi tomada na sessão de ontem do TSE, que analisou um mandado de segurança apresentado pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e pela "Agência Estado". No mandado, argumentam que a restrição viola o direito à livre informação e opinião
Anselmo, do PDT, ainda não decidiu nada em Pelotas
Não são corretas as informações de Zero Hora de que o ex-prefeito Anselmo Rodrigues declararia apoio ao também ex-prefeiro Fernando Marroni, do PT, nesta quinta-feira.
. Nada mudou na intenção do governaço (Anselmo, do PDT, é conhecido como governaço) de apoiar Fetter Júnior, do PP.
. Nas eleições de Pelotas, Anselmo, do PDT, e Matteo Chiarelli, do DEM, que não foram para o segundo turno, obtiveram votações muito expressivas e o apoio de qualquer deles a um dos candidatos poderá decidir o pleito em Pelotas.
. Nada mudou na intenção do governaço (Anselmo, do PDT, é conhecido como governaço) de apoiar Fetter Júnior, do PP.
. Nas eleições de Pelotas, Anselmo, do PDT, e Matteo Chiarelli, do DEM, que não foram para o segundo turno, obtiveram votações muito expressivas e o apoio de qualquer deles a um dos candidatos poderá decidir o pleito em Pelotas.
Marta se diz “indignada”com sua propaganda que questiona masculinidade de Kassab
Clipping/ Jornal O Estado de S.Paulo
15/10/2008
A ex-prefeita Marta Suplicy mostrou-se indignada nesta quarta-feira, 14, com a discussão em torno da propaganda de sua campanha que questiona a vida pessoal do seu adversário na corrida eleitoral, Gilberto Kassab (DEM). " Eu estou é chocada com o que estão fazendo comigo. Se tem alguém nesse Brasil que batalhou contra o preconceito, fui eu", disse em entrevista ao SPTV, da TV Globo.
A petista voltou a dizer que não havia tomado conhecimento da propaganda que pergunta ao eleitor se ele sabe se o prefeito é "casado e tem filhos". "Eu vi hoje pela primeira vez, é uma pergunta como as outras que não suscitaram reação".
Mais cedo, Kassab ganhou o segundo direito de resposta no horário do programa eleitoral da petista Marta Suplicy.
Nesta quarta-feira, um locutor falou por um minuto no espaço da petista, no primeiro direito de resposta concedido ao prefeito por conta de propaganda que questionava sua vida pessoal.
15/10/2008
A ex-prefeita Marta Suplicy mostrou-se indignada nesta quarta-feira, 14, com a discussão em torno da propaganda de sua campanha que questiona a vida pessoal do seu adversário na corrida eleitoral, Gilberto Kassab (DEM). " Eu estou é chocada com o que estão fazendo comigo. Se tem alguém nesse Brasil que batalhou contra o preconceito, fui eu", disse em entrevista ao SPTV, da TV Globo.
A petista voltou a dizer que não havia tomado conhecimento da propaganda que pergunta ao eleitor se ele sabe se o prefeito é "casado e tem filhos". "Eu vi hoje pela primeira vez, é uma pergunta como as outras que não suscitaram reação".
Mais cedo, Kassab ganhou o segundo direito de resposta no horário do programa eleitoral da petista Marta Suplicy.
Nesta quarta-feira, um locutor falou por um minuto no espaço da petista, no primeiro direito de resposta concedido ao prefeito por conta de propaganda que questionava sua vida pessoal.
Lucro da BrT cresce 9,2% e atinge R$164,1 mi
A Brasil Telecom Participações S.A. anunciou um lucro líquido de R$164,1 milhões ao final do terceiro trimestre de 2008. O resultado foi 9,2% superior ao lucro líquido registrado no terceiro trimestre de 2007, que tinha sido de R$150,3 milhões.
. De acordo com os resultados auditados divulgados ontem, quarta-feira (15/10), para o mercado, após o fechamento dos negócios na BOVESPA, a Brasil Telecom contabilizou geração de caixa, representada pelo EBITDA consolidado (margem operacional antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$952,5 milhões no terceiro trimestre de 2008. A margem EBITDA consolidada no foi de 33,5%.
. A receita bruta consolidada atingiu R$4,3 bilhões no período – um aumento de 8,2% frente ao mesmo período do ano anterior devido, principalmente, ao aumento da receita de comunicação de dados e aos reajustes tarifários ocorridos em julho de 2008. A receita líquida consolidada atingiu R$2,8 bilhões, 3,4% superior à registrada no terceiro trimestre de 2007.
. O número de linhas em serviço (LES) foi de 8,2 milhões, um crescimento de 1,7% quando comparado ao final de setembro de 2007. É importante ressaltar que é o terceiro trimestre consecutivo em que o número de linhas fixas apresenta crescimento.
. Na operação móvel, a BrT Móvel obteve EBITDA positivo em R$70,9 milhões, 108,7% acima do registrado no mesmo período do ano anterior. A planta de celulares atingiu 5,2 milhões de acessos, um crescimento de 30,4% em relação ao terceiro trimestre de 2007. Os principais fatores que possibilitaram este crescimento foram: o sucesso da campanha do dia dos Pais e as adesões às ofertas 3G. A receita líquida de serviços da BrT Móvel totalizou R$442,5 milhões, 7,9% acima da registrada no terceiro trimestre de 2007.
. No início de setembro, a Brasil Telecom lançou o Pluri Uso, uma franquia única de minutos que pode ser utilizada em todos os acessos fixos ou móveis do cliente, para ligações locais ou de longa distância. Outros serviços, como o Turbo (banda larga da Brasil Telecom), podem ser adicionados com preços diferenciados e o cliente recebe uma conta única. A Brasil Telecom é a única operadora que oferece esse tipo de pacote na Região II.
. Os investimentos da Brasil Telecom totalizaram R$608,1 milhões neste trimestre, dos quais R$190,0 milhões em telefonia móvel.
. De acordo com os resultados auditados divulgados ontem, quarta-feira (15/10), para o mercado, após o fechamento dos negócios na BOVESPA, a Brasil Telecom contabilizou geração de caixa, representada pelo EBITDA consolidado (margem operacional antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$952,5 milhões no terceiro trimestre de 2008. A margem EBITDA consolidada no foi de 33,5%.
. A receita bruta consolidada atingiu R$4,3 bilhões no período – um aumento de 8,2% frente ao mesmo período do ano anterior devido, principalmente, ao aumento da receita de comunicação de dados e aos reajustes tarifários ocorridos em julho de 2008. A receita líquida consolidada atingiu R$2,8 bilhões, 3,4% superior à registrada no terceiro trimestre de 2007.
. O número de linhas em serviço (LES) foi de 8,2 milhões, um crescimento de 1,7% quando comparado ao final de setembro de 2007. É importante ressaltar que é o terceiro trimestre consecutivo em que o número de linhas fixas apresenta crescimento.
. Na operação móvel, a BrT Móvel obteve EBITDA positivo em R$70,9 milhões, 108,7% acima do registrado no mesmo período do ano anterior. A planta de celulares atingiu 5,2 milhões de acessos, um crescimento de 30,4% em relação ao terceiro trimestre de 2007. Os principais fatores que possibilitaram este crescimento foram: o sucesso da campanha do dia dos Pais e as adesões às ofertas 3G. A receita líquida de serviços da BrT Móvel totalizou R$442,5 milhões, 7,9% acima da registrada no terceiro trimestre de 2007.
. No início de setembro, a Brasil Telecom lançou o Pluri Uso, uma franquia única de minutos que pode ser utilizada em todos os acessos fixos ou móveis do cliente, para ligações locais ou de longa distância. Outros serviços, como o Turbo (banda larga da Brasil Telecom), podem ser adicionados com preços diferenciados e o cliente recebe uma conta única. A Brasil Telecom é a única operadora que oferece esse tipo de pacote na Região II.
. Os investimentos da Brasil Telecom totalizaram R$608,1 milhões neste trimestre, dos quais R$190,0 milhões em telefonia móvel.
PCdoB oficializa apoio a Rosário nesta quinta.
Em Porto Alegre, nesta quinta-feira, o PCdoB oficializará apoio à candidatura de Maria do Rosário, do PT.
. Manuela D'Ávila não estará presente. Nesta terça-feira, em Brasília, o deputado Henrique Fontana tentou arrancar pelo menos um depoimento de Manuela para a TV. Manuela prometeu pensar no assunto, que poderá ficar para a semana que vem.
. Manuela D'Ávila não estará presente. Nesta terça-feira, em Brasília, o deputado Henrique Fontana tentou arrancar pelo menos um depoimento de Manuela para a TV. Manuela prometeu pensar no assunto, que poderá ficar para a semana que vem.
Bolsa despenca 13,4%. Dólar segue em alta.
. A Bolsa de SP já contabilizava queda de 13,4% quase no encerramento do
pregão, perto das 17, horário de fechamento desta página. As 14h25m, o pregão foi suspenso, porque a queda alcançou o limite crítico de 10%.
. A queda parece algo como um ajustamento, mas seguiu tendência das bolsas da Europa.
. O dólar voltou a valorizar, desta vezx 3%, alcançando R$ 2,164.
- O petróleo Brent, do Mar do Norte, caiu para US$ 70,80 o barril, nesta quarta-feira.
. Não há como falar em tendência. Os mercados seguem voláteis.
pregão, perto das 17, horário de fechamento desta página. As 14h25m, o pregão foi suspenso, porque a queda alcançou o limite crítico de 10%.
. A queda parece algo como um ajustamento, mas seguiu tendência das bolsas da Europa.
. O dólar voltou a valorizar, desta vezx 3%, alcançando R$ 2,164.
- O petróleo Brent, do Mar do Norte, caiu para US$ 70,80 o barril, nesta quarta-feira.
. Não há como falar em tendência. Os mercados seguem voláteis.
Marqueteiro pernambucano de Rosário toca frevo na TV
Os programas dos horários eleitorais de Porto Alegre nem de longe lembram as baixarias produzidas pela ex-prefeita Marta Suplicy, em São Paulo, que já insinuou que Gilberto Kassab é bicha (81% dos leitores desta página consideraram que foi outra baixaria de Marta), mas o PT local endureceu o tom, está mais agressivo e ameaçador, o que é natural no caso, porque Rosário está bem atrás nas pesquisas. Desde esta quarta-feira, o PMDB resolveu dar o troco.
. A principal novidade do PT foi a substituição do marqueteiro do primeiro turno, um mineiro, por um pernambucano, neste segundo turno.
. O primeiro reflexo do desembarque foi o belo frevo introduzido no programa de TV de Rosário. O frevo é música desconhecida em Porto Alegre.
. A principal novidade do PT foi a substituição do marqueteiro do primeiro turno, um mineiro, por um pernambucano, neste segundo turno.
. O primeiro reflexo do desembarque foi o belo frevo introduzido no programa de TV de Rosário. O frevo é música desconhecida em Porto Alegre.
Safra argentina de trigo despenca de 16 para 10 milhões de toneladas
É muito complicada a situação da próxima safra argentina de trigo (ela já está espigando e será colhida em seguida), porque a colheita despencará dos 16 milhões de toneladas do ano passado para 10 milhões este ano.
. Os argentinos comem muito trigo (5 milhões de toneladas por ano), mas sobra excedente, quase todo exportado para os brasileiros, que só produzem 5 milhões das 11 milhões de toneladas que consomem.
. No final de semana, o diretor da Brasoja, Antonio Sartori, que ciceroneou uma missão de gaúchos interessados em visitar a Província de Buenos Aires e Rosário, para examinar no local o problema da safra, avaliou que houve redução de área e de produtividade, em função do mau tempo.
. Os argentinos comem muito trigo (5 milhões de toneladas por ano), mas sobra excedente, quase todo exportado para os brasileiros, que só produzem 5 milhões das 11 milhões de toneladas que consomem.
. No final de semana, o diretor da Brasoja, Antonio Sartori, que ciceroneou uma missão de gaúchos interessados em visitar a Província de Buenos Aires e Rosário, para examinar no local o problema da safra, avaliou que houve redução de área e de produtividade, em função do mau tempo.
Conheça o tamanho do tombo dos preços das commodities
A brutal queda dos preços das commodities, em parte compensadas no Brasil pela valorização estúpida do dólar, pode ser medida pelo preço da soja em Chicago:
- 3 de julho: US$ 16,60 por bushel.
- Quarta-feira, dia 15: US$ 8,50.
. O Brasil já comercializou 90% da sua safra de 60 milhões de toneladas de soja (no RS, 8 milhões de toneladas, 85% da safra já foram vendidas).
- 3 de julho: US$ 16,60 por bushel.
- Quarta-feira, dia 15: US$ 8,50.
. O Brasil já comercializou 90% da sua safra de 60 milhões de toneladas de soja (no RS, 8 milhões de toneladas, 85% da safra já foram vendidas).
Saiba mais sobre a Bem Vindo (grupo Matone)
A rede de lojas Bem-vindo, a nova iniciativa do Matone voltada para o varejo, mandou avisar a esta páginas que ela reunirá os principais serviços financeiros da instituição do RS.
. O cliente poderá obter crédito com desconto em folha e, em breve, cartão de crédito, seguros, previdência privada e empréstimo com garantia imobiliária.
. A Bem-vindo já conta com 11 unidades nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Natal, Curitiba e Brasília. Em Porto Alegre são duas lojas, sendo que uma delas foi inaugurada ontem, na Rua dos Andradas, nº 1079.
. O cliente poderá obter crédito com desconto em folha e, em breve, cartão de crédito, seguros, previdência privada e empréstimo com garantia imobiliária.
. A Bem-vindo já conta com 11 unidades nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Natal, Curitiba e Brasília. Em Porto Alegre são duas lojas, sendo que uma delas foi inaugurada ontem, na Rua dos Andradas, nº 1079.
Fepam libera nova usina para o RS
A Fepam concedeu nesta quarta-feira Licença de Operação para a usina hidrelétrica 14 de Julho, da Companhia Hidrelétrica Rio das Antas (Ceran). Com 100 MW de potência, a usina está localizada em Bento Gonçalves. Ocupa uma área de 500 hectares. O lago está em fase de enchimento.
. Junto com as usinas Monte Claro e Castro Alves, a usina forma o Complexo Energético Rio das Antas, com capacidade geradora total de 360 MW.
. Junto com as usinas Monte Claro e Castro Alves, a usina forma o Complexo Energético Rio das Antas, com capacidade geradora total de 360 MW.
Produção metal-mecânica gaúcha cai 4,6% em agosto
O Índice de Desempenho do Setor Metalmecânico e Eletroeletrônico do Rio Grande do Sul apresentou queda de 4,6% em agosto de 2008, frente a julho.
. Não dá para falar em viés de queda, porque no acumulado do ano, ainda refletindo o desempenho anterior à atual crise financeira, os números continuam muitos positivos, com 16,07% de variação.
. O ramo metal-mecânico responde por um quarto de toda a produção industrial do RS e é o mais dinâmico.
. Não dá para falar em viés de queda, porque no acumulado do ano, ainda refletindo o desempenho anterior à atual crise financeira, os números continuam muitos positivos, com 16,07% de variação.
. O ramo metal-mecânico responde por um quarto de toda a produção industrial do RS e é o mais dinâmico.
Yeda compra 500 carros e manda contratar 3 mil brigadianos
As 274 viaturas cuja compra a governadora Yeda Crusius anunciou nesta quarta-feira - por pregão eletrônico - serão assim distribuidas:
- 176 à Brigada Militar,
- 79 à Polícia Civil,
- 11 à Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe),
- 7 ao Instituto-Geral de Perícias (IGP)
- 1 caminhão ao Corpo de Bombeiros.
. Com a atual compra, este ano já foram adquiridas 526 viaturas, algo como 25% a mais do que o total da frota atual de 2,4 mil carros.
. Também nesta quarta-feira, Yeda mandou abrir concurso para a contratação de 3 mil novos brigadianos, o equivalente a 15% do atual contingente existente no RS.
- Yeda está pegando o peão da segurança pública na unha, cujos problemas são de decisão política, dinheiro para investimentos e manutenção, além de eficácia gerencial. Além da decisão de mudar a situação dos presídios no curto prazo, o governo estadual dá demonstrações de que entrou em ação para valer. A nota acima comprova isto.
- 176 à Brigada Militar,
- 79 à Polícia Civil,
- 11 à Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe),
- 7 ao Instituto-Geral de Perícias (IGP)
- 1 caminhão ao Corpo de Bombeiros.
. Com a atual compra, este ano já foram adquiridas 526 viaturas, algo como 25% a mais do que o total da frota atual de 2,4 mil carros.
. Também nesta quarta-feira, Yeda mandou abrir concurso para a contratação de 3 mil novos brigadianos, o equivalente a 15% do atual contingente existente no RS.
- Yeda está pegando o peão da segurança pública na unha, cujos problemas são de decisão política, dinheiro para investimentos e manutenção, além de eficácia gerencial. Além da decisão de mudar a situação dos presídios no curto prazo, o governo estadual dá demonstrações de que entrou em ação para valer. A nota acima comprova isto.
PT de Canoas recebe com festa Jair Soares, Covatti e Márcio Fortes
O candidato do PT em Canoas, o jornalista Jairo Jorge, parece ter muito menos preconceito político do que sua colega Maria do Rosário, do PT de Porto Alegre, que repeliu de cara o apoio de qualquer Partido que tivesse colaborado com a ditadura militar ou fosse de corte privativista (Rosário não quis saber sequer do neocomunista PPS).
. Assim é que em Canoas, na noite desta quarta-feira, o PT resolveu festejar o desembarque dos líderes do PP do RS na sua campanha de segundo turno: Jair Soares, Wilson Covatti, Frederico Antunes, Silvana Covatti e Marco Peixoto.
. Acontece que a educadora e candidata a vice, Beth Colombo, resolveu comemorar em alto estilo o seu 55º aniversário.
. O ponto alto será a chegada do ministro das Cidades, Márcio Fortes, que é do PP, além do deputado Pedro Westphalen, líder do governo Yeda na Assembléia.
. O evento foi agendado para as 21h na Associação dos Servidores Municipais de Canoas – ASM, no bairro Niterói em Canoas.
. Assim é que em Canoas, na noite desta quarta-feira, o PT resolveu festejar o desembarque dos líderes do PP do RS na sua campanha de segundo turno: Jair Soares, Wilson Covatti, Frederico Antunes, Silvana Covatti e Marco Peixoto.
. Acontece que a educadora e candidata a vice, Beth Colombo, resolveu comemorar em alto estilo o seu 55º aniversário.
. O ponto alto será a chegada do ministro das Cidades, Márcio Fortes, que é do PP, além do deputado Pedro Westphalen, líder do governo Yeda na Assembléia.
. O evento foi agendado para as 21h na Associação dos Servidores Municipais de Canoas – ASM, no bairro Niterói em Canoas.
Horário de verão começará domingo no RS e mais 10 Estados
O Horário Brasileiro de Verão começará neste domingo e irá até 15 de fevereiro de 2009. Tudo ficará uma hora atrasado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
. No RS, a economia no consumo será de 4,6%, algo como 193 MW.
. No RS, a economia no consumo será de 4,6%, algo como 193 MW.
Saiba como a crise global inverteu a mão com a Argentina
O editor desta página foi atrás da variação do câmbio no Brasil e na Argentina, desde o início crítico da atual crise financeira global (quebra do Lehman Brothers) e constatou que o peso sofre bem menos do que o real em relação ao dólar.
. Isto significa que será melhor comprar dos brasileiros (isto vale também para o Uruguai). É por isto que os argentinos já se ouriçaram com a mudança de mão:
1) Ficou mais barato comprar
2) Ficou mais fácil vir para o Brasil, inclusive no verão.
Veja as cotações nos dias 15 de setembro, início da crise na sua fase mais aguda e atual, e nesta quarta-feira, meio da tarde:
Peso/Dólar
3,087/3,1930
Queda do peso: 3,43%
Peso/Real
0,5873/0,6814
Queda do peso: 15,08%
Real/Dólar
1,8125/2.1760
Queda do real 20%
LEIA MAIS:
15-10-2008 04:15 pm
Primeros efectos
Comenzaron los despidos masivos en Argentina
DescifradoDescifrado@Descifrado.com
Unos 60 mil trabajadores suspendidos sin goce de sueldo en el área de la construcción, y un número inferior en la industria automotriz, es el resultado de la crisis del crédito que ha golpeado rápidamente a la economía de Argentina. La nación sureña no posee fuentes de financiamiento externas, depende en gran medida de las importaciones de Brasil, y su ingreso de dólares está atado a la soya, principalmente, un producto en baja en el mercado internacional. El turismo (tercera fuente de recaudación de divisas del país) también comenzó a sentir el frío de la crisis: las cancelaciones de turistas brasileños, españoles y estadounidenses, en ese orden, llenan de preocupación a las empresas del sector.
. Isto significa que será melhor comprar dos brasileiros (isto vale também para o Uruguai). É por isto que os argentinos já se ouriçaram com a mudança de mão:
1) Ficou mais barato comprar
2) Ficou mais fácil vir para o Brasil, inclusive no verão.
Veja as cotações nos dias 15 de setembro, início da crise na sua fase mais aguda e atual, e nesta quarta-feira, meio da tarde:
Peso/Dólar
3,087/3,1930
Queda do peso: 3,43%
Peso/Real
0,5873/0,6814
Queda do peso: 15,08%
Real/Dólar
1,8125/2.1760
Queda do real 20%
LEIA MAIS:
15-10-2008 04:15 pm
Primeros efectos
Comenzaron los despidos masivos en Argentina
DescifradoDescifrado@Descifrado.com
Unos 60 mil trabajadores suspendidos sin goce de sueldo en el área de la construcción, y un número inferior en la industria automotriz, es el resultado de la crisis del crédito que ha golpeado rápidamente a la economía de Argentina. La nación sureña no posee fuentes de financiamiento externas, depende en gran medida de las importaciones de Brasil, y su ingreso de dólares está atado a la soya, principalmente, un producto en baja en el mercado internacional. El turismo (tercera fuente de recaudación de divisas del país) también comenzó a sentir el frío de la crisis: las cancelaciones de turistas brasileños, españoles y estadounidenses, en ese orden, llenan de preocupación a las empresas del sector.
OPINIÃO DO LEITOR
A Votorantim fez burrada e o RS pagará o pato
A Votorantim pode até não ir para Rio Grande, porém a razão é que apostaram na especulação e perderam, a exemplo do que já houvera acontecido com a Aracruz. Não foram problemas econômicos comuns às grandes empresas, foi sim uma tremenda burrada. A desculpa de que a China comprará menos não cola. Foi incompetência mesmo. Ricardo Vieira Dutra, Campinas, SP.
A Votorantim fez burrada e o RS pagará o pato
A Votorantim pode até não ir para Rio Grande, porém a razão é que apostaram na especulação e perderam, a exemplo do que já houvera acontecido com a Aracruz. Não foram problemas econômicos comuns às grandes empresas, foi sim uma tremenda burrada. A desculpa de que a China comprará menos não cola. Foi incompetência mesmo. Ricardo Vieira Dutra, Campinas, SP.
Polícia civil gaúcha anuncia greve para 4 de novembro
O presidente do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores da Polícia Civil (Ugeirm) anunciou nesta quarta-feira que a segurança pública do RS vai parar entre os dias 4 e 6 de novembro.
Será o primeiro movimento paredista unindo as polícias civil e Militar no Estado.
. Isaac Ortiz disse que o protesto é contra o não pagamento, há quatro meses, de horas-extras, por parte do governo. Também requerem melhorias salariais, plano de carreira e a retomada das promoções.
. Ele alertou para um colapso do setor, com o aumento da criminalidade e a falta de estímulo ao trabalho.
Será o primeiro movimento paredista unindo as polícias civil e Militar no Estado.
. Isaac Ortiz disse que o protesto é contra o não pagamento, há quatro meses, de horas-extras, por parte do governo. Também requerem melhorias salariais, plano de carreira e a retomada das promoções.
. Ele alertou para um colapso do setor, com o aumento da criminalidade e a falta de estímulo ao trabalho.
Bolsa despenca em São Paulo; dólar sobe 3,21%.
A Bolsa de Valores de São Paulo voltou a operar em forte queda nesta quarta-feira, depois de ter registrado uma alta acumulada de 16,74% nos dois últimos pregões. Por volta das 11h05, o Ibovespa, principal indicador do mercado brasileiro de ações, caía 6,62%, a 38.818,33 pontos.
. A moeda americana, neste momento, subiu 3,21%, a R$ 2,164 na venda.
. A moeda americana, neste momento, subiu 3,21%, a R$ 2,164 na venda.
Saiba o que dá mais certo nos comerciais eleitorais de TV e rádio
CLIPPING
Newsletter do prefeito César Maia, hoje.
O que dá mais certo
nos comerciais eleitorais de TV e rádio
1. No início dos anos 90 a pesquisadora da Universidade da Pensilvânia, Kathleen Jamieson, provavelmente a mais importante pesquisadora sobre "comunicação política", realizou uma gigantesca pesquisa usando uma equipe de cinco mil pessoas e a transformou em um imperdível livro (não publicado no Brasil, infelizmente): "O que você sabe sobre política e porque você está errado".
2. Essa pesquisa abrange todas as eleições presidenciais nos EUA desde Kennedy a Clinton e procura decifrar tanto a lógica de comunicação dos políticos e sua efetividade assim como a lógica da cobertura das campanhas pela imprensa.
3. Para muitos, essa cobertura que vemos pelos jornais, focalizada em pesquisas, fofocas, intrigas, destaques para as tentativas de desqualificação dos adversários, não dá ao eleitor as informações que precisa para decidir seu voto com qualidade. Mas é assim sempre, segundo Jamieson, em todo lado.
4. A imprensa não cobre conteúdo nas campanhas, mas estratégias, incluindo aí análises e razões dos resultados de pesquisa, escorregões dos candidatos, acusações, desqualificações, ironias, fotos comprometedoras... Exemplificando: Por aqui aparecem sungas, pegadinhas em candidato no celular, contradições nos apoios, fotos comprometedoras, etc. É assim em todo lado. Vide a cobertura de Obama x McCain. Portanto, será assim sempre e até o final.
5. Jamieson pesquisou também a publicidade das campanhas e em especial os comerciais de 30 segundos, que os americanos são especialistas. E testou que método produz o maior efeito e a maior memorabilidade. Dividiu em três tipos: defensivo (comerciais falando bem do que fez ou fará), negativo (falando apenas mal do adversário). E de contraste (comparando um e outro e mostrando as diferenças). Há um comercial espetacular de Clinton que em 30 segundos mostra toda a longa carreira de Dole votando sempre por aumento de impostos, desmentindo as promessas dele e mostrando que Clinton sempre foi a favor da redução de impostos. Tudo em 30 segundos. Claro que a comunicação nas campanhas não é só TV, embora a importância dessa.
6. Jamieson demonstrou que a comunicação (o comercial em particular) que produz de longe o maior impacto e memorabilidade é a de CONTRASTE, a comunicação diferenciando os candidatos e exaltando um nessa comparação. Depois vem a NEGATIVA. Essas que os publicitários no Brasil tendem a não gostar (Duda Mendonça: "-Quem bate perde"), Jamieson afirma que criam um primeiro impacto de incomodidade e que, portanto em pesquisas qualitativas são rejeitadas. Mas que carregam muito mais memorabilidade que as "defensivas" no tempo. É uma comunicação de início ou meio de campanha.
7. Finalmente a comunicação DEFENSIVA, onde os candidatos mostram o que fizeram e o que podem fazer. Jamieson diz que é a que produz menos impacto e menos memorabilidade, de longe.
8. A questão dos "contrastes" não é tão simples. Para se chegar ao foco, as pesquisas internas devem mostrar que pontos são esses que apontam mais para um e menos para o outro. Sublinhe-se o mesmo ponto. Pode haver contrastes que são totalmente inócuos, como comunicação de detalhes de promessas. O contraste usado deve ser aquele que influencie a decisão de voto. Para citar o caso do Rio: posto 24 horas x ampliação do horário dos postos produz decisão de voto? Este Ex-Blog acha que não. A senioridade x juvenilidade produz decisão de voto? Pode ser, especialmente em períodos de crise. Exaltar a cidade e destacar um candidato global, de um local, também pode ser. Mas há que testar para não comunicar por contraste inocuamente.
Newsletter do prefeito César Maia, hoje.
O que dá mais certo
nos comerciais eleitorais de TV e rádio
1. No início dos anos 90 a pesquisadora da Universidade da Pensilvânia, Kathleen Jamieson, provavelmente a mais importante pesquisadora sobre "comunicação política", realizou uma gigantesca pesquisa usando uma equipe de cinco mil pessoas e a transformou em um imperdível livro (não publicado no Brasil, infelizmente): "O que você sabe sobre política e porque você está errado".
2. Essa pesquisa abrange todas as eleições presidenciais nos EUA desde Kennedy a Clinton e procura decifrar tanto a lógica de comunicação dos políticos e sua efetividade assim como a lógica da cobertura das campanhas pela imprensa.
3. Para muitos, essa cobertura que vemos pelos jornais, focalizada em pesquisas, fofocas, intrigas, destaques para as tentativas de desqualificação dos adversários, não dá ao eleitor as informações que precisa para decidir seu voto com qualidade. Mas é assim sempre, segundo Jamieson, em todo lado.
4. A imprensa não cobre conteúdo nas campanhas, mas estratégias, incluindo aí análises e razões dos resultados de pesquisa, escorregões dos candidatos, acusações, desqualificações, ironias, fotos comprometedoras... Exemplificando: Por aqui aparecem sungas, pegadinhas em candidato no celular, contradições nos apoios, fotos comprometedoras, etc. É assim em todo lado. Vide a cobertura de Obama x McCain. Portanto, será assim sempre e até o final.
5. Jamieson pesquisou também a publicidade das campanhas e em especial os comerciais de 30 segundos, que os americanos são especialistas. E testou que método produz o maior efeito e a maior memorabilidade. Dividiu em três tipos: defensivo (comerciais falando bem do que fez ou fará), negativo (falando apenas mal do adversário). E de contraste (comparando um e outro e mostrando as diferenças). Há um comercial espetacular de Clinton que em 30 segundos mostra toda a longa carreira de Dole votando sempre por aumento de impostos, desmentindo as promessas dele e mostrando que Clinton sempre foi a favor da redução de impostos. Tudo em 30 segundos. Claro que a comunicação nas campanhas não é só TV, embora a importância dessa.
6. Jamieson demonstrou que a comunicação (o comercial em particular) que produz de longe o maior impacto e memorabilidade é a de CONTRASTE, a comunicação diferenciando os candidatos e exaltando um nessa comparação. Depois vem a NEGATIVA. Essas que os publicitários no Brasil tendem a não gostar (Duda Mendonça: "-Quem bate perde"), Jamieson afirma que criam um primeiro impacto de incomodidade e que, portanto em pesquisas qualitativas são rejeitadas. Mas que carregam muito mais memorabilidade que as "defensivas" no tempo. É uma comunicação de início ou meio de campanha.
7. Finalmente a comunicação DEFENSIVA, onde os candidatos mostram o que fizeram e o que podem fazer. Jamieson diz que é a que produz menos impacto e menos memorabilidade, de longe.
8. A questão dos "contrastes" não é tão simples. Para se chegar ao foco, as pesquisas internas devem mostrar que pontos são esses que apontam mais para um e menos para o outro. Sublinhe-se o mesmo ponto. Pode haver contrastes que são totalmente inócuos, como comunicação de detalhes de promessas. O contraste usado deve ser aquele que influencie a decisão de voto. Para citar o caso do Rio: posto 24 horas x ampliação do horário dos postos produz decisão de voto? Este Ex-Blog acha que não. A senioridade x juvenilidade produz decisão de voto? Pode ser, especialmente em períodos de crise. Exaltar a cidade e destacar um candidato global, de um local, também pode ser. Mas há que testar para não comunicar por contraste inocuamente.
Saiba como endureceu a campanha do PT em Porto Alegre
Nesta quarta-feira de manhã, as 11h, no Plaza, o Clube de Opinião ouvirá a candidata Maria do Rosário, como fez ontem com o prefeito José Fogaça.
. No domingo, na TV Com, Fogaça e Rosário duelaram, voltaram ao debate ontem a noite na TV Pampa e esta manhã, na Rádio Gaúcha.
. Nos próximos 11 dias de campanha, Fogaça e Rosário participarão de mais seis debates, pelo menos. Isto quer dizer que vão se encontrar para confrontos cara a cara, a cada 39 horas. O tempo de discussão direta superará as 9h20m de programação eleitoral de TV (10m para cad lado, as 13h e as 20h, inclusive neste domingo).
COMO ANDAM
OS PROGRAMAS EM PORTO ALEGRE
. Os programas dos horários eleitorais de Porto Alegre nem de longe lembram as baixarias produzidas pela ex-prefeita Marta Suplicy, em São Paulo, que já chamou seu adversário de “sujeito sem mulher e sem filhos", mas o PT endureceu o tom, está mais agressivo e ameaçador, o que é natural no caso, porque Rosário está bem atrás nas pesquisas.
. O PT ainda aposta na vinda de Lula. O jornal Zero Hora, ontem, fez um patético apelo pelo imediato desembarque de Lula para ajudar Rosário. Isto poderá ajudar Rosário e o Partido. Lula perdeu as últimas seis eleições das quais participou diretamente ou concedeu apoio no RS.
. A principal novidade do PT foi a substituição do marqueteiro do primeiro turno, um mineiro, por um pernambucano, neste segundo turno.
. A campanha de Rosário também importou o jornalista Leonel da Mata, que foi da Rede Globo. Repórter experiente de TV, ele tem aparecido diariamente na TV com seu sotaque característico. Leonel da Mata é considerado um "pistoleiro de aluguel" eficiente por seus adversários e até por colegas. No RS, o PT não conseguiu ninguém para jogar este papel na TV.
. No domingo, na TV Com, Fogaça e Rosário duelaram, voltaram ao debate ontem a noite na TV Pampa e esta manhã, na Rádio Gaúcha.
. Nos próximos 11 dias de campanha, Fogaça e Rosário participarão de mais seis debates, pelo menos. Isto quer dizer que vão se encontrar para confrontos cara a cara, a cada 39 horas. O tempo de discussão direta superará as 9h20m de programação eleitoral de TV (10m para cad lado, as 13h e as 20h, inclusive neste domingo).
COMO ANDAM
OS PROGRAMAS EM PORTO ALEGRE
. Os programas dos horários eleitorais de Porto Alegre nem de longe lembram as baixarias produzidas pela ex-prefeita Marta Suplicy, em São Paulo, que já chamou seu adversário de “sujeito sem mulher e sem filhos", mas o PT endureceu o tom, está mais agressivo e ameaçador, o que é natural no caso, porque Rosário está bem atrás nas pesquisas.
. O PT ainda aposta na vinda de Lula. O jornal Zero Hora, ontem, fez um patético apelo pelo imediato desembarque de Lula para ajudar Rosário. Isto poderá ajudar Rosário e o Partido. Lula perdeu as últimas seis eleições das quais participou diretamente ou concedeu apoio no RS.
. A principal novidade do PT foi a substituição do marqueteiro do primeiro turno, um mineiro, por um pernambucano, neste segundo turno.
. A campanha de Rosário também importou o jornalista Leonel da Mata, que foi da Rede Globo. Repórter experiente de TV, ele tem aparecido diariamente na TV com seu sotaque característico. Leonel da Mata é considerado um "pistoleiro de aluguel" eficiente por seus adversários e até por colegas. No RS, o PT não conseguiu ninguém para jogar este papel na TV.