Yeda defende nome de Serra, mas melhor para o RS é Dilma.

Neste domingo, a governadora gaúcha Yeda Crusius produziu duas entrevistas, mas apenas uma delas interessa de verdade, a que ela concedeu a Dora Kramer, colunista do jornal O Estado de S. Paulo, porque a conversa com dois repórteres do jornal Zero Hora foi bem pobrezinha e nem vale a pena registrar, a não ser pelo fato de que vem aí um novo Conselho de Notáveis no RS, solução que os governos procuram sempre que não sabem o que fazer da vida.

. O caso do Estadão é mais substancioso, porque a governadora resolveu analisar a sucessão presidencial e bateu forte. Sua análise serve para o PSDB, mas dificilmente serve aos interesses do RS, porque a candidatura de outro paulista ao Planalto só interessa a São Paulo.

. Neste momento, o que mais interessa ao RS é uma candidatura local. É claro que se trata da ministra Dilma Roussef, que não é apenas o ministro mais forte do atual governo há muito tempo, seu CEO mais importante, mas também terá uma formidável máquina administrativa, política e partidária para ampará-la, sem contar os altos índices de popularidade do seu governo. Dilma tem enorme experiência administrativa, é competente e demonstrou isto em todos os cargos por onde passou. Seus compromissos com os interesses do RS são comprováveis na comparação com a falta de interesse de Serra para com o RS (Serra não tem compromisso nenhum com o RS).

. Isto é o que interessa ao RS. O próprio PMDB, Partido hegemônico no Estado, já percebeu isto e marcha para apoiá-la, o mesmo devendo fazer o PDT e o PTB no RS.

Os pontos que devem ser ressalvados na fala de Yeda a Dora Kramer:

- Yeda abre o jogo, detona Alckmin, seu ex-aliado, apóia totalmente Serra e remete Aécio para uma hipotética candidatura ao Senado.
Neste caso, a governadora interpreta tudo com absoluta correção.

- A governadora atribui a Serra melhores condições de administrar a crise global desde dentro do governo, por sua experiência em crises anteriores.
Nisto há um equívoco. O governo FHC, com Serra, errou a mão em todas as crises internacionais e foi incapaz de circunscrever os problemas, ao contrário do atual governo, que faz a lição de casa com enorme competência, sem contar o fato de que os fundamentos da economia são de longe muito melhores - mas muito melhores.

- Temos duas locomotivas andando, diz Yeda.
Sim, Serra e Aécio, quem não sabe. Apesar disto, descartar Dilma, apoiada por Lula, por um governo exitoso e pelo PT, parece alguma coisa muito exagerada. O governo atual não está em crise, até pelo contrário.

OPINIÃO DO LEITOR

Nunca pensei em ver Políbio defendendo a condidatura de um petista, ainda mais da Dilma, que, ao contrário do que afirma o colunista, nunca demonstrou nenhuma competência em nenhum dos cargos que assumui, em especial o último, pois mente e é incapaz de fazer o PAC andar. O PAC não passa de um pacderme, é só ver as obras da BR 101, em especial aqui no RS.Quanto o PT gastará para ter apoio de jornalistas à canditada Dilma? Jeferson Antunes, Porto Alegre, RS.

Nota do editor - Quando o editor defende ações pontuais do governo Yeda, a acusação é de que o governo estadual gasta, mesmo quanto, para obter o apoio ? O editor não é vaquinha de preséio, não é do PSDB nem do PMDB e também não é do PTB ou PDT. Quanto à competência de Dilma, o editor foi quem a substituiu na secretaria da Fazenda de Porto Alegre e depois governou com ela no governo do Estado, um na secretaria da Casa Civil e outro na secretaria de Minas e Energia. Dilma sempre se mostrou muito, mas muito competente, e agora está melhor. Mais: dela conhece e defende o RS mil vezes mais do que o paulista Serra e o mineiro Aécio, que só dominam dados do Estado por ouvir falar.

3 comentários:

  1. Nojento.
    Nunca pensei em ver Políbio defendendo a condidatura de um petista, ainda mais da Dilma, que, ao contrário do que afirma o colunista, nunca demonstrou nenhuma competência em nenhum dos cargos que assumui, em especial o último, pois mente e é incapaz de fazer o PAC andar. O PAC não passa de um pacderme, é só ver as obras da BR 101, em especial aqui no RS.
    Quanto o PT gastará para ter apoio de jornalistas à canditada Dilma?

    ResponderExcluir
  2. Dilma (ou qualquer outro petista) é ruim não só para o Rio Grande do Sul, mas também para todo o Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Dilma?!
    A guerrilheira, que queria implantar um estado de terror no Brasil e a que ajudou a ditadura a endurecer, em razão dos atentados promovidos pela sua facção criminosa?
    Ou a Dilma que usou a máquina do Estado para elaborar um "Dossiê" contra a Ruth Cardoso, contra seus inimigos?
    O fato dela ser do RS não pode decidir o nosso voto. É de se esperar que Alagoas vá de Collor pelo fato dele ser de lá, mas o mesmo não é de se esperar aqui no RS. Lembre-se que ela é da turma do Olívio (pelamordedeus...), ou seja, a mais atrasada, reacionária e incompetente do Brasil.
    E temos que escolher o melhor pro Brasil, e não o melhor pro RS.
    E, o Sr. sabe, melhor do que eu, que não há nenhum tipo de comparação entre Serra e Dilma. nenhum! Serra é mais culto, capaz, competente, sério, honesto, ....
    Um abraço,
    Pedro Barth Morè - advogado - POA/RS

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/