Dica do editor: Turismo em Itaipu

O turismo é um dos pilares da missão da Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Quem visitar a cidade de Foz, não pode deixar de fazer esse passeio e conhecer umas das maiores usinas hidrelétricas do planeta. 

O turista vai se impressionar com a grandiosidade de uma usina construída entre dois países (Paraguai e Brasil). A barragem de Itaipu tem 7.919 metros de extensão e 196 de metros de altura máxima. 

O passeio guiado dura cerca de 1h30min e custa R$ 42. Já estudantes pagam meia entrada. 

Secretaria da Saúde de Porto Alegre afirma que há vacinas apenas para uma semana

O vereador de Porto Alegre, Ramiro Rosário questionou a Secretaria Municipal de Saúde sobre o número de doses da vacina contra o vírus chinês disponíveis em Porto Alegre. Em sua conta oficial do Twitter, o político ainda indaga qual a previsão do estoque acabar na cidade e quando a população receberá novas doses.

Em resposta, a Secretaria de Saúde disse que hoje, há doses reservadas para idosos com mais de 83 anos e profissionais de saúde. Retiradas essas doses, o número disponível é de 11 mil doses em estoque. Segundo a pasta, esse quantitativo “deve ser suficiente essa semana”. Informaram, ainda, que o governo do Estado disse que “devemos receber novas doses na próxima semana”. 

Conforme o vereador, este assunto não pode ser tratado com previsões imprecisas, mas sim dados objetivos e claros.  “A vacinação é o maior programa de emprego e renda da nossa história. Precisamos acelerar a vacinação o máximo possível antes do inverno. Nossa cidade não suportará novas restrições na economia”, disse Ramiro. 

Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles também está infectado com o vírus chinês

O ministro Ricardo Salles testou positivo para o coronavírus nesta terça-feira. Em comunicado, o Ministério do Meio Ambiente informou que ele apresentou leve febre, mas passa bem

Brasileiros poupam dinheiro e renegociam empréstimos durante a pandemia

Diante ao cenário da pandemia, os brasileiros tiveram que se adaptar e muitas famílias acabaram consumindo menos e poupando dinheiro para pagar as contas e renegociar as dívidas antigas. 

Conforme dados do Banco Central, as concessões para composição de dívidas, quando o cliente faz acordo para unir mais de uma modalidade de crédito em uma só, tiveram um acréscimo de 72,7% em 2020. 

Com isso, o saldo do sistema financeiro aumentou em 61,1% no ano.

CLIQUE AQUI para ler a notícia na íntegra. 

As coisas que fazemos que não funcionam contra o vírus chinês

Para acelerar a reabertura das fronteiras, os países adotaram uma série de medidas, como a medição da temperatura em locais públicos, instalação de desinfecção com esteiras e até cabines. Nas residências familiares, a limpeza passou a ser central: dos sapatos, passando pelas roupas e sacolas de compras. 

Mas será que tudo isso é mesmo eficaz? 

CLIQUE AQUI para ler a matéria da CNN Brasil na íntegra.  

Ex-membro da Lava Jato ataca Gilmar Mendes: "Porcos se reconhecem pelo (mau) cheiro !"

 Ao responder infâmia lançada pelo ministro Gilmar Mendes, STF, que chamou a Lava Jato de Esquadrão da Morte, o ex-procurador federal e membro da Força Tarefa de Curitiba foi direito na jugular do acusador infame:

- Quando olho quem está contra a Lava Jato,  sei que estou do lado certo.  Como sempre dizia minha avó,  os porcos se reconhecem pelo cheiro.

Responder ao sr. Gilmar Mendes é como jogar pérolas aos porcos, mas é necessário que assim seja feito.

Nevasca em Atenas interrompe vacinação contra o vírus chinês

Nevou em Atenas e em outras regiões da Grécia, no continente europeu, nesta terça-feira. A forte nevasca interrompeu os serviços de transporte e até a vacinação contra o vírus chinês. 

A neve é comum na região de montanhas e no norte do país, mas raramente atinge a capital. 

Brasil registra 8.805.239 milhões de pessoas recuperadas do vírus chinês

O Brasil já alcançou a marca de 8.805.239 milhões de pessoas curadas do vírus chinês. O número é superior à quantidade de casos ativos (821.698) - que são os pacientes em acompanhamento médico. 

O registro de pessoas curadas já representa a grande maioria do total de casos acumulados (89,2%) As informações são do Ministério da Saúde e foram divulgadas nessa segunda-feira de Carnaval. 

CLIQUE AQUI para saber mais. 

Dados sobre o vírus chinês em Porto Alegre

Porto Alegre registra, na tarde desta terça-feira de Carnaval, 816 leitos disponíveis nas UTIs (adultos) do sistema hospitalar para todos os tipos de pacientes, inclusive portadores do vírus chinês. A taxa de ocupação corresponde a 90,87% do total de leitos. 

No momento, há 301 casos confirmados do vírus chinês e 33 sob investigação.

Fique atento: vai faltar água na zona sul da capital

A partir desta quinta-feira, por volta das 09h, poderá faltar água nos bairros Espírito Santo, Guarujá e Serraria, na zona Sul de Porto Alegre. 

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou a interligação dos Sistemas de Abastecimento Tristeza e Boa Vista, que está inserida no plano de ampliar a oferta de água tratada para as zonas Sul e Extremo Sul.


A ação vai ocorrer na rua dos Carijós, 415, e o abastecimento de água deve retornar ainda na noite de quinta.  

Sem voos: Brasileiros que estão em Portugal não conseguem voltar para o Brasil e passam dificuldades

Já tem brasileiros dormindo nas ruas em Portugal. É o que afirma uma reportagem do Jornal do Brasil. Com a suspensão de voos entre Portugal e Brasil prorrogada até 1º de março, muitos brasileiros já enfrentam dificuldades financeiras para se manter em solo lusitano. 

CLIQUE AQUI para ler a matéria na íntegra.  

General Villas Bôas diz que ministro Edson Fachin virou valentão "três anos depois" de ser peitado pelo Exército

O ex-comandante do Exército Eduardo Villas Bôas ironizou a nota de repúdio de Edson Fachin, na qual o ministro disse ser “intolerável e inaceitável qualquer forma ou modo de pressão injurídica sobre o Poder Judiciário”. Ao compartilhar uma reportagem com a crítica de Fachin a membros das Forças Armadas, Villas Bôas escreveu: “3 anos depois”.

Edson Fachin soltou uma nota de repúdio à confissão do general Eduardo Villas Bôas de que tuitou na véspera do julgamento do HC de Lula, em 2018, com apoio do Alto Comando do Exército.

Usina térmica de Uruguaiana retomou operações com gás argentino

O governo argentino anunciou neste final de semana que voltou a exportar gás natural para o Brasil. Segundo comunicado, a usina termelétrica de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, que estava fechada desde 2015, voltou a operar no último sábado, permitindo a exportação.

A usina era operada pela AES Brasil, mas foi comprada pela Saesa Solución Energética em setembro de 2020. A estrutura é ligada à Argentina por um gasoduto de 437 quilômetros e pode fornecer até 2,4 milhões de metros cúbicos de gás para o Brasil, quando o insumo não for necessário à própria Argentina.

De acordo com o governo argentino, cada dia de operação da usina pode resultar no ingresso de US$ 500 mil para o país vizinho. 

Tempestade de neve deixa milhões sem luz no Texas, Estados Unidos

Uma nevasca deixou milhões de residências e empresas sem luz no Texas, nos Estados Unidos. A queda de energia ocorreu na manhã dessa segunda-feira. 

As péssimas condições climáticas também interromperam as viagens dos americanos durante o fim de semana prolongado. 

Devido a crítica situação, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, decretou estado de emergência no Texas, após receber pedido do governador, Greg Abbott. 

Fura fila: Ex-presidente do Peru é investigado por ter furado fila de vacina contra o vírus chinês

Não é somente o brasileiro que fura a fila para se imunizar contra o maldito vírus chinês. A moda está se espalhando pelo mundo, inclusive entre autoridades do alto escalão. Desta vez, não sobrou nem para o ex-presidente do Peru, Martín Vizcarra. 

O ex-mandatário foi vacinado em outubro, quando o plano de imunização não tinha começado no Peru. 

Agora, ele é alvo de uma investigação do Ministério Público que o acusa por crime contra a administração pública, extorsão e negociação incompatível ou proveito do cargo. 

Decreto de confinamento recomenda que crianças fiquem enjauladas dentro de casa. Restrições em Gramado, RS, começarão amanhã.

O decreto que estabelece estado de calamidade pública em Gramado, RS, começa a valer amanhã e terá vigência até 28 de fevereiro.

Veja o que o prefeito Nestor Tissot estabelece sobre o trato com as crianças, que terão que ficar enjauladas dentro de casa:

Art. 7º. Recomenda-se à população:

(...)

II - suspender quaisquer visitas, em especial a idosos, doentes crônicos e pessoas em tratamentos de saúde;

(...)

V - manter as crianças em casa, de preferência sem contato com os grupos citadosno inciso II.

É isto.

CLIQUE AQUI para ler o decreto.

Já voltaram, curados, 33 dos 50 pacientes que vieram de Manaus para o RS

Já voltaram para Manaus e Porto Velho, o total de 33 dos 50 pacientes infectados por vírus chinês que vieram para tratamento  no RS.

Hoje, embarcaram 12 manauaras que estavam internado no Hospital Regional de Santa Maria.

O que abre e o que fecha no feriado de Carnaval em Porto Alegre

Nesta terça-feira de Carnaval, os shopping centers de Porto Alegre devem funcionar nos horários de domingo e feriados, com lojas e quiosques abertos entre 14h e 20h (*abertura opcional). Praças de alimentação abrem a partir das 11h e fecham às 21h.

Já, as agências dos Correios estarão funcionando normalmente de segunda à quarta. De acordo com comunicado da empresa, todas as agências estarão abertas, mesmo com o ponto facultativo. Os postos de atendimento da CEEE estão fechados hoje. O atendimento virtual segue normalmente no site da empresa, operando 24h. Bancos reabrem somente na quarta-feira de Cinzas, a partir do meio-dia. 

Brigada Militar e telefones de emergência operam normalmente e Polícia Civil funcionará por meio dos serviços de plantão.

Veleiro carregado com cocaína é apreendido na costa de Pernambuco

Um veleiro (foto ao lado) com grande quantidade de cocaína, foi apreendido pela Marinha e pela Polícia Federal na costa de Pernambuco, no Nordeste brasileiro. 

A apreensão ocorreu na madrugada de domingo, mas só foi divulgada nesta terça-feira. O barco, que ia em direção à Europa, foi interceptado a 270 quilômetros da costa do Recife.

Cinco tripulantes que estavam no interior da embarcação foram presos. 

Veja como idosos são enganados na hora da vacinação. A farsa é nacional.

 No RS, 13 idosos morreram logo depois de vacinados com CoronaVac, foi em Canela e RS (leia notas a seguir), mas existem casos de dezenas de idosos confinados em quarentena e até hospitalizados, também logo depois de vacinados.

Não é apenas isto.

Nas redes sociais, abundam denúncias recorrentes de casos de idoso sendo enganado na hora da vacinação, com simulações de aplicações da vacina.

Há enorme farsa e enormes agressões aos idosos brasileiros.

CoronaVac e Oxford não foram suficientemente testadas em idosos, crianças e grávidas.

No vídeo a seguir do site Poder360 de hoje, que apurou as denúncias, é possível verificar melhor o que acontece.

Povo festeja Bolsonaro em São Francisco do Sul

O presidente e a família chegaram no sábado a SC e voltam hoje a Brasília. Em São Francisco do Sul, onde se hospedaram, foram festejados o tempo todo por populares.

 

Jornal de Pelotas ignora as oito mortes e dezenas de internações de idosos vacinados com CoronaVac

 O  Diário Popular, o principal jornal de Pelotas, RS, ignora totalmente o caso dos 8 idosos que morreram depois de vacinados com CoronaVac (dezenas de outros foram hospitalizados às pressas).

Na capa do diário, um dos principais títulos chama a atenção para a falta de segurança na praia do Totó.

A manchete aborda os bons resultados da atual safra de camarão da Lagoa dos Patos.


Idosos são enganados com falsa aplicação da vacina contra o vírus chinês

Diversas imagens registraram falsa aplicação da vacinação em idosos contra o vírus chinês nestes últimos dias. O Poder360 compilou vídeos que mostram profissionais de saúde aplicando o imunizante, mas sem o conteúdo na seringa ou sem “empurrar” para aplicar a dose da vacina contra o vírus.

CLIQUE AQUI para saber mais. 

Novo decreto de Gramado limita atividades a partir desta quarta-feira

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, publicou nessa segunda-feira, um novo decreto restringindo algumas atividades na cidade devido ao aumento de casos do vírus chinês na região serrana. As regras entram em vigor a partir desta quarta-feira e se estendem até o dia 28 de fevereiro. 

Entre as novas medidas, está suspenso o início do ano letivo escolar que estava programado para ocorrer no próximo dia 22. As aulas presenciais em instituições de ensino (privadas e estaduais) também foram canceladas, assim como serviços de transporte escolar e universitário. 

Nos hotéis e condomínios da cidade, fica proibida a utilização nas áreas comuns, de esporte e lazer, além da realização de assembleias presenciais.  

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o decreto. 

Opinião do editor - Saiba por que é preciso proteger os mais velhos e suspender a vacinação dos idosos

 O RS já acumula 13 mortes de idosos, todos vitimados logo depois que tomaram a vacina chinesa CoronaVac, a Vacina do Doria.

Os mortos estavam todos em asilos de Canela (5) e Pelotas (8). Dezenas de outros idosos foram confinados ou hospitalizados, inclusive em estado grave.

As prefeituras das duas cidades, sem comprovação científica alguma, apressaram-se a comunicar que inesperados surtos de coronavírus atingiram os dois asilos.

Há controvérsia.

Muitos mais casos ainda não foram publicados.

São numerosas as denúncias de que efeitos adversos estão matando ou produzindo resultados inaceitáveis em idosos, como diarreias contínuas, febre, dores no corpo e mal-estar generalizado.

As vacinas CoronaVac e Oxford não foram suficientemente testadas em idosos, crianças e mulheres grávidas, o que é inaceitável. Isto consta do relatório final da Anvisa, aquele que aprovou o uso emergencial.

No RS, não há por que botar panos quentes no caso.

Em Canela, a prefeitura suspendeu a aplicação da segunda dose nos idosos do asilo Oásis, mas em Pelotas não se sabe o que fez o goveno tucano local.

É preciso suspender por completo a vacinação de idosos no RS, antes que morra mais gente. 

Quer saber se o seu CPF foi usado por terceiros?

A cada 15 segundos, em média, uma tentativa de fraude acontece no Brasil. Uma boa dica para evitar problemas é ter certeza que nenhum estelionatário está usando seu CPF. 

Veja essas dicas simples da Agência Brasil para não entrar nessa estatística.





CLIQUE AQUI para ler a matéria. 

Mais oito idosos gaúchos morrem depois de vacinados com CoronaVac. Já são 13 os idosos mortos depois de vacinados.

Não há qualquer manifestação pública do Ministério Público Federal e do MPE sobre os casos de Canela e de Pelotas, o que é estranho, porque o MPF e o MPe tÊm atuado de forma recorrente e dura em casos relacionados com a pandemia, sobretudo em apoio a medidas restritivas decretadas por prefeitos e governadores.

Depois da confirmação de que morreram 5 idosos do asilo Oásis, Canela, semana passada, logo depois que tomaram a vacina chinesa CoronaVac, a Vacina do Dória, foi confirmada, ontem, a morte de mais 8 idosos, desta vez em Pelotas, também em asilo, e também depois de vacinados com CoronaVac. Os residentes começaram a ser vacinados no dia 27 de janeiro.  A casa tem 62 idosos e 41 funcionários: depois da vacinação, 8 morreram e 32 foram hospitalizados.

Nos dois casos, as prefeituras apressaram-se a dizer que as mortes dos idosos foi decorrente de inesperados surtos, mas há controvérsia. Os idosos começaram a sentir febre e dores nos corpos logo depois da vacinação.

O caso de Pelotas ocorreu na Quinta Urbana, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Orla do Guaíba liberada para trânsito de veículos neste feriado de carnaval em Porto Alegre

A EPTC anunciou que hoje a avenida Edvaldo Pereira Paiva, na Orla do Guaíba, e os corredores de ônibus de Porto Alegre, terão trânsito normal de veículos e do transporte coletivo. Normalmente, durante os feriados e domingos, estes espaços são utilizados para o lazer das pessoas. 

Nesses locais, não será permitida a circulação de pedestres e ciclistas. 

A medida se dá em razão de que esta terça-feira de Carnaval será considerada dia útil em Porto Alegre, conforme anunciado pelo prefeito Sebastião Melo.

Prefeito do Rio confirma interrupção da vacinação contra o vírus chinês nesta terça-feira

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes confirmou nesta segunda-feira a interrupção da campanha de vacinação contra o vírus chinês a partir de terça. Saiba por que no link abaixo. 

CLIQUE AQUI para ler a notícia. 

Prefeito do interior do Paraná é preso no RS transportando galos de rinha

O prefeito de um município do interior do Estado do Paraná foi preso em flagrante por transportar seis galos de rinha em um veículo oficial. 

A prisão ocorreu nessa segunda-feira, na BR-386, em Sarandi, região norte do RS. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não divulgou o nome do político nem do município paranaense em que ele atua.




CLIQUE AQUI para ler na íntegra a notícia. 

Terça-feira de carnaval terá sol e chuva em Porto Alegre

A terça-feira, feriado de Carnaval, começa com tempo firme e sol entre poucas nuvens. Já, ao longo da tarde, há condições para pancadas fortes de chuva em Porto Alegre e cidades da região metropolitana. Na capital, os termômetros variam entre 19°C e 30°C, com o clima abafado. 

No interior do RS, algumas cidades terão um volume alto de chuva. O maior acumulado, cerca de 40mm, deve ser registrado em Santa Vitória do Palmar, no Sul do Estado. 

Pacientes de Manaus tratados em Santa Maria voltam para casa nesta quarta

Doze pacientes de Manaus, que contraíram o vírus chinês, e receberam o tratamento no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), na região central do RS, irão retornar para o Estado do Amazonas nesta quarta-feira. 

Os enfermos estavam internados desde o dia 2 de fevereiro, após uma viagem de quase oito horas a bordo de uma aeronave da Força Aérea Brasileira em direção ao Sul do Brasil. 

* a previsão de retorno era para esta terça-feira, mas a data foi alterada conforme a SES. 

Vírus chinês: Chile inicia vacinação de professores

O Chile começou a vacinar seus professores escolares contra o vírus chinês com o objetivo de retomar as aulas presenciais já em março. A vacinação teve início nessa segunda-feira. 

Os professores deveriam ser vacinados no final deste mês, mas o governo chileno decidiu adiantar o processo para evitar o fechamento de escolas, como ocorreu em grande parte do ano passado. 

Está prevista a imunização de 513.621 funcionários de estabelecimentos de ensino, entre professores, pré-escolares, auxiliares de educação, diretores, administradores e manipuladores de alimentos.

A meta, segundo o governo é vacinar 5 milhões de pessoas em maior risco até 30 de março e outros 10 milhões até 30 de junho.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/