A turbulência da economia mundial reduziu em 4% a venda de automóveis e caminhões na Grande Porto Alegre nos primeiros dez dias de outubro, quando o nervosismo atingiu seu ponto mais crítico. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira pelo Renavan.. Foram comercializados 2.132 veículos, contra 2.225 no mesmo período de setembro.. Apesar da diminuição dos prazos de financiamentos, houve adequação dos juros por parte dos bancos das montadoras. A taxa mensal média praticada é de 1,98%.
. Sobre esta notícia vão três explicações:
1) as vendas de veículos foram praticamente iguais ao mesmo período de setembro, com uma retração de 4%.
2) a crise reduziu os prazos de financiamento, mas em alguns casos os juros até caíram para compensar o aperto. Em alguns casos, como na compra de Fox, Space Fox, Pólo, Pólo Sedan e Beetle, o Banco Volkswagen oferece uma taxa mensal de 0,99%, contra o 1,98% praticado na venda de outros modelos. Na linha Jetta, a taxa é de 0% para quem der uma entrada de 50% e parcelar em 24 meses. Os preços dos carros praticamente não têm subido (2,03% no ano).
3) Pelo menos num dos casos investigados por esta página em Porto Alegre, a Panambra mantém as suas previsões de comercialização para 2008.
- A venda de caminhões segue aquecida e com fila de espera em alguns modelos. Entre janeiro e setembro, a venda de caminhões novos em Porto Alegre aumentou 67,4%, passando de 839 unidades para 1405 unidades.
- Para Luiz Carlos Paraguassu, diretor da Sabrico, concessionária Volkswagen de caminhões, as operações de venda continuam normais. “O Banco Volkswagen opera com a mesma taxa e 90% dos financiamento é feito através do Finame, que é uma linha repassada pelo BNDES”, comenta Paraguassu. Por enquanto, os prazos mais utilizados para a compra de caminhões são de 48 e 60 meses, revela o executivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.