Eis as drásticas mudanças propostas pelo Inter sobre a orla do Guaíba (a proposta do Internacional é muito mais complexa e polêmica do que a do Grêmio, porque tem tudo a ver com a orla do Guaíba, objeto de protestos irados de ambientalistas, do PSOL, do PT e dos demais grupos ressentidos e conservadores de Porto Alegre no caso do projeto Pontal do Estaleiro, mas que neste momento se calam convenientemente diante do atropelo que embretou os atuais vereadores de final de mandato).
. O valor total que os empreendedores poderão investir para mudar as condições atuais do estádio do Internacional e implantar os empreendimentos imobiliários previstos para o bairro Menino Deus, poderão chegar a R$ 1 bilhão. Os cálculos circulam no mercado e são conservadores.
. Eis o que quer fazer o Inter, dependendo que disserem esta tarde os vereadores de Porto Alegre, lembrando que tudo é feito a toque de caixa, sem consultas oua udiências públicas, em regime de urgência urgentíssima, em total desacordo com propostas bem mais benignas feitas pelos empreendedores do chamado projeto Pontal do Estaleiro, no apagar das luzes do ano, por uma Câmara que irá se dissolver dentro de três dias, já que a nova legislatura começará com novos vereadores no dia 1o:
- Edifício garagem para 2.100 vagas, em 521.245 m2;
- Centro Comercial;
- Campos elevados;
- Hotel com 2 torres, em 57.480 m2, com estacionamento para 2.000 vagas;
- Centro de Medcicina Esportiva, em 32.500 m2,altura de 52 m (o Pontal seria de 16,5 metros, altura máxima exigida pelos vereadores e pela prefeitura, e ainda assim vetado);
- Centro de Convenções em 112.260 m2, com estacionamento para 2.125 vagas;
- Centro Cultural do Samba, com estacionamento para 400 carros.
. Sobre a orla propriamente dita, como se o atual estádio e as previstas intervenções imobiliárias não estivessem localizadas a poucos metros do Lago Guaíba:
- Construções não detalhadas, inclusive uma marina, com estacionamento apra 450 carros.
. Como se percebe, apenas de estacionamentos, serão geradas perto de 10 mil vagas novas para carros no complexo.
Prezado colunista !
ResponderExcluirClassificar o projeto do Internacional como inaceitável, comparando-o ao Portal do Estaleiro e ofensivo à inteligência dos teus qualificados leitores. O Portal do Estaleiro estabelece prédios na beira do Guaíba, enquanto as construções previstas no projeto do Internacional são do lado de cá da Av. Beira Rio.
Estaria o colunista sendo patrocinado pelos empreendedores do Portal do Estaleiro ?