Nos últimos dez anos, o governo federal
investiu a média anual de R$ 200 milhões
em rodovias federais do RS.
O que o faria mudar de idéia a partir
de 2009 ?
Até mesmo o oficialista jornal Zero Hora, de Porto Alegre, foi obrigado a sublinhar que existem dúvidas sobre a real decisão do governo Lula de bancar as obras de duplicação dos trechos Pelotas-Rio Grande da BR-392, Eldorado-Pelotas, da BR-116 e Porto Alegre-Pantano Grande, da BR-290. O governo e o jornal não informaram: 1) os trechos Eldorado-Camaquã do trajeto que vai a Pelotas, na BR-116, e Porto Alegre-Pantano Grande, da BR-290, são de pólos administrados pelo governo gaúcho e Lula terá que conversar com Yeda para saber se ela concorda com os investimentos (claro que Yeda concordará, mas Lula terá que pedir anuência ao governo estadual).
. Isto tudo vai custar R$ 1,6 bilhão. Não é pouco.
. O governo anunciou o pacote no final de semana, logo mancheteado por Zero Hora, que no sábado produziu uma barriga (notícia falsa), antecipando investimentos nas rodovias federais que o governo FHC repassou ao governador Olívio Dutra em 2002, em troca de dinheiro para o governo do PT pagar o 13º e salvar sua cara no último ano de mandato. Isto não tem nada a ver com os 980 quilômetros de rodovias federais entregues ao governo Britto para desenhar o programa dos sete pólos pedagiados. Nos 2 mil quilômetros dados a Olívio, o governo federal sempre pode fazer o que quisesse – mas nunca fez.
. A dúvida de Zero Hora é a mesma dúvida dos gaúchos que não vêem sair da prancheta sequer o projeto da Rodovia do Parque, sem contar a inação do Dnit em relação a outras portentosas obras federais do Estado, como a BR-101.
- O problema é que o governo do PT se meteu num brete ao torpedear o projeto Duplica RS, inviabilizando investimentos privados de R$ 1,2 bilhões nas estradas gaúchas pedagiadas. Isto será cobrado nas eleições de 2010. As notícias dos últimos dias quer atacar este mal no nascedouro. Aliás, ao ajudar o PT do RS a liquidar com o Duplica RS, o governo Lula impediu o desconto de 20% no valor dos pedágios, que ao contrário disto, subirão 9% a partir desta quinta-feira.
o que será cobrado em 2010 é essa tentativa de prorrogação suspeitíssima que a yeda tentou empurrar goela abaixo, mesmo quase a totalidade da população gaúcha sendo contra. o jornalista mente ao afirmar que haveria desconto dse 20 % nas tarifas, quando, na realidade, seria 20% descontando o reajuste de janeiro.
ResponderExcluir