Crise do etanol diminui entusiasmo do RS

Não é de muito entusiasmo a reação dos empreendedores gaúchos diante da decisão (ainda não anunciada) do governo federal, de permitir a exploração da cana-de-açúcar, e portanto do etanol (álcool), nas regiões das Missões, Fronteira Oeste e Litoral Norte do RS.

. O RS importa 98% do álcool e do açúcar que consome.

. A falta de entusiasmo deve-se à crise do etanol em todo o Brasil. As usinas estão produzindo mais do que a demanda nacional e internacional, conforme os números a seguir:

PRODUÇÃO 2008/2009 – 27 bilhões de litros de etanol.

CONSUMO GLOBAL – 25 bilhões de litros de etanol.

. Outro problema é o preço. Como o barril do petróleo aproxima-se dos US$ 40, o custo da exploração do etanol ficará proibitivo.

. Quem tem carro flex deve abrir o olho (90% dos carros) sobretudo se o governo reduzir o preço da gasolina, porque o preço do álcool só é competitivo se for o equivalente a 70% do preço da gasolina.


CLIQUE na imagem acima para ler a matéria de capa do jornal O Valor, sobre o “mercado já vê petróleo a US$ 30”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/