Entenda o caso do professor petista da UFRJ que quer guilhotinar a filhinha de Roberto Justus
O líder da Oposição na Câmara, Luciano Zucco, decidiu pedir a convocação do publicitário Sidônio Palmeira, Secom, para que explique o gabinete de ódio que montou e que ensejou ameaças como esta do professor.
Trump adverte caçadores de Bolsonaro, Eduardo diz que vem mais pela frente e Lula critica Trump
- Deixem Bolsonaro em paz.
Em inglês castiço, caixa alta, Trump escreveu o seguinte:
- Leave Bolsonaro alone.
A nota diz que o ex-presidente brasileiro é vítima de uma "caça àsbruxas" e avisou que "está acom,panhando o caso de perto".
Em Washington, o deputado federal Eduardo Bolsonaro informou que a nota terá desdobgramentos imediatos. Supõe-se que se trata da imposição de sanções contra o ministro Alexandre Moraes, mas não só.
Lula acusou o golpe e reagiu de imediato, usando sua linguagem rasteira de falastrão:
- Não admitimos interferências estrangeiras.
Irã, aliado carnal do governo do PT, já tinham dito algo parecido.
CLIQUE AQUI para ler a nota de Trump.
Sala do Empreendedor bate recorde de rapidez na abertura de novas empresas em Porto Alegre
A redução no tempo de abertura é resultado de diversas melhorias implementadas pela equipe técnica da Sala do Empreendedor. Entre as ações destacam-se a revisão e otimização dos fluxos de processos, além de uma constante desburocratização de procedimentos, o que permite maior eficiência na tramitação dos pedidos. Essas estratégias refletem uma preocupação em simplificar a vida do empreendedor e estimular a criação de novos negócios na cidade.
Nos primeiros seis meses de 2025, a Sala do Empreendedor registrou a abertura de aproximadamente 25,6 mil novos negócios em Porto Alegre. O setor de Serviços lidera esse cenário, com empresas voltadas para Promoção de Vendas, Beleza, Construção Civil e Organização de Eventos. Logo depois, vêm os setores de Comércio e Construção Civil, indicando um ambiente cada vez mais dinâmico e receptivo ao empreendedorismo na capital gaúcha.
Entrevista, deputado Luciano Zucco - A nota de Trump signfica um alerta claro para os que perseguem Bolsonaro.
A declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em defesa de Jair Bolsonaro, representa apenas um gesto de solidariedade pessoal ?
Trata-se de um alerta claro. Quando um aliado estratégico como Trump expressa publicamente sua preocupação, é porque a situação brasileira já rompeu as barreiras da política doméstica e se tornou um caso de repercussão internacional.
Por que razão ?
Bolsonaro está sendo alvo de um processo que reúne traços claros de lawfare: uso seletivo da lei para fins de perseguição política.
Trump conhece a situação brasileira ?
Ao se pronunciar, Trump apenas ecoa o que milhões de brasileiros já perceberam: há um cerco em curso contra Bolsonaro.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Estratégia do PT do "Nós contra Eles" vai funcionar ? É o que analisa Paulo Moura.
Paulo Moura é cientista político, Porto Alegre.
Recomendado - Vá a este workshop "Fotografia de Celular: Viagens e Retratos". Aprenda tudo em 8 módulos. Porto Alegre.
Tudo presencialmente em Porto Alegre. O editor recomenda.A fotógrafa Carla Zigon apresenta o workshop “Fotografia de Celular: Viagens e Retratos”, feito para quem quer capturar imagens incríveis usando apenas o smartphone.
Carla já formou mais de 600 alunos e é referência em fotografia mobile no Brasil.
Uma oportunidade única para levar as fotos do seu celular a sério — e se surpreender com o resultado.
Inscrições e serviço: CLIQUE AQUI.
Dica do editor - Agende seu próximo evento no Bier Markt, Porto Alegre. Use o Whats, agora.
AMBIENTE AQUECIDO.
Encomende sua reserva por WhatsApp:
happy hour, aniversário,
casamento, formatura e eventos em geral.
NÃO ABRE HOJE
Whats
Fale por texto,, áudio ou diretamente:
993882401
993887265.
Rua Barão de Santo Ângelo 487
Bairro Moinhos de Vento
Artigo, especial, Alex Pipkin - A Bolsa e a Guilhotina
Alex Pipkin, professor, escritor, consultor de empresas e PhD em Administração.
No Brasil, a régua moral foi redesenhada pelos ressentidos. Não mais se mede a virtude por mérito, esforço ou honestidade — apenas por fidelidade ideológica e servidão ao “projeto”. E, dentro dessa distopia progressista, uma menina, filha de Roberto Justus, cometeu o imperdoável pecado de posar com uma bolsa de grife ao lado da mãe.
Sim, uma criança. Não discursou, não esnobou, não ofendeu. Apenas brincou de ser elegante. Como milhões de meninas fazem desde que o mundo é mundo. Mas aqui, no manicômio moral da esquerda brasileira, isso basta para que uma turba ilustrada deseje sua morte. Claro, em nome da justiça social. Doutores — não precisa ser PhD para ser um legítimo idiota —, professores, psicanalistas — os guardiões da empatia seletiva — correram às redes com as tochas digitais acesas.
Um deles, ex-integrante de governo petista, clamou por guilhotina.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Narrativa da pacificação e a polarização seletiva: o jogo duplo do sistema
A chamada “polarização” que o governo Lula reaquece (rico vs pobre, “nós contra eles”) é cuidadosamente coreografada. Serve menos para gerar conflito real e mais para mobilizar paixões superficiais, empurrando o debate para a caricatura.
Mas repare: ela só aparece quando se fala de reforma tributária, precatórios, orçamento secreto, estatais — ou seja, quando interessa tensionar para justificar mais intervenção estatal, mais tributos, mais controle. É uma polarização utilitária.
CLIQUE AQUI para ler mais.
Dica do editor - Esta noite, veja a minissérie "Olhos que Condenam", Netflix
CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta minissérie de 45 episódios. O material é do site IGN Brasil.
Traumann, ex-Secom de Dilma, diz que Hugo Mota virou líder da Oposição
Na longa e pertinente entrevista que concedeu ao jornalista Fábio Schaffner e publicada neste final de semana pelo jornal Zero Hora, o ex-secretário da Secom da presidente impichada Dilma Roussef, Thomas Traumann, faz uma análise de conjuntura sobre o novo papel que joga o presidente da Câmara, Hugo Motta: "Ele é, hoje, o líder da oposição". Como foi isto ? Traumann vai direto ao ponto:
- A origem disto foi a decisão, única e pessoal de Lula, de antecipar o período eleitoral, quando ele anunciou a reforma da renda junto com o ajuste de gastos. A partir4 daí, ele deixou claro que 2025 não existia, já era 2026.
Na entrevista, Traumann diz que o Congresso aprendeu com a eleição municipal que emendas elegem prefeitos e se elegem prefeitos, também elegfem deputados. Assim, ao fechar a torneira por quase todo este primeiro semestre, o mal foi feito. A resposta veio pela rejeição do IOF. Diz o entrevistado:
- Daqui para a frente, é só tiro, porrada e bomba.
CCJ do Senado votará, nesta quarta, o projeto do Novo Código Eleitoral
O projeto do Novo Código Eleitoral (PLP 112/2021) será votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira, a partir das 9h. O relator do projeto, senador Marcelo Castro (MDB-PI), informou que pretende protocolar o seu parecer no máximo até amanhã, terça-feira (8). Ele também disse que a matéria será levada ao Plenário assim que for aprovada na CCJ.Para Castro, o ideal seria o Senado aprovar o projeto ainda em julho. Ele lembrou que a matéria passou na Câmara dos Deputados em 2021. Como foi modificado no Senado, o projeto será enviado para nova análise dos deputados:
— Se o projeto do Novo Código for aprovado até o final de setembro [ pelo Congresso], poderá viger para as eleições de 2026.
CLIQUE AQUI para ler material do Senado sobre o projeto, com ênfase sobre as mudanças propostas no caso do uso de IA.
Mercado financeiro reduz previsão da inflação oficial para 5,18% em 2025
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – passou de 5,2% para 5,18% este ano. É a sexta redução seguida na estimativa, publicada no Boletim Focus desta segunda-feira (30), em Brasília.
Juros básicos
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 15% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom).Em ata, o Copom informou que deverá manter os juros no mesmo patamar nas próximas reuniões, enquanto observa os efeitos do ciclo de alta da Selic sobre a economia. No entanto, não descartou mais aumentos, caso a inflação suba.
.PIB e câmbio
A estimativa das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira este ano passou de 2,21% para 2,23% nesta edição do Boletim Focus.
A previsão da cotação do dólar está em R$ 5,70 para o fim deste ano.
Bolsa e dólar abrem a semana de lado
A Bolsa abriu a semana em pequena queda.
O dólar sobe levemente.,
10h45min
Bolsa, -0,275, 140.881 pontos
Dólar comercial, +0,53%, R$ 5,4532 para venda
Dica do editor - Agende seu próximo evento no Bier Markt, Porto Alegre. Use o Whats, agora.
A revista Veja Porto Alegre, já extinta, considerou Bier Markt como a melhor casa do gênero e por várias temporadas.
AMBIENTE AQUECIDO.
Encomende sua reserva por WhatsApp:
happy hour, aniversário,
casamento, formatura e eventos em geral.
NÃO ABRE HOJE
Whats
Fale por texto,, áudio ou diretamente:
993882401
993887265.
Rua Barão de Santo Ângelo 487
Bairro Moinhos de Vento
Dica do editor - Netanyahu encontra-se, hoje, com Trump. Acordo de cessar fogo em Gaza é iminente.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, já está em Washington, onde se encontra nesta segunda-feira com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Há possibilidades para um acordo de cessar-fogo em Gaza, mas Israel, ontem e hoje, bombardeou fortemente o Iêmen e o Líbano, tendo por alvos os terroristas do Houthis e do Hezzbolah.
Parlamentares confrontam e exigem que Motta não vá à audiência de conciliação de Moraes
Este material é da Folha Política.
Protesto gay denuncia a hipocrisia da reunião do Brics no Rio de Janeiro. O vídeo é de Ramiro Rosário.
O protesto nas praias de Ipanema revela a hipocrisia da reunião do Brics, iniciada ontem no Rio, tudo com a participação do governo do Irã. No vídeo a seguir, o vereador do NOVO de Porto Alegre, Ramiro Rosário, faz a análise do caso que abala a reunião de cúpula de um banco que nasceu para ser banco e que virou ferramenta nas mãos de renegados nacionais, entre os quais tiranos da pior espécie, como são os casos do Irã, Rússia e China, que fazem política anti-americana.
Juiz federal argentino poderá deportar, amanhã, 5 exilados brasileiros. Saiba quem são eles.
Amanhã, 8 de julho, em Buenos Aires, Argentina, o juiz federal Daniel Rafecas decidirá o destino de cinco brasileiros que pedem refúgio após serem condenados no Brasil "por crimes" relacionados ao 8 de Janeiro de 2023. O magistrado mantém os cinco em prisão, atendendo pedido do ministro Alexandre de Moraes, que quer que eles sejam deportados para o Brasil.
Na Argentina, estão exilados 300 brasileiros, que fugiram da perseguição política movida pelo STF, PGR e PF.
• Joelton Gusmão de Oliveira • Rodrigo de Freitas Moro Ramalho • Joel Borges Correa • Wellington Luiz Firmino• Ana Paula de Souza.
CLIQUE AQUI para saber mais.
Filipe Martins contrata Jeffrey Chiquini para evitar condenação inevitável com ou sem Chiquini
Filipe Martins, ex-assessor internacional de Jair Bolsonaro, mudou sua banca de defesa na ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Martins escolheu um advogado já familiarizado com o caso. Jeffrey Chiquini, seu novo defensor, também atua em favor de Rodrigo Bezerra Azevedo, militar do Exército apontado pelas investigações como um “kid preto” (forças especiais) que teria dado apoio ao plano de mortes contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o seu vice Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).
O que disse o advogado em comunicado:
- Desde já, reafirmamos, de forma categórica, sua inocência — a qual será devidamente demonstrada e comprovada durante a instrução processual, com início previsto para o dia 14 de julho.
Como se sabe, o julgamento é um faz de conta..
Dioca do editor - PL confirma ato público no dia 7 de Setembro. Será de novo em São Paulo e com Bolsonaro.
O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante, confirmou que o Partido prepara mesmo uma nova manifestação na Avenida Paulista com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), marcada para o dia 7 de setembro. Desta vez, o ato público não será organizado pelo pastor Silas Malafaio, que dará apoio, mas pelo PL.
O ex-presidente Bolsonaro permanece em repouso por ordem médica. Ontem, ele postou fotos da sua reclusão em casa.
Deputado Paparico Bacchi mostra o absurdo projeto de pedágio para rodovias estaduais do RS (Bloco 2)
O deputado Paparico Bachi, RS, é presidente da Frente Parlamentar contra os Pedágios.
O projeto em exame na Assembleia do RS foi apresentado no afogadilho pelo governador Eduardo Leite, que quer porque quer aprová-lo a poucos meses de renunciar ao governo para disputar uma majoritária que ele nem sabe ainda qual será. Os deputados estaduais reagem mal ao projeto do Bloco 2.
MetSul prevê semana de tempo bom e temperatura amena
A semana terá predomínio do tempo firme com temperatura perto dos valores médios históricos desta época do ano, não repetindo o frio extremo registrado na última.
É o que informas a MetSul.
Leia o resumo do que diz o boletim da empresa:
A previsão da MetSul Meteorologia indica que o sol aparece na maior parte do Rio Grande do Sul nesta segunda com amplos períodos de céu claro na Metade Norte e aumento de nuvens no decorrer do dia no Oeste e no Sul. Não se afasta chuva muito isolada no fim do dia no Oeste, entre Livramento e Uruguaiana. O começo do dia terá nevoeiro, em alguns pontos denso, principalmente no Sul, no Centro e no Leste do estado, como na Grande Porto Alegre. Em alguns locais, o nevoeiro pode persistir até a tarde ou mesmo durante toda esta segunda. Faz frio cedo com 5ºC a 10ºC na maior parte do território gaúcho.
CLIQUE AQUI para ler todo o boletim da MetSul.
Trump ameaça impor tarifas maiores para os 11 do Brics
Em meio à reunião de cúpula do Brics, que ocorre no Rio de Janeiro e que termina hoje, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou taxas extras a produtos de países que se alinhem ao grupo, formado por 11 membros. A publicação foi feita em seu perfil na rede Truth Social:
- Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics será taxado com tarifa extra de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção em relação a essa questão.
Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, compõem o Brics a Arábia Saudita, o Irã, os Emirados Árabes, a Indonésia, o Egito e a Etiópia. Mais dez países são parceiros do grupo: Bielorrússia, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietn
Começou "Agora Brasil". Guilherme Baumhardt analisa as primeiras notícias do dia.
O programa vai até as 9h.