Endividamento das famílias bate recorde e acende alerta para empresas e investidores

O comprometimento da renda das famílias com dívidas chegou a 28,85% em setembro, maior nível desde 2022, segundo dados do Banco Central. A inadimplência das pessoas físicas também atingiu recorde em agosto, próxima de 6%, aumentando a preocupação com o consumo e a qualidade do crédito.

Para o diretor de investimentos da Zelen Family Office, Raphael Cordeiro, o cenário pode afetar especialmente empresas dependentes do mercado interno. Com mais renda comprometida, consumidores tendem a reduzir compras, enquanto companhias podem enfrentar menor receita, maior inadimplência e pressão sobre o caixa.

Cordeiro alerta ainda para os riscos no mercado de crédito, diante do avanço das recuperações judiciais, que já superam 6 mil empresas em recuperação ativa no primeiro semestre de 2026. Segundo ele, investidores devem priorizar empresas com boa liquidez, baixa alavancagem e balanços resilientes, além de diversificar os investimentos. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

5 comentários:

  1. Enquanto isso...

    Não vou com a cara dessa muié... mas acho que ela tem uma boa dose de razão:

    "Gleisi compara Flávio Bolsonaro a Collor: 'Vende sonhos e vai entregar pesadelos'"

    Além do mais, a tchurma do Flávio tá de salto alto. Isso é mutcho perigoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk é o RELINCHADOR q volta disfarçado. Perdeu mané.

      Excluir
    2. Pesadelos para a tua quadrilha ! A turma do assalto dos aposentados. Kkkkkk

      Excluir
  2. É só mais uma das bombas que vão ficar para o próximo governo.

    ResponderExcluir
  3. trabalhador arrochado....endividado até o pescoço.... chupa petralhas....

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/