Exportação de carne bovina brasileira deve cair 20% em 2008

As exportações de carne bovina do Brasil deverão encerrar 2008 com uma queda de cerca de 20% em volume, na comparação com 2007, para aproximadamente 2 milhões de toneladas (equivalente carcaça), devido às restrições impostas pela União Européia e também à alta de preços, que está freando o consumo mundial, avaliou nesta terça-feira a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne).

. Por outro lado, a mesma alta de preços deverá aumentar as divisas obtidas pelo país com as exportações neste ano em 10%, para algo próximo a 5 bilhões de dólares, na comparação com o ano passado.

. Pelo menos desde 2001, quando o Brasil exportou 901 mil toneladas, as exportações brasileiras têm crescido e registrado seguidos recordes, com o país se consolidando nos últimos anos como o maior exportador mundial.

. A redução nas vendas para a União Européia, que limitou no começo do ano o número de fazendas que podem fornecer gado para os frigoríficos que exportam para a Europa, também está sendo sentida nas exportações brasileiras.

. Apesar da queda expressiva em volume, a Abiec avalia que isso seja uma situação mundial, com os preços limitando o consumo. Com base nisso, o presidente avalia que o país deve manter a sua posição de liderança nas exportações à frente da Austrália
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/