Paulo Pimenta já está em ação e governa as ações para drenar água da Grande Porto Alegre

 O ministro extraordinário da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, convocou o governador Eduardo Leite e o prefeito Sebastião Melo, além dos demais prefeitos da região metropolitana, para tratar  da drenagem das águas que invadiram os arredores da Capital e a Capital.

Pimenta pediu bombas de bombeamento de água para os governos estaduais de São Paulo, Ceará e Alagoas.

Opinião do editor - É contraditório hostilizar produtos de fora e receber ajuda de fora

O editor considera que não é de bom tom promover qualquer tipo de campanha de marketing baseada no ataque a produtos com procedência de fora, tudo para privilegiar a compra de produtos gaúchos.

Não é assim que se faz.

Empresas, governos e pessoas de fora ajudam maciçamente os interesses gaúchos, conforme todos sabem.

Existe outro tipo de narrativa para priorizar compras Made in RS.

É coisa para profissional.

Rede americana AutoZone confirma 9 novas lojas no RS

 A rede global de autopeças e serviços automotivos AutoZone, Estados Unidos, confirmou que investirá em 9 novas lojas no RS, com ou sem enchente.

E começará por Canoas e São Leopoldo, ainda este ano.

A rede tem apenas uma loja no Estado, em São Leopoldo.

Advogada Carolina Siebra defende anistia política. Ela falou na Câmara.

 Ela falou na Comissão de Segurança Pública da Câmara. Foi ontem. Carolina é diretora da Associação das Vítimas e Familiares do 8 de Janeiro, Asfav.

Artigo, Daniela Russowsky Raad - A mensagem do povo gaúcho

Este artigo é do Jornal do Comércio de hoje.

Diante da maior catástrofe climática já vivenciada pelos gaúchos, surgem verdadeiros heróis. São mais de quatrocentos municípios atingidos, mais de cem mortes, centenas de feridos e desaparecidos, além de milhares de desabrigados. 

(...)

A mensagem do povo gaúcho deve ser ecoada pelo Brasil. Deve ser celebrada, com orgulho, pela população brasileira, e utilizada como combustível de empoderamento das pessoas para a luta constante pela liberdade, pelo direito de exercer suas capacidades de desenvolvimento e reconstrução; de ser reconhecidas como seres capazes de agir e de se responsabilizar. O povo deve lembrar que é na sua força que há a competência de fazer o inimaginável, e que o poder está nas mãos de cada um dos indivíduos, e não em um ente externo.São nas circunstâncias mais difíceis que aprendemos as maiores lições.

CLIQUE AQUI para ler mais.


Sobe para 151 o número de mortos no RS. Já são 104 os desaparecidos.

Este boletim da Defesa Civil é das 12h:

 Municípios afetados: 460
Pessoas em abrigos: : 77.199
Desalojados: 538.167
Afetados: 2.281.774

Feridos: 806
Desaparecidos: 104
Óbitos confirmados: 151
Pessoas resgatadas: 76.620.

Empresas atingidas pelas águas acumulam prejuízos de R$ 500 milhões, diz prefeitura de Porto Alegre

Até este momento, 14h30min, o impacto na economia de Porto Alegre pode ser medido por estes dois números principais:

30% da capital foram atingidos diretamente pelas cheias, com impacto direto sobre 45 mil CNPJs das zonas Norte, Sul e Centro, representando 17% das empresas de Porto Alegre e 36% da força de trabalho (341 mil empregados formais).

Os números são da secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, que calcula em R$ 500 milhões os prejuízos dos empreendedores privados. 

Morreu o narrador esportivo Silvio Luiz, 89 anos

Morreu o  narrador  esportivo Silvio Luiz, 89 anos.

Ele estava internado no Hospital Oswaldo Cruz desde o início de abril, quando passou mal durante a transmissão do campeonato paulista entre Palmeiras e Santos.

E nunca mais se recuperou.

TSE adia julgamento de Moro para terça-feira

 O Tribunal Superior Eleitoral suspendeu, hoje, o julgamento que pede a cassação do mandato e a inelegibilidade do senador Sergio Moro.

Durante a sessão, foi apresentado apenas o relatório da ação elaborado pelo relator, ministro Floriano de Azevedo Marques. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, suspendeu a sessão em razão do horário e agendou nova sessão para terça-feira.

Opinião do editor - Eduardo Leite precisa lembrar ao lulopetismo que esta terra tem dono

Repelir esta intolerável intromissão federal nos assuntos constitucionalmente atribuídos ao governador, é defender os demais governadores, ameaçados por iguais avanços do lulopetismo.

A nomeação do ministro Paulo Pimenta para um cargo e uma função semelhante a de um interventor federal é politicamente intolerável, reduz a autoridade do governador em momento de crise extrema e demonstra até onde vai o assombroso avanço do governo lulopetista sobre a autonomia constitucional dos entes federados, sempre acumpliciado e aplaudido pelos comandos do STF, do Congresso e contando com o apoio da mídia tradicional bem remunerada, conduzida por redes como Globo e RBS. 

O RS sempre repudiou e odiou interventores, apesar dos aplausos dos quinta colunas de sempre.

Na semana passada, o governo lulopetista já tinha ensaiado um balão de ensaio, ao vazar o informe de que pensava decretar GLO no Estado, ânimo prontamente repelido pelo Piratini.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Voluntários que nunca deram um tiro, salvaram 3,5 mil armas que facções iriam roubar no Salgado Filho

O jornalista Silvio Milani, Grupo Sinos, acrescentou novos detalhes às informações passadas pela Polícia Federal, segundo as quais uma carga milionária de fuzis e pistolas armazenada no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, corria risco de roubo. A notícia foi de que a existência de 3,5 mil armas da fabricante Taurus ilhadas no terminal de exportação já tinha vazado para uma facção criminosa, que estaria planejando ousado ataque. Era preciso remover com urgência o arsenal das instalações alagadas.

O mais notável é que coube a voluntários a remoção da carga.

Eis o que conta Silvio Milani:

O trabalho preventivo foi feito, mas por voluntários na linha de frente, que nunca deram um tiro na vida. Sequer usaram colete à prova de balas durante as oito horas de transporte das 156 caixas de armamento, em dois barcos que eles próprios custearam.

Taurus nega ação de voluntários e diz que carga de armas foi retirada pela PF, Exército, Polícia Civil e pela própria Taurus

 A Taurus foi procurada pelo editor para confirmar ou desmentir a informação de que voluntários retiraram cargas de 3.500 armas armazenadas par exportação no aeroporto Salgado Filho.

A empresa nega tudo e atribui as fake news à forte emoção do momento:

A Taurus esclarece que a operação de retirada das armas no aeroportoa foi coordenada na parte fluvial pelo Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (COT) e na parte terrestre com veículo de transportadora credenciada pelo Exército Brasileiro, escoltada por dois veículos de segurança privada armados e acompanhada por três viaturas da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Policia Civil do Rio Grande do Sul. A conferência e manuseio das armas foram feitas por 12 funcionários da Taurus, da área de logística, devidamente capacitados. A empresa desconhece a participação de voluntários e vai levantar os fatos junto às autoridades policiais que participaram da operação.

Artigo, J. Juarez Pereira - Onde estava Deus ?

- O autor J. Juarez Pereira é administrador de empresas.

Foto do blog Litorânea,  conforme reportagem de Cleomar Diesel.

Toda vez que nos deparamos com uma catástrofe acabamos ouvindo esta pergunta aqui e ali. Geralmente de gente que professa uma fé, mas que, diante de tantas vidas ceifadas, acaba se questionando e externando sua dúvida. Aquele em que tanto acreditava: o Deus do amor, o Deus do Bem, protetor da humanidade, o Salvador.

Nestes dias que o Rio Grande do Sul está sendo devastado por uma enchente sem precedentes, que centenas de vidas foram perdidas; que milhares de casas foram destruídas; que fábrica ....

Na minha reflexão como leigo (e que procura crescer na fé!), obtive algumas respostas. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Gabriela Ritter, presidente da Asfav, defende anistia política. Ela está nos EUA.

A advogada gaúcha é presidente da Associação das Vítimas e Familiares do 8 de Janeiro, Asfav.

Este material é da Folha Política.

Dica do editor - Proposta de Mourão para quitação da dívida gaúcha não foi aprovada por apenas 3 votos

Cards como este viralizam nas redes sociais. A ênfase das críticas recai sobre Afonso Motta, PDT do RS.

A emenda apresentada pelo senador Hamilton Mourão e que previa quitar a dívida do governo gaúcho não foi aprovada por muito pouco:

33 x 30.

Na Câmara, proposta igual do deputado Van Hattem registrou resultado de 226 contr4a 213.

Nas duas Casas, as bancadas do PT e do PDT votaram contra.

A matéria principal, proposta pelo governo, foi de suspensão do pagamento da dívida por 3 anos.

EUA vão investir e comprar minerais críticos do Brasil, diz embaixadaor Bagley.

A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, informou, ontem, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, que os EUA vão comprar e investir em minerais críticos do Brasil. Minerais críticos aqueles cujo suprimento é considerado vital para o desenvolvimento econômico e tecnológico de um país, mas que enfrentam riscos significativos de escassez. Esses minérios fazem parte da construção de equipamento.

Níquel
Cobalto
Neodímio
Nióbio
Grafite....

A embaixadora afirmou que na cúpula do G20, em novembro, serão anunciados investimentos para a área de minérios do país. 

A Ponte do Povo, Nova Roma do Sul, resiste à fúria do rio das Antas

A ponte construída pela própria população em Nova Roma do Sul, RS, continua de pé, apesar das enchentes.

A ponte foi erguida pela população local, inconformada pelo prazo excessivo que o governo estadual definiu para a realização das obras.

E as obras saíram em prazo recorde.

Há forte torcida do Eixo do Mal para que ela caia, mas ela resiste apesar da fúria das águas.

A prefeitura de Nova Roma do Sul divulgou imagens que retratam a situação do Rio das Antas.

Não há registros de desabrigados ou desaparecidos no município.

Janja manda Pimenta desligar celular e ouvir fala de Lula na Unisinos

Foi ontem, na Unisinos. Veja o momento no qual Janja cutuca Pimenta, pasando o braço sobre o presidente do STF, Barroso.

Bolsonaro completa duas semanas hospitalizado. Alta poderá acontecer amanhã, mas não é certa.

Depois de procurar atendimento médico por duas vezes em Manaus, tudo entre os dias 4 e 5 de maio, Bolsonaro foi transferido para o Hospital Vila Nova Star, na zona sul da capital paulista, na noite do dia 6, onde está internado. Ele está sendo acompanhado pelo cirurgião Antônio Luiz Macedo, que o operou após a facada sofrida na campanha eleitoral de 2018, e pelo cardiologista Leandro Echenique.

O boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira, não menciona previsão de alta, mas informa que Bolsonaro "apresenta ótima evolução clínica" e segue recebendo antibióticos na veia, com "melhora progressiva do quadro infeccioso" na perna esquerda, o local acometido pela doença.

A alta poderá acontecer amanhã.

Morreu o jornalista Antero Greco, ex-ESPN

Morreu o jornalista Antero Greco, de 69 anos. Ele comandou, por anos, o programa esportivo SportsCenter na ESPN Brasil.

Antero não resistiu a um severo câncer no cérebro.

Publicidade - Hoje, em Porto Alegre, Bier Markt abre para seus clientes

Desde domingo retrasado, o Bier Markt permaneceu aberto dia e noite,  trabalhando durante o dia para operar por conta própria e com os recursos doados, insumos para montar sanduíches para os desabrigados de Porto Alegre. E fez entrega de 1000 deles por dia. 

Hoje, o pub abre também para seus clientes, a partir das 17h.

Faça sua reserva para seu happy hour, aniversário, casamento ou encontros com o pessoal do escritório ou da empresa.

Whats
993882401 / 993887265.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Localização, dicas, serviços 

www.biermarkt.com.br

Senador Mourão defende cancelamento e não suspensão dos pagamentos da dívida gaúcha por 3 anos

O senador é relator da Comissão Externa do RS. O presidente é Paulo Paim. CLIQUE AQUI para saber o que faz esta comissão criada pelo Senado.

Microentrevista, deputado Giovani Cherini - O governo do PT acha que o RS é terra de ninguém, sem governador, sem eira e nem beira

Giovani Cherini é deputado federal e presidente estadual do PL.

E esta nomeação do Paulo Pimenta para o cargo de interventor branco no RS ?
Sinceramente, espero que Lula não esteja querendo fazer da tragédia do RS palco de propaganda eleitoral para Paulo Pimenta, postulante ao governo do RS em 2026.

O que o deputado pede ?
Só não nos atrapalhem.

O governo federal confirmou nesta quarta-feira  a criação do Ministério Extraordinário da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. Estranhei o termo "reconstrução".
Não poderia haver pior escolha. 

Uma intervenção federal branca ?

CLIQUE AQUI para ler mais.

Breier faz 6 pedidos de ajuda aos advogados gaúchos. Ofício foi enviado ontem à OAB Nacional.

O ex-presidente da OAB do RS, conselheiro federal da OAB e presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Defesa dos Advogados, Ricardo Breier, mandou ofício ao presidente nacional da Ordem, Beto Simonetti, para que atue de imediato no sentido de atender pelo menos seis propostas que encaminhou para ajudar os advogados do RS, tudo em função da tragédia das águas.

Entre os pedidos está a criação de um fundo de auxílio para a advocacia gaúcha, constituído por recursos alocados pelas 26 secionais, além da criação de linhas de crédito especial na rede bancária, com ênfase para Banrisul e Sicredi-RS, para estruturação física para escritórios atingidos.

Há mais.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Em greve há um mês, professores federais poderão receber aumentos salariais de até 31%

Em greve há um mês, os professores de universidades e colégios federais receberam uma proposta de aumento de 13,3% a 31% até 2026. No entanto, os aumentos só começariam em 2025.Os índices de reajustes deixarão de ser unificados e variarão com base na categoria. Os que ganham mais terão o aumento mínimo de 13,3%. Quem recebe menos ganhará o reajuste máximo de 31%. Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), essa é a última oferta do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) aos professores de ensino superior.

Com o reajuste linear de 9% concedido ao funcionalismo federal em 2023, o aumento total, informou o MGI, ficará entre 23% e 43% no acumulado de quatro anos. A pasta ressaltou que o governo melhorou a oferta em todos os cenários e que os professores terão aumento acima da inflação estimada em 15% entre 2023 e 2026.

A Andes, que representa os professores, fará assembleias para decidir se aceita a proposta.

Dólar subiu para R$ 5,137, ontem. Bolsa ficou em 128 mil pontos.

O dólar comercial encerrou esta quarta-feira  vendido a R$ 5,137, com alta de apenas 0,12%. A moeda norte-americana acumula queda de 1,08% em maio. Em 2024, a divisa sobe 5,85%.

Bolsa
O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 128.058 pontos, com queda de 0,38%. 

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem fake news sobre ajuda federal ao RS

 A Advocacia-Geral da União pediu nesta quarta-feira às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a retirada de postagens afirmando que cestas básicas doadas e enviadas para o RS foram reembaladas com a logomarca do governo federal.

Postagens deste tipo viralizaram e eram mentirosas.

O editor conferiu e não publicou nenhuma delas.

Algumas postagens também informavam que doações federais eram embaladas com a logomarca de prefeituras, o que também era mentira.

Dica do editor - Termina hoje prazo para retirar Saque Calamidade na Caixa. Quem tem saldo, pode sacar até R$ 6,2 mil do FGTS

 Termina nesta quinta-feira o prazo para a solicitação, na Caixa Econômica Federal, do Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para quem teve danos estruturais em sua residência no temporal de 16 de janeiro deste ano no RS. Moradores cujas casas foram afetadas e que têm saldo na conta do FGTS podem sacar até R$ 6,22 mil.

Estão automaticamente habilitados a pedir o Saque Calamidade, diretamente na Caixa (via aplicativo do FGTS ou em agências do banco), conforme as condições estipuladas ali.

Moinhos voltou a fornecer. Todas as estações de tratamento de água funcionam em Porto Alegre.

Todas as 6 estações de tratamento de água de Porto Alegre passaram a funcionar, tudo em função da entrada em operação, ontem, da Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Moinhos de Vento, nesta quarta-feira. 

150 mil pessoas de 21 bairros estavam sem água desde sábado.

A estação, que fica na avenida Voluntários da Pátria 2.100, é responsável por captar a água do Lago Guaíba e bombear até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento, localizada na rua 24 de Outubro, 200. Cerca de 150 mil pessoas são abastecidos por esse sistema.

Ônibus já podem trafegar pelo corredor humanitário que liga a freeway a Porto Alegre

O corredor humanitário, que registra acesso principal à Capital, via freeway, foi ampliado e concluído nesta quarta-feira. 

Ampliado em 300 metros do outro lado da pista, o caminho facilita o tráfego de veículos para acessar a cidade. 

Além de veículos de emergências, o uso está liberado para profissionais da área médica em atividades essenciais e ônibus intermunicipais e metropolitanos.

MetSul diz que chuvas esparsas, intermitentes, pouco volumosas, voltam hoje ao RS

A chuva retorna ao Rio Grande do Sul nesta quinta, segundo o boletim mais recente da MetSul.

O amanhecer em Porto Alegre registra 8o em Porto Alegre. 

Leia o básico do boletim da MetSul:

O sol chega a aparecer com nuvens em diversas regiões, mas o tempo se instabiliza com chuva em algumas regiões, como áreas da Metade Norte. Da tarde para a noite, a chuva atinge mais áreas do Centro para o Norte gaúcho. No Oeste e no Sul, tempo firme tanto nesta quinta como na sexta. Na Metade Norte, o tempo segue instável com chuva na sexta e pode chover moderada a forte por vezes em alguns pontos. 

O mapa ao lado, mostra a chuva prevista pelo modelo alemão Icon até 9h da manhã de sábado. O modelo numérico indica precipitação mais volumosa no Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, especialmente na Serra.



Nível do Guaíba cai abaixo dos 5 metros. Vetor é de queda lenta, gradual e segura.

O tempo é instável, hoje, esta manhã, em todo o Estado. Na Capital, não chove, mas o dia começou com grossas nuvens.

Conforme medição feita esta manhã, 6h15min , no Cais Mauá, Porto Alegre o nível do Guaíba está em 4m99cm. 

Esta é a primeira vez, desde segunda-feira, que o nível fica abaixo dos 5 metros.

O levantamento foi feito pela Rede Hidrometeorológica Nacional.

O vetor é de baixa.

Não se confirmam as piores previsões, que eram de cheias piores do que as mais recentes.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/