Tão logo retorne da Europa, o secretário gaúcho da Fazenda, Aod Cunha, baterá o martelo no caso do ICMS sobre o trigo.
. Os cerealistas querem pagar 2% de ICMS, bem menos do que os 12% atuais. No Paraná, maior produtor do Brasil de trigo, o ICMS é de 2%. Serra não cobra nada em São Paulo.
. Os moinhos faturam R$ 9 bilhões por ano no Brasil, processando 9,5 milhões de toneladas, metade dos quais é produção brasileira (RS, 1,8 milhão de toneladas este ano). A dependência do trigo argentino é enorme. Os argentinos produzirão 10,5 milhões de toneladas, a metade exportável.
. O RS é o Estado com o maior número de moinhos (92) seguido do Paraná (51) e São Paulo (16). São 213 moinhos no País.
- Os preços do trigo (a safra de inverno acaba de ser colhida no RS) estão em queda. No RS, a tonelada vale R$ 420,00, 7% menos do que na mesma época do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.