Opinião do editor - Moraes, agora, ameaça até bancos americanos. Para contê-lo, só com impeachment.
É ameaça.
E mais:
- Moraes avisou que punirá também bancos americanos que nas suas agências brasileiras fizerem o mesmo.
O único caso de sanções aplicadas pela Lei Magnitsky é do ministro, portanto ele fala em causa própria.
Alexandre Moraes não se contém e não é contido nem por seus pares, até pelo contrário.
O único modo de contê-lo, restabelecendo a ordem e a paz é cassá-lo através de impeachment, levando adiante uma das propostas já existente no Senado.
Dica política - Quem não tem nada, se empolga com pouco (CPMI do INSS), por Cláudio Spritzer
Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre.
Dica do editor - CPMI do INSS mal começou. e já fustiga governo Lula. Frei Chico terá que depor.
Instalada esta manhã, a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS já recebeu mais de 100 requerimentos de parlamentares. Entre os pedidos, estão quebras de sigilos bancário, fiscal e telemático, além de convocações e convites a autoridades e ex-integrantes do governo. O blog O Antagonista dia que os requerimentos apresentados até o momento incluem solicitação de quebra do sigilo telemático de Alessandro Antônio Stefanutto, que presidiu o INSS entre janeiro de 2023 e julho de 2025, e do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi. Outros nomes aparecem na lista. Foi requerido o acesso aos dados bancários e fiscais de Aristides Veras dos Santos, presidente da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), de 2019 a 2025, e de José Carlos Oliveira, ex-presidente do INSS e ex-ministro do Trabalho e da Previdência, no intervalo entre 2021 e 2025.
Também foi apresentado requerimento de convocação de Frei Chico (José Ferreira da Silva), vice-presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados e Idosos).
CCJ do Senado aprova voto impresso auditável no projeto da nova Lei Eleitoral. Agora é com o plenário.
O voto impresso foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) durante a votação do projeto do novo Código Eleitoral (PLP 112/2021). O texto segue para o plenário com pedido de análise em regime de urgência. E o destaque da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) também foi aprovado. Com isso, a reserva de 30% de candidaturas femininas está mantida junto com a reserva de 20% das cadeiras nas assembleias legislativas, nas câmaras municipais e na Câmara dos Deputados.
Governo do Paraná anuncia redução de 45% na alíquota do IPVA
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), pré-candidato à presidência da República em 2026, anunciou nesta quarta-feira uma redução de 45% na alíquota do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). A informação foi divulgada pela CNN Brasil.
Segundo o governo estadual, a alíquota atual de 3,5% cairá para 1,9%, tornando-se a menor do país. O projeto de lei ainda será enviado à Assembleia Legislativa.
A medida deve alcançar cerca de 3,4 milhões de proprietários de veículos, o que corresponde a 83% da frota tributada no estado, estimada em 4,1 milhões de unidades
Advogado Jeffrey Chiquini manda sacar dinheiro do Banco do Brasil. Saiba por que razão.
O advogado fez este alerta, esta manhã, na Rádio AuriVerde, Bauru, SP.
Dica do editor - Veja análise de Paulo Moura sobre a derrota do governismo na CPI do INSS
Paulo Moura é cientista político e editor do Canal Dextra, que aceita assinantes.
Oposição une-se a franjas do Centrão e derrota o governo Lula na CPI do INSS
Em menesagem ao editor, o deputado Luciano Zucco comemorou a vitória e disse que a CPMI vai pegar os corruptos que roubaram os aposentados do INSS.
A Oposição uniu-se a franjas do Centrão e, hoje, há pouco, no Congresso, derrotou a indicação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e elegeu o senador Carlos Viana (Podemos-MG) como presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura desvios do INSS.
O governo do PT, o presidente do Senado, David Alcolumbre, e o presidente da Câmara, Hugo Motta, foram derrotados por 17 a 14. Após o resultado, Viana rejeitou a indicação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para a relatoria do colegiado e escolheu o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) para a função. Gaspar é alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi relator da proposta que suspendeu parte da ação penal contra Alexandre Ramagem (PL-RJ) por tentativa de golpe de Estado.
Opinião do editor - Mídia venal faz fake news também quando sonega a informação principal
No último título da imagem ao lado, o Correio do Povo informa que a aprovação ao governo Lula cresceu.
É meia verdade, porque o jornal não diz em relação a que valor anterior houve o crescimento, sonegando a informação de que Lula foi desaprovado pela maioria dos brasileiros, segundo a mesma pesquisa Quaest.
Ou seja:
O Correio do Povo, como quase toda a mídia, desinforma propositadamente para atender seu maior anunciante, mas também o maior influenciador das decisões do controlador do jornal, no caso a Igreja Universal do bispo Edir Macedo.
Dica do editor - Use o Whats e reserve, agora, seu próximo evento no Bier Markt. O Bier abrirá para o público, hoje, 17h.
RESERVAS PARA EVENTOS
Festas, aniversários, formaturas, jantares: celular e WhatsApp para usar agora -
99388-2401
99388-7265.
ABRE HOJE.
Dica do editor - Veja, esta noite, "WeCrashed", na Apple TV+
CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta série.
Será instalada, hoje, a CPMI chapa-branca do INSS
A correlação de forças na comissão indica uma vantagem para a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, reduzindo a margem de manobra da oposição. O colegiado será composto por 15 senadores e 15 deputados. Até agora, 27 vagas de titulares já foram preenchidas: apenas oito com nomes da oposição. Entre os senadores, quatro são oposicionistas. Entre os deputados, o quadro é semelhante. No comando da comissão, as indicações ficaram com parlamentares de confiança dos presidentes das duas Casas. O senador Omar Aziz (PSD-AM), aliado de Davi Alcolumbre (União-AP) e de Lula, presidirá o colegiado, enquanto a relatoria coube ao deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), próximo de Hugo Motta (Republicanos-PB).
Artigo, especial, Alex Pipkin - O coletivismo é a filosofia bondosa do fracasso
Alex Pipkin, PhD
Sou um opinador compulsivo, uma espécie de viciado em ideias. Incapaz de guardar silêncio. Talvez fosse mais prudente calar. Mas confesso: seria um tédio. Escrevo porque vejo como missão desmascarar o grande truque do nosso tempo, a mais elegante das farsas políticas: o coletivismo. Essa filosofia tem a resistência das ervas daninhas. Mesmo cortada, renasce, com novos slogans e velhas promessas.
E como seduz! O coletivismo se apresenta com os trajes mais nobres: solidariedade, pertencimento, boa consciência. Nada soa mais sublime do que “fazer o bem ao próximo”.
(...)
Na prática, o coletivismo opera um truque vulgar: transfere recursos de quem cria para quem nada produz.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Bolsa e dólar operam em queda
Bolsa e dólar operam em queda na manhã de hoje.
10h34min
Bolsa, -0,14%, 134.237 pontos
Dólar comercial, -0,44%, R$ 5,4750 para venda
Artigo, especial - Quando o silêncio vira prejuízo
Este artigo é do "Observatório Brasil Soberano"
Durante meses, os bancos e a Faria Lima assistiram, em silêncio, ao uso do aparato judicial como ferramenta de perseguição política. Viram o avanço de medidas questionáveis, o atropelo de garantias legais, a naturalização de decisões que colocavam em xeque a previsibilidade institucional — e seguiram como se nada estivesse fora do lugar.
(...)
Agora, diante da possibilidade concreta de que o Brasil entre no radar de sanções internacionais — como prevê a Lei Magnitsky, por exemplo —, a reação do mercado vem com pressa. Cotações oscilam, setores se agitam, rela tórios começam a mencionar o que antes era tratado como exagero. O que antes era “narrativa” passou a ser risco regulatório real.
Mas é tarde para alegar surpresa.
CLIQUE AQUI para ler tudo.
Recomendado - Reserve seu próximo evento, agora, no Bier Markt. Use o Whats. Abre para o público, hoje, a partir das 17h
RESERVAS PARA EVENTOS
Festas, aniversários, formaturas, jantares: celular e WhatsApp para usar agora -
99388-2401
99388-7265.
ABRE HOJE.
Dica do editor - Saiba por que o Plano Clima penaliza duramnte o produtor rural. Live com Antonio Cabrera e Daniel Vergara.
Antonio Cabrera é ex-ministro da Agricultura
Dica de artigo, deputado Claudio Branchieri - Adultização, hipocrisia e censura: o que realmente está em jogo
O professor Claudio Branchieri, deputado estadual e economista, RS.
Este artigo é publicado no jornal Correio do Povo de hoje.
Na última semana, o Brasil foi tomado por uma justa indignação: o caso de erotização infantil em redes sociais ganhou repercussão nacional após o vídeo-denúncia do influenciador Felca, revelando uma realidade cruel que há anos vem sendo ignorada. Chamam de “adultização”, mas o nome verdadeiro é pedofilia — crime hediondo, repugnante e que exige punição exemplar. A única resposta aceitável a um pedófilo é a prisão. Mas não é isso que estamos vendo.
Diante da comoção pública, o governo Lula preferiu ressuscitar uma pauta antiga: a regulação das redes sociais.
A verdade é que o Brasil já possui leis, estruturas e orçamento para combater crimes como esse. O que falta é vontade política.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Projeto da Pedofilia - Oposição alerta para censura das redes sociais e confronto com os EUA
- Ao colocar em votação, de forma açodada e sem o devido debate, o chamado “projeto de adultização das crianças”, a Câmara dos Deputados empurra o Brasil para a linha de fogo contra os Estados Unidos.
Denuncia Zucco, em tom bastante forte:
- O governo e a esquerda estão se aproveitando de uma pauta legítima — a proteção das crianças e adolescentes — para impor, às pressas, um verdadeiro cavalo de Troia: a censura às redes sociais e o controle das plataformas digitais. Essa manobra não engana ninguém. O objetivo é calar vozes, perseguir opositores e restringir liberdades fundamentais.
CLIQUE AQUI para ler toda a nota.
Elon Musk engrossa investigação de Trump sobre arbitrariedades de Moraes e do STF contra o X
Este material é da Folha Política.
Dica do editor - Dmae, Porto Alegre, abre canal inédito de WhatsApp para uso dos seus clientes
Desde ontem, dia 19, os clientes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) contam com um novo canal de atendimento. Pelo WhatsApp, no número (51) 3289-9156, é possível solicitar serviços da área comercial, como emissão da segunda via da fatura, consulta de pagamentos e histórico de consumo, além da emissão de certidões negativas de débitos.
CLIQUE AQUI para saber mais e conhecer todos os canais.
85 manifestantes lulopetistas protestaram, ontem, diante do consulado dos EUA em Porto Alegre
85 manifestantes arrebanhados pela esquerda lulopetista protestaram, ontem, diante do consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre.
O público lulopetista está inconformado com o tarifaço e as punições impostas pelo presidente Trump a Moraes e mais 7 ministros do STF.
O protesto foi pacífico.
Eduardo Leite sobe de novo ao palco e fala sob as luzes da ribalta do Cosud, Curitiba
Eduardo Leite, que é candidato a candidato ao Planalto, marcou sua participação, na terça-feira (19/8), na Conferência da Mata Atlântica Paraná 2025, que integrou a programação do 13º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), em Curitiba.
Durante o evento, os governadores definiram as diretrizes da Carta de Curitiba, documento que reúne as principais demandas comuns para a proteção do bioma Mata Atlântica e que deverá ser apresentado oficialmente ao final da conferência. O texto vai projetar a pauta no debate internacional sobre preservação ambiental, tendo como marco a COP30, em novembro, em Belém (PA).
Nova presidência do Cosud - O encontro marcou ainda a passagem da presidência rotativa do Cosud, que foi transferida ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
Petrobrás manda construir quatro navios em Rio Grande, RS, gerando 1.500 novos empregos
A Petrobras assinou, nesta terça-feira, o contrato para início da construção de quatro navios, que fazem parte da estratégia de renovação da frota da companhia.
As obras podem ser iniciadas pela Ecovix, dona do Estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul. O acabamento e comissionamento das unidades será feito pelo Estaleiro Mac Laren, de Niterói, região metropolitana do Rio.
A Ecovix informou que as obras gerarão pelo menos 1.500 empregos em Rio Grande.
Câmara poderá votar, hoje, censura brutal nas redes sociais
A Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para o projeto de lei que cria regras para a proteção de crianças e adolescentes durante o uso de aplicativos, jogos, redes sociais e outros programas de computador. CLIQUE AQUI para conhecer a íntegra do projeto.
É censura apoiada alegremente pelo lulopetismo, que fala em "adultização", quando se trata de pura e simples pedofilia. A oposição votará contra, caso não ocorram mudanças, o que dificilmetne acontecerá.
O Projeto de Lei 2628/22 estipula obrigações para os fornecedores e garante controle de acesso por parte dos pais e responsáveis. Com a aprovação da urgência, o projeto poderá ser votado no Plenário sem passar antes pelas comissões. O presidente da Câmara, Hugo Motta, já anunciou a intenção de votar a proposta nesta quarta-feira (20), logo após a comissão geral que vai debater o tema no Plenário
CLIQUE AQUI para saber como o governo lulopetista enxerga esse projeto de censura.
Efeito Dino derruba a Bolsa e bancos perdem R$ 41,9 bilhões em valor de mercado num só dia
O tombo de grandes bancos na bolsa de valores de São Paulo, a B3, fez o Ibovespa cair drasticamente, nesta terça-feira (leia nota, abaixo).
A agência Reuters informa que as ações BANCO DO BRASIL ON desabaram 6%, enquanto ITAÚ UNIBANCO caiu 3,05%, BRADESCO PN cedeu 3,43%, SANTANDER BRASIL UNIT perdeu 4,88% e BTG PACTUAL UNIT recuou 3,48%.
É tudo sob o Efeito Dino, no caso as erráticas decisões do ministro Flávio Dino para proteger seu colega Moraes dos efeitos da Lei Magnitsky, prejudicando os bancos brasileiros.
Em decorrência das tensões, os bancos brasileiros perderam R$ 41,9 bilhões em valor de mercado, de acordo com o site E-Investidor.
Bolsonaro lidera corrida eleitoral no Tocantins: Bolson aro, 41,5%; Lula, 31,9%. Michelle também ganha de Lula.
Na pesquisa de intenções de votos que publica o Paraná Pesquisas, o ex-presidente Jair Bolsonaro lidera com folga a disputa no primeiro turno:
Jair Bolsonaro (PL) – 41,5%; Lula (PT) – 31,9%; Ronaldo Caiado (União Brasil) – 8,7%; Ciro Gomes (PDT) – 5,3%; Ratinho Junior (PSD) – 3,0%; Renan Filho (MDB) – 0,2%; nenhum/brancos/nulos – 5,4%; não sabem– 4,0%....
No caso de uma hipotética candidatura de Michelle Bolsonaro, ela também livra vantagem sobre Lula, mas o resultado configura virtual empate técnico:
Michelle, 32,5%
Lula, 32,3%
Boeing militar americano esteve, ontem, em Porto Alegre e gera muita especulação
Diz a matéria assinada por Carlos Martins:
O jato, matrícula 00-9001, não exibe o registro em sua fuselagem totalmente branca. Trata-se de um Boeing 757-200 vinculado ao 150º Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea Americana. Esse esquadrão é responsável pelo transporte de equipes de ação rápida do Departamento de Estado, normalmente compostas por diplomatas, agentes especiais, militares de elite e pessoal de inteligência da CIA.
CLIQUE AQUI para saber mais.
CLIQUE AQUI para ler o material diretamente no AeroIn
Bolsa despenca e dólar sobe sob Efeito Dino
Já a Bolsa de Valores caiu 2,10%. A queda foi puxada pelas perdas das ações dos principais bancos brasileiros, como BTG Pactual (-4%), Itaú (-3,5%), Bradesco (-3,5%) e Banco do Brasil (-5,5%).
Efeito Flávio Dino
A oscilação do mercado é atribuída às tensões envolvendo Brasil e Estados Unidos e à aplicação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).Na segunda (18/8), o ministro Flávio Dino, do STF, indicou que empresas podem ser punidas no Brasil caso apliquem sanções contra Moraes, seguindo determinação do governo de Donald Trump. Isso inclui a Lei Magnitsky, dos Estados Unidos, usada pelo governo de Donald Trump para retaliar Moraes devido à sua atuação no processo criminal que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta no STF.
CLIQUE AQUI para ler mais.