Porto Alegre inova em licença de antena para 5G

Porto Alegre vai lançar na próxima segunda-feira um sistema de licenciamento automatizado de antenas para transmissão de sinais de internet, o que torna a autorização para instalação instantânea. A capital gaúcha é a primeira cidade do país a adotar o procedimento. 

A ampliação do número de estações rádio base (ERBs) é apontada como um dos principais desafios para a implementação no Brasil da tecnologia 5G, que vai precisar de cinco a dez vezes mais antenas do que o 4G. 

Por meio de um portal de licenciamento, as operadoras fazem a solicitação de instalação e o sistema, que é todo automatizado, analisa a documentação, expedindo autorização na hora. Porto Alegre tinha modernizado o processo com a adoção do modelo de autolicenciamento, que precisava da declaração do responsável técnico. 

Em Porto Alegre, o tempo médio para obtenção da licença, que era de dois anos em 2018, foi reduzido para menos de um dia. Desde 2019, foram emitidas 272 licenças na capital gaúcha.

2 comentários:

  1. Legal, uma antena a cada 2 quadras então. Pobres pássaros.

    ResponderExcluir
  2. Será compatível com o sistema que ainda NÃO foi aprovado?

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/