Hugo Mota diz que anistia não está fora de pauta. Articulações visam restingir seu alcance.

Apesar da rejeição do pedido de urgência para votar o projeto da anistia e da obstrução anunciada pela oposição, o presidente da Câmara, Hugo Mota, informou que a rejeição tem prazo de validade e será rediscutida

- Os líderes querem dialogar mais, encontrar alternativas dentro do próprio projeto, e a oposição também topou continuar a conversa, mesmo enquanto mantém sua obstrução aos trabaljos da Câmara.

E prosseguiu

- Vamos seguir dialogando. Os partidos que defenderam o adiamento se dispuseram a dialogar. Os partidos de oposição também toparam dialogar sobre o mérito do projeto. Isso mostra uma luz no fim do túnel. Ninguém aqui defende penas exageradas, como houve. Há um sentimento de convergência de que algo precisa ser feito.

O deputado Sóstenas Cavalcanti, líder do PL, acha que dá para restringir o alcance da anistia, reduzindo-a exclusivamente para quem participou diretamente dos atos de 8 de janeiro, o que excluiria o rol de acusados por atores como Bolsonaro, Filipe Masartins e Braga Neto. A anistia só pegaria o andar de baixo que estee nas ruas no dia 8 de janeiro.

Microentrevista, Osmar Terra - Esta concessão de rodovias estaduais do Bloco 2 é inaceitável

A implantação do Bloco 2 dos pedágios, no sistema “freeflow” abrange 32 cidades das regiões Norte e Vale do Taquari, com 24 praças de cobrança de pedágio. Qual é o problema ?
O motorista nem sabe que está sendo cobrado. Ele passa, o computador registra, não há um posto físico para pagar. Só vai saber depois. O Bloco2 Inclui 32 municípios gaúchos da região Norte e do Vale do Taquari, com um total de 414,91 quilômetros de extensão e contemplando sete estradas (ERS-128, ERS-129, ERS-130, ERS-135, ERS-324, RSC-453 e BR-470). O edital, lançado em abril, prevê a criação de 24 praças de pedágio nessas sete rodovias, com valores que vão de R$ 5,29, o mais caro, a R$ 2,08, o mais barato.

O que há com o governo Eduardo Leite ?
O governador Eduardo Leite quer arrecadar mais e mais. Colocou num número muito grande de lugares.

CLIQUE AQUI para ler mais.


Artigo, Facundo Cerúleo - Gre-Nal: é melhor não esquecer

Sim, houve unanimidade entre comentaristas de arbitragem: o Grêmio foi prejudicado com um pênalti não marcado. PC de Oliveira, da Globo, por exemplo, não pipocou: "É muito pênalti!" E Renata Ruel, da ESPN, não fez rodeio: "O atacante do Grêmio [Aravena] dá o tapa e o jogador do Inter [Aguirre] só vai no corpo. Chega atrasado e tem contato na coxa do jogador do Grêmio. É pênalti! Isso é contato faltoso. Dentro da área, é pênalti. (...) Um lance desse é contato na coxa, que gera impacto na ação. É o que derruba o jogador, que tinha chegado antes."

O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais da CBF declarou: "O parecer técnico do Comitê Internacional é de que houve pênalti no lance citado. O defensor do Internacional/RS não toca na bola, dá uma entrada imprudente no adversário e o atinge com a perna direita dentro da área penal, fazendo-o tropeçar." O comitê é formado por árbitros de elite: Nicola Rizolli (italiano), Nestor Pitana (argentino) e Sandro Ricci (brasileiro). Resta margem a discussão?

Mas o treinador do Internacional, Roger (o diferenciado), discorda: "Não fazia sentido dar uma penalidade". 

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

André Mendonça desconstrói discurso de Moraes e Dino em plena sessão do STF.

A análise é do deputado Gustavo Gayer. Mendonça desmonta argumentos de Moraes e Dino pela quebra ampla, geral e irrestrita de todos os brasileiros que usaram a palavra "Maarielle". Precedente quebra precedentes para qualquer "fishing expedition" (pescaria de qualquer coisa) e equivale a quebrar comunicações e dados de todos os brassileiros.

Gayer mostra trechos do debate.   

Oposição reage e anuncia obstrução aos trabalhos no plenário e nas comissões da Câmara

 O líder da Oposição na Câmara, deputado Luciano Zucco, anunciou que os deputados oposicionistas entram em regime de obstrução aos trabalhos de plenário e de comissões.

"O presidente e os líderes que obedeceram ao comando feito ontem a noite por Lula, desrespeitaram 264 assinaturas pedindo a urgência ao projeto de anistia, não merecem mais o nosso respeito", disse o deputado do RS.

Zucco estava acompanhado pelo líder do PL, Sóstenas Cavalcanti.

Dica do editor - Aviação civil brasileira ultrapassa marca de 10 milhões de viajantes pela primeira vez na história

O transporte aéreo no Brasil não para de acumular recordes. Desta vez, a marca histórica foi alcançada em três indicadores do modal: movimentação de passageiros, número de voos para o exterior e quantidade de cargas transportadas por via aérea. Em março deste ano, mais de 10,2 milhões de pessoas utilizaram a aviação comercial em viagens nacionais e internacionais, resultado que representa um crescimento de 8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No mercado doméstico, a movimentação teve alta de 6%, com 7,9 milhões de viajantes. A variação positiva no mercado internacional foi ainda maior, de 15,5%, com embarques ou desembarques de 2,3 milhões de turistas.

O resultado representa um acréscimo de quase 800 mil turistas na aviação apenas no mês de março. Se considerarmos os dados do primeiro trimestre, são 2,3 milhões de viajantes a mais.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Artigo, Marcus Vinicius Gravina - Citação ou tortura

O autor é advogado, RS.

A citação só não aconteceu no velório porque o Bolsonaro ainda não morreu, como querem seus adversários e inimigos do STF.

Mas ninguém garante, mesmo que fosse o único réu do processo, que não teria prosseguimento depois de enterrado.

O ato, no mínimo desumano, cumprido por uma, dócil e educada oficial de justiça, é a confirmação de quem a ordenou estar possuído de ódio, de um ministro do STF que quer julgá-lo, por ter o inquérito da Polícia Federal, indutor  e da denúncia da PGR apontado o fato de que o ministro A. Moraes fora vítima de um complô visando a sua morte de parte do réu Bolsonaro e outros também feitos réus.

CLIQUE AQUI para ler mais.


Novo boletim médico diz que Bolsonaro piorou depois que Moraes mandou intimá-lo na UTI

Bolsonaro se irritou com ação da agente de Moraes na sua UTI. "É o Tribunal de Hitler". desabafou o ex-presidente, segundo UOL.

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou piora clínica, com elevação da pressão aterial e piora de exames laboratoriais, de acordo com boletim médico (leia a íntegra abaixo) divulgado pelo Hospital DF Star na manhã desta quinta-feira. Bolsonaro será submetido a novos exames de imagem ainda hoje. Ele permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e não tem previsão de alta.

Leia a íntegra do boletim

“O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Apresentou piora clínica, elevação da pressão arterial e piora dos exames laboratoriais hepáticos. Será submetido hoje a novos exames de imagem. Continua em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Segue com a fisioterapia motora e as medidas de prevenção de trombose venosa. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI.”

Líderes e Motta não aprovam urgência para o projeto da anistia

O jantar da traição foi ontem a noite.

Com Bolsonaro imobilizado no hospital, o Eixo do Mal volta a dominar o espetáculo.

Depois que se reuniram com Lula, ontem a noite (veja foto ao lado) a maioria dos líderes e o próprio presidente da Câmara, Hugo Motta, decidiram não dar urgencia ao projeto de anistia política.

Eles receberam pedido de Lula para darem resposta  negativa.

O requerimento de urgência ao projeto de anistia aos condenados do 8 de Janeiro não entrará na pauta de votação da semana que vai de 28 de abril a 2 de maio de 2025, mas a oposiçao avisou. que tentará novamente na próxima reunião e que reforçará sua campanha pública pela anistia.


Opinião do editor - Saiba por que o eleitorado bolsonarista não perdoa Mourão e o Exército

O senador Hamilton Mourão, Republicanos, que é também general, usou a tribuna do Senado para protestar contra o que chama de "aventureiros e valentes das redes sociais que insistem em desmerecer o @exercito_oficial e insultar os valorosos homens e mulheres que dedicam suas vidas para a sagrada missão de defender a Pátria".

O discurso do senador está no Instagram (link a seguir).

Embora sem citar nomes, Mourão refere-se ao eleitorado de corte ideológico bolsonarista, que além de criticar fortemente o o campo militar, com ênfase para o Exército, não poupa o próprio senador. Esta franja do eleitorado, que domina as redes sociais, acha que Mourão e o Exército traíram o povo e o próprio Bolsonaro na virada de governo. O senador faz crítica cerrada ao lulopetismo, defende a anistia política e alinha-se com a oposição, mas isto não parece ter sido suficiente para seus críticos oposicionistas.

CLIQUE AQUI para ouvir o discurso do senador gaúcho.

Recomendado - Bier Markt abre esta noite. Vá lá com seus amigos. E reserve para seu evento da semana que vem.

Encomende sua reserva por WhatsApp:
happy hour, aniversário, casamento,
formatura e eventos em geral.

ABRE HOJE, QUINTA-FEIRA

Whats
993882401/993887265.

BIER MARKT,
15 ANOS

Rua Barão de Santo Ângelo 487
Bairro Moinhos de Vento, o mais elegante bairro da Capital do Rio Grande do Sul, Brasil.
Porto Alegre - RS 

3 Minutos com Polibio Braga - O que Eduardo Leite faz é simulacro de política afirmativa

Esta análise é de ontem de manhã e refere-se ao decreto de Eduardo Leite que estabelece cotas para trans, negros e índios, tudo nos casos de concursos públicos estaduais, inclusive para a Brigada Militar.

Banco Mundial decide apoiar ações de gestão climática dos governos do Sul

Foto de Maurício Tonetto, Secom do RS.

Os governadores do sul e do Mato Grosso do Sul, reunidos ontem em Brasilia, assinaram um memorando de entendimento com o Banco Mundial para a criação de um sistema integrado de monitoramento climático e gestão de riscos, além do avanço em temas estratégicos como segurança nas fronteiras, infraestrutura logística e criação de um fundo constitucional para a região.

O projeto prevê a criação de um sistema unificado de dados hidrometeorológicos, protocolos interestaduais de atuação e estruturação de governança conjunta entre as defesas civis dos quatro Estados. Também está prevista a possibilidade de uma linha de crédito específica do Banco Mundial para ações emergenciais em desastres climáticos.

CLIQUE AQUI para saber mais detalhes.

Dica do editor - A partir de hoje, aposentados e pensionistas do INSS começam a receber 1a. parcela do 13o

Cerca de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta quinta-feira (24) a primeira parcela do décimo terceiro salário. Feito de forma escalonada, conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS), o pagamento vai até 8 de maio. Com a previsão de injetar R$ 73,3 bilhões na economia, a antecipação do décimo terceiro do INSS será paga em duas parcelas. A segunda parcela vai de 26 de maio a 6 de junho. As datas são definidas com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) e com base na renda do beneficiário. Quem ganha apenas o salário mínimo começa a receber antes de quem recebe mais que o mínimo.

Opinião do editor - Este escândalo do INSS envolve o governo do PT e a família de Lula

O mais novo escândalo de corrupção do governo Lula envolve roubalheira calculada em R$ 6 bilhões, toda ele compreendendo uma quadrilha de servidores públicos e sindicalistas, basicamente, que tungaram durante os últimos 3 anos os parcos valores de aposentadorias e pensões do pessoal que recebe dinhçeiro do INSS.

A Polícia Federal botou 700 homens nas ruas, ontem, para pegar os bandidos.

Pelo menos três nomes reluzentes no sujo céu do governo lulopetista estão com a bunda de fora

- O presidente do INSS, que caiu, afastado pela Justiça e não pelo governo federal nomeado lulopetista

- O irmão de Lula, Frei Chico, um dos diretores do sindicato mais envolvido nas falcatruas. Frei Chico chegou a ser investigado na Lava Jato.

- O próprio ministro Carlos Lupi, que comanda a Previdência e é líder nacional do PDT.

CLIQUE AQUI para ler mais.

RS terá quinta-feira de tempo instável e temperatura amena, diz MetSul

O Rio Grande do Sul terá tempo instável, hoje, segundo a MetSul Meteorologia.

Em áreas do Médio e Alto Uruguai, assim como na área do Chuí, pode haver chuva.

O sol permanece e permanecerá encoberto em grande parte das cidades.

O amanhecer desta quinta foi de temperatura amena. Ao longo do dia, a temperatura não deve se elevar muito, com máximas em torno de 25°C.

Dica do editor - Depois de porta arrombada, governo do PT suspende cobranças de aposentados do INSS

O governo também mandou devolver o dinheiro tungado de aposentados e pensionistas. 

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (23), a suspensão de todos os acordos de cooperação técnica que permitem que organizações da sociedade civil cobrem, de aposentados e pensionistas, mensalidades associativas descontadas diretamente dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida foi anunciada poucas horas após a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem a chamada Operação Sem Desconto, que aprofunda as investigações sobre um suposto “esquema nacional de descontos de mensalidades associativas não autorizadas” que teria descontado de aposentados e pensionistas cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Dica do editor - Ainda há tempo: 10h tem palestra sobre IA Generativa e Proteção de Dados. É grátis e on line. Inscreva-se agora.

 A Procuradoria-Geral do Município de Porto Alegre já recebe inscrições para a palestra IA Generativa e Proteção de Dados: Compliance, Riscos e Boas Práticas. É grátis. O tema será abordado nesta quinta-feira, 24, às 10h, pelo diretor da Escola do Legislativo Carioca, Rodrigo Dias de Pinho Gomes. Promovida pelo Centro de Estudos de Direito Municipal da PGM (Cedim), a palestra é on-line e gratuita. Os participantes receberão certificado. 

As inscrições devem ser feitas AQUI.

PEC da Segurança já está na Câmara. Saiba o que está proposto.

CLIQUE em cima da ilustração ao lado para entender rapidamente o conteúdo da PEC.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que vai dar celeridade à tramitação da proposta de emenda constitucional que reformula o sistema de segurança pública, a chamada PEC da Segurança Pública. A proposta foi entregue ontem.

As PECs de autoria do Poder Executivo são analisadas inicialmente na Câmara e depois seguem para o Senado.

No início do mês, Lewandowski esteve na Câmara para apresentar a proposta aos líderes partidários. 

A PEC prevê maior integração entre a União e os entes federados no combate ao crime organizado e confere status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

O governo precisa de 2/3 dos votos em duas votações, tanto na Câmara quanto no Senado.

A Oposição tem colocado restrições enormes à proposta, já que esta concentra novos e inéditos poderes de centralização federal na área.

O presidente da Câmara, Hugo Mota, no entanto, acha que tudo passará facilmente.



Senador Mourão denuncia STF por "agir com crueldade e desumanidade" contra Bolsonaro

O senador Hamilton Mourão postou mensagem de protesto contra a decisão do STF de "agir de maneira cruel e desumana ao intimar o presidente Bolsonaro em um leito de UTI".  Mourão publicou, junto, foto de uma oficial de justiça na UTI, intimando Bolsonaro. Eis a mensagem do senador:

General Hamilton Mourão
@GeneralMourao

O STF do Brasil age de maneira cruel e desumana ao intimar o Presidente
@jairbolsonaro em um leito de UTI.

Bolsonaro não oferece risco para ninguém e hoje luta pela sua recuperação.
Um pouco de respeito e solidariedade é o mínimo que esperamos!

Basta dessa perseguição!

Com dívidas de R$ 2,4 BI, 2W Ecobank entra em RJ

Após uma tentativa frustrada de negociar um acordo com os credores por meio de mediação, a 2W Ecobank decidiu recorrer ao sistema judicial. Na quarta-feira (23/4), a empresa solicitou a suspensão da execução de suas dívidas por 180 dias, referentes a um montante de R$ 2,4 bilhões. 

O pedido de recuperação judicial abrange tanto a geradora quanto a comercializadora de energia. No ano passado, a companhia ingressou com uma tutela antecipada para suspender as cobranças por 60 dias e apresentou um plano de recuperação extrajudicial. Contudo, enfrentou dificuldades para obter o apoio dos credores, especialmente do Credit Suisse, que foi adquirido pelo UBS. 

O setor de energia eólica no Brasil enfrenta desafios significativos em 2024/25, evidenciados por uma redução de 31,25% na instalação de novas usinas eólicas. Empresas estrangeiras de peso, como AES e GE, estão deixando o país ou encerrando suas operações locais, resultado de dificuldades econômicas e regulatórias. O impacto financeiro já ultrapassa R$ 1,6 bilhão, refletindo prejuízos consideráveis para o setor e para a economia brasileira. (foto ilustrativa)

Prefeitura quer menos conversa e mais apoio imediato do governo Eduardo Leite para a área da saúde de Porto Alegre

"Se não for entrega total, não tem conversa", avisa o prefeito Melo.

Na primeira reunião do Grupo de Trabalho, realizada na tarde desta quarta-feira, 23, após o governo do Estado propor assumir a gestão da média e alta complexidade em sua totalidade, a prefeitura de Porto Alegre reforçou que há dois debates distintos em andamento: 1)  Um diz respeito ao futuro da rede hospitalar, com a eventual transição da gestão plena municipal para o controle estadual, um processo jurídico e administrativo complexo. 2) O outro, mais urgente, trata de como garantir a continuidade do atendimento à população já nos próximos meses.

O município reiterou que não se trata de um problema de gestão, mas de sobrecarga financeira e estrutural. Porto Alegre mantém 18 hospitais contratualizados pelo SUS, com cerca de 500 internações diárias - metade delas de pacientes de outros municípios. Hoje, 52% das internações hospitalares na cidade são de pacientes de fora, o que pressiona o sistema local e amplia a necessidade de financiamento compartilhado.

A Capital tem arcado sozinha com grande parte desses custos.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Escândalo do INSS envolve ministro Lupi e Frei Chico, irmão de Lula. Saiba como é este novo esquema de corrupção do governo do PT.

Nas redes sociais, ninguém perdoa a família de Lula e o PT.

O governo Lula 3 repete o que fez nos seus mandatos anteriores, envolvendo-se em grosso esquema de corrupção e patifaria política, desta vez no caso da operação que envolveu 700 agentes da Polícia Federal e desbaratou uma quadrilha existente dentro do INSS e de entidades sindicais, envolvendo fraudes contra aposentados e pensionistas. Estes foram tungados em R$ 6,3 bilhões.

A roubalheira aconteceu entre 2019 e 2024.

Pelo menos três personagens estão na ponta da guilhotina: 

1) O ministro da Previdência Carlos Lupi, presidente do PDT, que pode cair a qualquer momento. 

2) O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que já caiu. 

3) O irmão de Lula, Frei Chico, que já esteve envolvido na Lava Jato, diretor de um dos sindicatos que tomava dinheiro de aposentados e pensionitas.

CLIQUE AQUI para saber como é que a CNN explica o que aconteceu.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/