Nas redações das emissoras de TV, de rádio e de jornais, bem como nos comitês eleitorais, já circulam os primeiros boletins de boca de urna atribuídos ao Ibope.
. Os resultados foram divulgados.
. Os números indicam segundo turno entre José Fogaça e Maria do Rosário, em Porto Alegre, conforme indicavam a maioria dos institutos de pesquisa, mas Manuela D'Ávila, do PCdoB,livrou muito mais votos do que se imaginava.
Eis os tres primeiros resultados:
Fogaça, 39%.
Rosário, 23%.
Manuela, 19%.
Luciana, 9%.
Onyx, 6%.
Vera Guasso e Carlos Gomes, 1% cada um.
. Fogaça conquistou um pouco menos do que se imaginava, porque se trabalhava com a hipótese de mais de 40% dos votos, mas Rosário ficou dentro do esperado, ou seja, muito aquém da força do Partido em Porto Alegre - foi o seu pior resultado nos últimos 20 anos em Porto Alegre. Manuela surpreendeu muito, deu um susto tremendo no PT, e desmentiu todas as últimas pesquisas, já que todos os trackers dos últimos dias indicavam queda livre e isto não aconteceu. Luciana Genro também demonstrou muita força. Onyx decepcionou completamente.
. Para o candidato José Fogaça a candidata Maria do Rosário parece um oponente mais fácil de vencer, já que não existe hipótese de transmissão automática dos votos de Manuela para Rosário, o que aconteceria no caso contrário. Rosário, aliás, nem quer o apoio da coligação de Manuela, conforme avisou durante todos os dias pelas emissoras de rádio e TV. De qualquer maneira, o PPS, que acompanhou Manuela, não teria como apoiar o PT. Além disto, boa parte do eleitorado da comunista não sustenta voto ideológico, o que facilitará sua migração para um candidato como Fogaça. O problema maior parece ser Onyx, que insultou gravemente o prefeito durante toda a campanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.