. Opção mais cara do que o gás nacional, a importação de GNL em navios é necessária para garantir o abastecimento de termelétricas especialmente até 2010 e 2011, períodos em que há risco maior de falta de energia, caso as chuvas não sejam favoráveis.Segundo Foster, a decisão de investir no terceiro terminal já está consolidada na companhia. O volume de gás a ser reconvertido (do estado líquido para o gasoso) na nova unidade, porém, dependerá do resultado dos leilões de usinas da Aneel, marcados para este ano.
. Todo o GNL é destinado exclusivamente às térmicas. Isso porque o produto é mais caro e compatível com o uso das termelétricas, que só são ligadas em determinados períodos do ano por serem complementares à geração hidrelétrica.
. O terminal será instalado ou no Rio Grande do Sul ou em Santa Catarina. "Não há ainda uma decisão. Os dois Estados apresentam vantagens técnicas e econômicas", disse Foster.
. Ontem, a Petrobras assinou contrato com a BG para fornecimento de GNL ao terminal instalado em Pecém, no Ceará. O gás chegará ao país no final do mês que vem com o objetivo de realizar o primeiro teste da nova unidade, que atenderá às térmicas do Nordeste -região do país que mais sofre com a falta de suprimento de energia.
. Inicialmente, a BG entregará entre 75 mil metros cúbicos a 125 mil metros cúbicos por dia -volume que dependerá das térmicas estarem ou não em operação. A Petrobras tem contratos de suprimento de GNL com a Shell e mais duas empresas, cujos nomes não revela.
. A estatal alterou todos os contratos com as distribuidoras de gás neste ano e introduziu uma modalidade "interruptível" de venda do gás, cujo suprimento pode ser cortado a qualquer momento. O modelo é destinado a atender às termelétricas, que não utilizam o produto continuamente.
. As informações acima são do jornal Folha de S.Paulo.
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