OPINIÃO DO LEITOR
A opinião do leitor é coincidente com a do editor desta página.
O aumento da tarifa externa comum para agradar a Argentina, vai sucatear a competitividade desejada para a indústria de móveis, lácteos, têxteis, agroalimentares de origem hortigranjeira, entre outros.
. É nítido desvio de comércio: o Brasil vai começar a ter como espelho a indústria argentina, que está defasada trinta anos em quase todos os ramos.No caso dos lácteos e derivados é uma exceção. Ainda há alguma competitividade argentina, assim como uruguaia,mas aí o problema é do Brasil , que com barreiras não tarifárias evita que entre o produto argentino aqui dentro para beneficiar preço e qualidade ao consumidor brasileiro.
. O Mercosul não é Mercosul, é Merdosul mesmo.A Argentina de Kirchner e o Mercosu, começam a ser a ser o túmulo dos consumidores brasileiros (que pagarão mais caro pelos produtos e pagarão impostos nos subsídios aos produtos argentinos, custo de produção brasileiro maior será coberto com subsídio disfarçado) e assistirão ao sucateamento dos produtos brasileiros.Os argentinos estão puxando os brasileiros "para baixo" e Cristina Kirchner está fazendo este papel. O Brasil precisa largar urgentemente esta parceria. Retomá-la com outro governo, da UCR, possivelmente.Quando há incompetência, o jargão técnico é chamar "produtos sensíveis".
.A Argentina botou toda sua indústria em produtos sensíveis para proteger os sindicatos mafiosos do peronismo que não querem trabalhar e ganhar salários altíssimos.Sindicalismo argentino quer viver do Estado sem trabalhar e o empresariado vive dos impostos na Argentina para produzir modelos velhos.
- Até quando vamos assistir passivamente? Não haverá deputado e senador bradando do Congresso?O Mercosul precisa romper com a tarifa comum e voltar à zona de livre comércio somente, e logo.
Roosvelt Santos Rocha, Porto Alegre, RS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.