Artigo, especial - Do ouro à cocaina: o papel silencioso do sistema financeiro na economia criminosa

Este artigo é do "Observatório Brasil Soberano"

A A ideia de que o sistema financeiro está isolado das atividades do crime organi zado já não se sustenta há muito tempo. Ao contrário do que se costuma repe tir, não são apenas pequenos grupos locais que operam a lavagem de dinheiro oriundo de drogas e mineração ilegal. O que se vê hoje é uma integração funcio nal entre bancos, grandes centros financeiros e estruturas ilícitas, com volumes que ultrapassam a escala de muitos orçamentos nacionais. 

A lavagem de dinheiro nunca foi de fato combatida. O que existe é a centraliza ção desse processo. A legislação global, vendida como instrumento de controle, na prática, apenas garantiu o monopólio da lavagem aos bancos autorizados. Empresas quebram, dirigentes vão presos, mas instituições bancárias seguem impunes — quando muito, pagam multas. Não faltam exemplos: o BES em Portugal, o Credit Suisse em Paris e, mais recentemente, o Banco Safra na Suíça. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

4 comentários:

  1. Clesão apanhou lá dentro, quem naõ sabe

    ResponderExcluir

  2. Brasil será território de disputa entre China e EUA, diz Leonardo Trevisan, professor de Relações Internacionais da ESPM. Segundo ele, as nossas reservas naturais e estratégias geográficas motivam cobiças das potências, que também atingem outros países da América Latina.
    https://www.youtube.com/watch?v=B2YwMAaFqVM

    Submarino nuclear é projeto mais difícil da história militar [brasileira], diz almirante Alexandre Rabello de Faria, diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha. Pra ele, o programa é uma "conquista científica" e destaca potencial brasileiro na produção de energia atômica.
    https://www.youtube.com/watch?v=rp3LyBl3_Sc

    Brasil tem que pensar e discutir programa nuclear, aponta Rubens Barbosa, ex-embaixador do Brasil em Londres e Washington. Avalia que mudanças geopolíticas abrem espaço para debate sobre capacitação e atualização de tecnologias nucleares do país.
    https://www.youtube.com/watch?v=HA3KP_63fdI

    Marinha precisa de sistema que vigie as fronteiras marítimas, diz Rabello de Faria. E aponta que a força naval deveria ter frota de submarinos nucleares para proteção da costa brasileira.
    https://www.youtube.com/watch?v=Qop208gp7yI

    ResponderExcluir
  3. O bank of Brazil deixou de operar com ouro. Assim de uma hora pra outra : puf !

    Então entregou o osso 🦴

    Então proteção de áreas indígenas é balela !!!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/