OAB vai ao pleno do STF contra multa imposta por Moraes ao advogado de Daniel Silveira

Não é a primeira vez que  Alexandre de Moraes ataca prerrogativas dos advogados brasileiros, mas mais uma vez a OAB decide sair de cima do muro e ir para cima do ministro, contestando diretamente no pleno do STF o ato da multa de R$ 2 mil aplicada ao advogado Paulo Faria, que atua na defesa do ex-deputado federal Daniel Silveira. Conforme Moraes, Faria cometeu “litigância de má-fé” ao apresentar recursos, o que segundo o próprio advogado e a OAB é falso.

O que ensina a OAB no recurso ao STF:

- Assim como o CNMP é responsável por punir os membros do Ministério Público e o CNJ é responsável por punir os juízes, cabe à OAB a responsabilidade de punir um advogado.

Quem assina o recurso é o presidente da OAB, Beto Simonetti.

De acordo com o procurador nacional de Defesa de Prerrogativas, Alex Sarkis, todos os precedentes citados por Moraes para impor a multa são anteriores à Lei 14.752/23, que eliminou a multa anteriormente prevista no artigo 265 do Código de Processo Penal. “Em vigor desde dezembro de 2023, em mais uma vitória para a advocacia, o presidente da República sancionou a legislação, conferindo exclusivamente à OAB a competência de discutir infração ética da advocacia”, constatou Simonetti, no documento.

13 comentários:

  1. ta dificil para essa associação de adEvogados entender o que esta se passando, hein?

    sera que irao na manifestação convocada pelo presidente no RJ?

    depois pode ser tarde demais...

    se ja nao for...

    por enquanto é multa, sabe-se lá se logo nao poderá ser cadeia direto para os adEvogados, né?

    em terra de rei é assim que funciona...

    ResponderExcluir
  2. Numa DITADURA BOLIVARIANA JUDICIAL como estamos vivendo, o trabalho do advogado é criminalizado. Mandou bem a OAB, pois sabe q se passar batido todos serão enquadrados. Aqui temos censura judicial, presos políticos e CAMPO de concentração. Exilados tbm. É a tal DEMOCRACIA RELATIVA q aludiu o Tofoli. Urge atitudes.

    ResponderExcluir
  3. A acomodação da OAB já chegou as raias do absurdo!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte. Mas não esqueçam que o Tribunal é bolivariano.

    ResponderExcluir



  5. iniquidade: dr Zanin chegou a interpelar 400 vezes numa ação do descondenado

    ResponderExcluir
  6. Diriam que o "novo STF" não respeita mais as leis, recorrentemente inova e gera insegurança juridica, e pasmem, de suas próprias decisões já proferidas.

    ResponderExcluir
  7. Manda quem pode.
    O "resto" obedece.

    Chamem o Frajola.....

    ResponderExcluir
  8. O nível do líquido no copo sobe cada vez mais, e como dizia o saltador saltei do vigésimo andar, estou passando pelo décimo e está tudo calmo, sem qualquer novidade,
    O copo pode transbordar, e aí?

    ResponderExcluir
  9. Coitada da OAB que se encontra mais emasculada do que o congresso.

    ResponderExcluir
  10. Essa aí é outro órgão a serviço da Ditadura. Vão espernear, fazer notinhas e no final tomam café com o STF

    ResponderExcluir
  11. Xandaun está ficando frouxo? Onde já se viu aplicar uma multa de apenas dois mirréis?
    O Xandaun não se atualizou na legislação ou ele faz as leis em sua reluzente cabeça?

    ResponderExcluir
  12. E as ffaa cumprem a constituição

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/