Google oferece capacitação profissional gratuita para mulheres

A gigante de tecnologia Google está oferecendo gratuitamente dois programas de capacitação para mulheres. Os minicursos, que ocorrerão virtualmente no próximo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, já estão com as inscrições abertas. 

Ficou interessada? Clique no link abaixo.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem da Agência Brasil. 


Dica do editor: O Menino do Pijama Listrado

Filme da Netflix: O Menino do Pijama Listrado. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, Bruno, um garoto de oito anos, e sua família saem de Berlim para residir próximo a um campo de concentração, onde seu pai acaba de se tornar comandante. 

Infeliz e solitário, ele vagueia fora de sua casa e certo dia encontra Shmuel, um menino judeu de sua idade. Embora a cerca de arame farpado do campo os separem, os meninos começam uma amizade proibida.

Na real, O Menino do Pijama Listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. 

Porto Alegre já tem 23.018 idosos vacinados contra o vírus chinês. Fiscalização recrudesce em Porto Alegre.

A fiscalização municipal está ativa para reprimir aglomerações (menos bailes funks) e empreendimentos que abrem apesar do decreto de lockdown assinado pelo governador Eduardo Leite. A fiscalização foi ajudada, esta semana, pelo cabeleireiro Hugo Beauty (foto ao lado) que confrontou colegas cabeleireiras do Meia Hora, Nilo Peçanha, Porto Alegre, armando um tremendo barraco e exigindo que elas fechassem a casa. As colegas do cabelereiro enfrentaram o fiscal acidental e o colocaram a correr. Videos de todos os bate-bocas viralizam nas redes sociais. Mais tarde, depois do barraco, Hugo usou seu Instagram para pedir que mais gente dedurem colegas. 

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o total de vacinados acima de 82 anos chega a 23.018 em Porto Alegre. 

O número corresponde a 90,28% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinação de 25.495 pessoas dessa faixa etária na cidade. 

Idosos com 82 anos ou mais poderão ser vacinados nesta segunda-feira, 1º. Serão 21 unidades de saúde aplicando o imunizante entre as 8h e 17h. A ampliação do grupo prioritário foi possível graças ao recebimento de 21.420 doses da vacina de Oxford/Astrazeneca. Os idosos precisam apresentar documento com CPF e comprovante de residência.

CLIQUE AQUI para saber onde se vacinar em Porto Alegre.

Argentina permanece fechada para estrangeiros

No dia 27 de fevereiro a Argentina estendeu o fechamento de fronteiras para estrangeiros não-residentes até pelo menos o dia 12 de março de 2021. 

CLIQUE AQUI para ler o novo decreto.  

Fora da estação, astronautas mostram imagens ao vivo do espaço

Kate Rubins e Victor Glover, astronautas da Nasa, saíram da estação espacial para realizar reparos e melhorias no equipamento. Assista o vídeo aqui. 

CLIQUE AQUI para ver as imagens. 

Mercado Público de POA vai abrir mesmo com bandeira preta

O Mercado Público de Porto Alegre permanecerá aberto durante o período em que a bandeira preta no Rio Grande do Sul estiver em vigor. No entanto, funcionará com restrições. 

Dentre as medidas adotadas, estão a permissão de apenas 30% do quadro de funcionários. Os restaurantes deverão operar com delivery e/ou pegue e leve. Os estabelecimentos não poderão servir alimentos para serem consumidos no local. Todos que entrarem no Mercado deverão ter a temperatura aferida. As informações são do JC. 

Povo protesta diante das casas de Ibaneis Rocha e Eduardo Leite. Foi neste domingo.

Os protestos ocorreram diante da casa do governador Ibaneis Rocha, MDB, Brasília, e diante do Palácio Piratini, Porto Alegre, neste caso contra o governador Eduardo Leite.O editor recebeu vários vídeos. Um deles é igual ao que vai a seguir, do site Poder360. 

Dia Mundial de doenças raras é comemorado neste domingo

Uma campanha nas redes sociais, promovida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), vai esclarecer à população e à classe médica a importância da divulgação de informação segura sobre as doenças raras, cujo Dia Mundial é comemorado neste domingo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, para ser caracterizada como doença rara, ela afeta 1,3 pessoa para cada 2 mil indivíduos. As informações são da Agência Brasil. 

CLIQUE AQUI para ler a reportagem.   

Depois de criticar Bolsonaro e o povo gaúcho, Eduardo Leite irrita-se ao ser perguntado sobre resultados dos seus lockdowns

 Eis o trecho da entrevista concedida pelo governador Eduardo Leite na sexta-feira. Ele ficou irritado quando foi confrontado por jornalistas da Rádio Guaíba, sexta-feira, programa Agora. Os jornalistas quiseram saber dos resultados de fechamentos anteriores determinados por Leite. Ele não tinha resposta alguma sobre isto e se irritou. Leite sentiu falta dos jornalistas amestrados da RBS. Eduardo Leite criticou Bolsonaro, culpou o povo e encontrou tempo até para atacar o tratamento precoce, repetindo o chavão lulopetista e negacionista de que não existem comprovações científicas ou evidências clínicas de sucesso, quando se sabe que até o CFM autoriza o procedimento, conforme nota técnica que é do conhecimento de todos.

Governo de Santa Catarina quer mandar doentes para outros Estados e nega extensão do prazo de lockdown

Com UTIs superlotradas, Santa Catarina faz consultas para mandar pacientes para outros Estados, mas só recebe respostas negativas.

O Governo de Santa Catarina negou, hoje, domingo, a recomendação feita por seis órgãos de controle, entre Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas, que solicitavam a adoção de um lockdown total no Estado por um período de, pelo menos, 14 dias.   

O lockdown é de dois fins de semana. O deste termina amanhã, 6h.

MPs e sequer o próprio governo estadual, segundo nota dele mesmo, não possuem estudos elaborados na atual situação sanitária de Santa Catarina. 

Divertindo-se em Cancún em plena pandemia, prefeito de Floripa é denunciado e volta às pressas para SC

Depois de denunciado por se divertir na paradisíaca praia mexicana de Cancun, o prefeito de Florianópolis, Gean Lureiro, decidiu voltar. Ele cumpriu o mesmo ritual de Doria, que teve que voltar depois de ter viajado para Miami depois de ter decretado severo lockdown.

Ao lado, cenas de Cancun.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), antecipou para este sábado o retorno do México, onde permanecia em férias, sem alarde, desde a semana passada.  

Gean vem sendo criticado severamente nas redes sociais.

Ele saiu de finho da Capital de SC.

A Capital da qual é prefeito decretou lockdown (o prefeito participou da decisão via internet) e ele encontrará a saúde em colapso em meio ao momento mais crítico da pandemia no Estado.

Embora seja o vice, Topázio Neto, quem assina como prefeito pelo menos desde o dia 18 de fevereiro, o gabinete informou que Gean, oficialmente licenciado, acompanhou a situação à distância e participou de reuniões virtuais sobre a pandemia com o governador Carlos Moisés (PSL) e outros prefeitos no Estado.

Secretários municipais de POA conhecem projeto de veículos elétricos

Os secretários municipais de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, de Parcerias, Ana Pellini, e o adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, conheceram, nessa sexta-feira, o projeto da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) sobre a utilização da mobilidade elétrica. O projeto apresentado vem sendo aplicado em outras cidades e propõe soluções que podem ser adotadas tanto para micro mobilidade como de forma mais ampla.

A partir do que foi demonstrado pelo presidente da ABVE, Adalberto Maluf, o secretário Schirmer solicitou que a associação exponha experiências já desenvolvidas em outras cidades que possam embasar um modelo a ser estudado para o Centro Histórico de Porto Alegre e a Orla do Guaíba. 

“Uma das prioridades da gestão do prefeito Sebastião Melo é a mobilidade. Não temos dúvida de que o veículo elétrico veio para ficar, e quem sair na frente terá ganhos de diferentes naturezas. Vamos analisar a possibilidade de inserir essa tecnologia em Porto Alegre, sobretudo para resolver problemas de micro mobilidade”, afirmou. 

Conheça Beirute, no Líbano, sem sair de casa

*Anthony Bourdain da CNN Brasil desembarca em Beirute, capital do Líbano, um lugar problemático e apaixonante. No episódio de Lugares Desconhecidos deste domingo, o chef mostra que a capital do Líbano é um caldeirão de influências dos países vizinhos. 

O programa vai ao ar a partir das 18h30 na CNN Brasil. 

* Anthony Bourdain faleceu em 8 de junho de 2018, em Kaysersberg, no Nordeste da França. De acordo com o canal de TV CNN, a causa da morte foi suicídio.

Estado da Virgínia, nos EUA, extingue a pena de morte

O Estado norte-americano da Virgínia vai extinguir a pena de morte em todo o seu território. A decisão foi tomada no último dia 22 de fevereiro pelos congressistas estaduais. O governador, Ralph Northam, disse que vai sancionar a nova lei.

CLIQUE AQUI para saber mais. 

Família faz pedido de comida por aplicativo e é assaltada durante entrega em Porto Alegre

Uma família do bairro Assunção, na zona sul de Porto Alegre, foi rendida por dois assaltantes durante cerca de três horas. O crime ocorreu na noite dessa sexta-feira. Conforme relato das vítimas, um dos homens seria entregador de aplicativo (Uber Eats) e estava de bicicleta. Um outro indivíduo acompanhava o entregador. 

Os quatro integrantes da família foram levados pelos assaltantes ao quarto da residência e amarrados. Durante o assalto, os criminosos roubaram eletrônicos, joias e dinheiro. O caso está sendo investigado pela 6ª Delegacia da Polícia Civil (6ª DP) de Porto Alegre onde foi registrada a ocorrência. 

A Uber Eats não se manifestou sobre o ocorrido.  

Brasil tem posição melhor do que 21 Países em mortes por milhão. Melhor até que EUA, Reino Unido Itália e França.

CLIQUE em cima da tabela para ampliar e examinar melhor.

O ex-ministro e ex-secretário gaúcho da Saúde, deputado Osmar Terra, que também é médico, pediu que o editor preste atenção à tabela de mortes por milhão de habitantes.

São 1.201 mortes por milhão de habitantes no Brasil. 

O Brasil é o 22º país com mais mortes por milhão. Em 31 de outubro de 2020, ocupava o 4º lugar.

A Bélgica é o país em que o vírus chinês mais mata em relação ao tamanho da população. São 1.896 mortes por milhão de habitantes. 

O Brasil apresenta uma relação muito melhor do que Bélgica, República Tcheca, Eslovênia, Itália, Portugal, Montenegro, Estados Unidos e até França e Suécia.

São números incontestáveis.

Os leitores também podem conferir mais informações, inclusive de totalizações, nos mapas da Johns Hopkins University.

É isto.

Antiviral acelera a recuperação de pacientes não hospitalizados com o vírus chinês

Um estudo preliminar realizado por pesquisadores do Centro de Doenças do Fígado de Toronto, ligado à UHN (University Health Network) de Toronto, no Canadá mostra que um medicamento antiviral experimental permitiu a rápida recuperação de pacientes não hospitalizados com o vírus chinês. 

O medicamento, chamado peginterferon-lambda, também diminuiu a infecção comunitária, por ter cortado a fácil transmissão do vírus pelos contaminados.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem.   

Olavo de Carvalho acaba de ser internado com pneumonia nos EUA

O escritor Olavo de Carvalho informou neste sábado que contraiu uma pneumonia e está internado em um hospital nos Estados Unidos. 

Tido como guru intelectual do governo Bolsonaro, ele publicou a mensagem em um vídeo no Twitter.

Tailândia inicia vacinação contra o vírus chinês neste domingo

A Tailândia, no Sudoeste Asiático, deu início a sua campanha de vacinação contra o vírus chinês neste domingo. 

Alguns ministros e profissionais da saúde foram os primeiros a recebe a 1ª dose da CoronaVac, desenvolvida pela chinesa Sinovac.

A Tailândia recebeu 200 mil doses da CoronaVac e 117 mil doses da vacina da AstraZeneca. A CoronaVac foi distribuída para 13 províncias de alto risco, informou o Ministério da Saúde. 

A expectativa é que o país aplique 1,8 milhão de doses dessa vacina em março e abril. 

As informações são do Poder360. 

Economia: Taxa de desemprego finaliza 2020 em 13,9%, afirma IBGE

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados neste final de semana, revelam que taxa de desocupação no Brasil ficou em 13,9% no trimestre encerrado em dezembro de 2020. Em igual período de 2019, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 11,0%. 

No ano passado, a taxa de desemprego média foi de 13,5%.   

Justiça confirma decisão de juiz singular e nega recurso de Prefeitura de Porto Alegre para retomar ensino presencial

A Justiça do Rio Grande do Sul negou, no início da noite desse sábado, recurso da prefeitura de Porto Alegre para retomar as aulas presenciais na rede pública durante a pandemia do vírus chinês. 

A decisão foi do desembargador Antônio Vinicius Amaro da Silveira, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça.

Juiz singular já tinha atendido pedido do Psol e decido proibir a retomada das aulas.

Desta forma, as aulas presenciais em escolas municipais seguem suspensas enquanto durar a vigência da bandeira preta do modelo de Distanciamento Controlado, independentemente de eventual flexibilização de protocolos. O mérito da ação ainda será julgado. 

As informações são do Correio do Povo.  

Dezenas de locais são autuados em Porto Alegre e Canoas por descumprir regras da bandeira preta

As prefeituras de Porto Alegre e Canoas, na região metropolitana, realizaram ações durante a noite de sexta-feira e a madrugada deste sábado para garantir cumprimento das regras de distanciamento social da bandeira preta. No total, 22 estabelecimentos comerciais foram autuados e fechados devido a aglomerações.

CLIQUE AQUI para mais informações.  

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/