Leite sobe no carro de som e diz o que tem feito para ajudar na atual crise do agro

O governador Eduardo Leite participou, na tarde desta quarta-feira, de manifestação organizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS) em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre. Leite discursou de cima de um carro de som e reafirmou o compromisso do governo do Estado com a agricultura familiar e os produtores rurais gaúchos. Falando de cima do carro de som, Leite destacou que a pauta é “justa e legítima” e ressaltou o histórico de diálogo produtivo com a entidade.

Eduardo Leite apresentou um balanço do que já conseguiu implementar para ajudar o agro (CLIQUE AQUI para saber) e contou como tem pressionado o governo lulopetista e quais os resultados que já conseguiu e acha que ainda conseguirá (CLIQUE AQUI para saber quais as ações sobre as quais falou Leite).

Copom decide manter a taxa básica de juros em 15%

Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a Taxa Selic, juros básicos da economia, em 15% ao ano. 

A decisão era esperada pelo mercado financeiro.

Em comunicado, o Copom não deu pistas de quando deve começar a cortar os juros. Assim como na última reunião, repetiu que o cenário atual está marcado por grande incerteza, que exige cautela na política monetária, e que a estratégia do BC é manter a Selic por bastante tempo.

RS terá dia de sol e temperatura amena nesta quinta-feira

A MetSul Meteorologia informa que nesta quinta-feira  o sol aparece com nuvens em todas as regiões. É o caso de Porto Alegre, neste momento, 8h30min.

O boletim da empresa revela que avançarão áreas de instabilidade isoladas do Uruguai para regiões  perto da fronteira e da Campanha com chance de chuva, mas tudo muito isoladamente.

O dia começou com marcas agradáveis na maioria das cidades e a tarde será quente. 

Em Porto Alegre, a temperatura oscilará  entre 18ºC e 30ºC e em Caxias do Sul entre 14ºC e 26ºC. Já em Uruguaiana, as marcas oscilam entre 18ºC e 32ºC e Santa Maria entre 14ºC e 32ºC.


Hugo Motta notifica Eduardo Bolsonaro sobre perda do seu mandato

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, notificou o deputado Eduardo Bolsonaro sobre o processo administrativo contra ele que pode determinar a perda do mandato por número de faltas. Ele tem 5 dias para se defender.

Em março deste ano, Eduardo Bolsonaro pediu licença do mandato por 120 dias e foi morar nos Estados Unidos com a família. Ele alegou perseguição política. Desde o dia 20 de julho, quando a licença terminou, o deputado não comparece às sessões.Nas redes sociais, o deputado alega que foi para os Estados Unidos para não ser preso pelo regime autoritário. Ele também criticou o ministro Flávio Dino, que bloqueou o pagamento das suas emendas parlamentares, mesmo estando em pleno exercício do mandato, o que comprova as perseguições ilegais de que é vítima. 

Saiba como ficou o Marco Legal Antifacção, aprovado ontem pelo Senado

Foto de Waldemar Barreto, Senado.

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, o projeto que cria um novo marco legal para o enfrentamento ao crime organizado no país. O texto reformula a proposta aprovada pela Câmara, em novembro. A versão do relator, senador Alessandro Vieira (foto ao lado), ao PL 5.582/2025, do Poder Executivo, retorna para análise dos deputados. 

Um dispositivo incluiu a ordem para cobrar imposto sobre apostas pela internet.

O senador retirou do texto a classificação do PCC e CV como organizações terroristas, trecho incluído na Câmara.

O texto aumenta as penas para integrantes de grupos criminosos: líderes podem receber condenações de até 60 anos, com previsão de aumento de penas em casos específicos para até 120 anos, segundo o relator. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Glauber Braga escapa da cassação, mas toma 6 meses de suspensão

 Por 318 a 141, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou a suspensão de 6 meses do mandato do deputado Glauber Braga (Psol-RJ) por quebra de decoro parlamentar –em abril de 2024, Glauber agrediu e expulsou da Câmara um integrante do MBL (Movimento Brasil Livre), Gabriel Costenaro. O placar foi de 318 votos a favor e 141 contra.

O deputado seria expulso, mas o Psol negociou pena menor com o Centrão.

Glauber Braga enfrenta outro processo de cassação, já que o Conselho de Ética examina os atos de violência protagonizados por ele ao ocupar a cadeira do presidente da Câmara.

Câmara derrota de novo o STF e decide manter o mandato da deputada Carla Zambelli

A decisão desautorizou o STF e a própria Comissão de Constituição e Justiça da Casa, ambos determinados a cassar o mandato da deputada, presa na Itália, neste caso em função de um processo de extradição pedido pelo ministro Moraes. 

A Câmara decidiu manter o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) nesta quinta-feira. Apesar dos 227 votos favoráveis e 170 votos contrários, os deputados não atingiram o mínimo de 257 votos para validar a cassação da deputada, que está presa na Itália desde 29 de julho.  

A Casa iniciou o processo de cassação depois que o STF determinou a perda do mandato. Zambelli foi sentenciada a mais de 15 anos em duas condenações do STF (Supremo Tribunal Federal).

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/