Conheça a estratégia usada por Manuela para crescer em Porto Alegre

O depoimento a seguir foi solicitado pelo editor ao politicólogo Juliano Corbelini (Juliano está fazendo a campanha de Jairo Jorge, do PT, em Canoas) , o cérebro do marketing da campanha de Manuela D'Ávila, do PCdoB:

A campanha de Manuela estabeleceu-se sobre dois pilares básicos:

1) de um lado, defender a perspectiva da renovação da política na cidade, expressa na figura da candidata, na sua aliança e principalmente na sua conduta, positiva, transparente e não agressiva.

2) de outro lado, propor uma agenda de mudanças que superasse limites tanto do atual governo, quanto dos governos anteriores.

O impacto inicial dessa estratégia e desse discurso foi ampliação da audiência da cidade em torno de Manuela, que a levou a saltar nas pesquisas e as outras duas grandes campanhas a alterações de rota, no sentido de conter o nosso crescimento. O mercado eleitoral potencial de Manuela estava entre Fogaça e Rosário, o que gerava uma oportunidade, e ao mesmo tempo um risco. Tinhamos que estabelecer dois muros de contenção.

Resolvemos bem o problema de conter nosso eleitor que simpatizava com Rosário. A imagem da nossa candidata e o seu discurso político mais amplo foram decisivos pra isso. Mas tivemos defecções entre os eleitores que simpatizavam com Fogaça. Nesse grupo, estabeleceu-se uma batalha de sentimentos: de um lado, a atração pela idéia da renovação, de outro, uma dúvida natural gerada pela rápida ascenção da nossa candidata na vida pública. Essa dúvida levou um contingente razoável de eleitores a migrar para Fogaça na reta final. Mas eles não disseram "não" a Manuela, somente deram um tempo para votar mais tarde nela.

Estamos satisfeitos com a campanha, fizemos o que tinha que ser feito, com convicção e alma. Qualquer escorregão agressivo contra um lado ou outro descredibilizaria nosso discurso e a imagem de nossa candidata. Em quatro anos, Manuela saltou de vereadora para aspirante real a Prefeitura de Porto Alegre. Não me lembro de um case de competência política tão grande em nossa história recente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/