Nobel da Paz vai para dois jornalistas que defendem a liberdade de expressão

Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov ganharam o prêmio Nobel da Paz de 2021 por seus esforços para defender a liberdade de expressão, anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia nesta sexta-feira.

A academia afirmou que Ressa e Muratov receberam o Nobel da Paz "pela corajosa luta" nas Filipinas e na Rússia e que a liberdade de expressão "é uma pré-condição para a democracia e para uma paz duradoura"."[Os laureados] são representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal em um mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas", afirmou Berit Reiss-Anderson, presidente do conselho do Nobel.

Os dois jornalistas ajudaram a fundar veículos de comunicação independentes em seus países e vão dividir o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões). Muratov é um dos fundadores de um jornal russo que já teve seis jornalistas assassina.

13 comentários:

  1. Nosso STF e a imprensa associada não estão mais longe do que as Filipinas e a Rússia. Alan dos Santos, outros jornalistas e Zé Trovão são indicações possíveis para o Nobel da Paz do ano que vem pelas mesmas razões.

    ResponderExcluir
  2. O comitê do Nobel ganhou meu maior respeito, deram o Nobel por merecimento mesmo e não pela pressão dos globalistas que queriam o Nobel para a garota propaganda que não passa de uma pseudo ambientalista de Iphone 13 na mão e que, se fosse na Amazônia, não pisaria no chão para não se sujar lá.

    ResponderExcluir
  3. O Prêmio Nobel da Paz para dois jornalistas que defendem a liberdade de expressão foi um tapa na cara de milhares de outros que justamente apoiam a censura pesada, inclusive com prisão, de jornalistas que defendem ideias diferentes da grande mídia comunista, esquerdopata.

    ResponderExcluir
  4. MALDITA "LIBERDADE DE EXPRESSÃO", MOTIVO DE TANTAS ARBITRARIEDADES DE GENTE, GOVERNOS, ETNIAS, RELIGIÕES QUE AS NEGAM......SOMENTE TIRANOS AS PROIBEM.....QUE TENHAMOS MAIS HUMILDADE E, MENOS SOBERBA!!!

    ResponderExcluir
  5. Deveria ser dado ao Presidente Bolsonaro que tem lutado incansavelmente contra a censuras,prisões e desmonitização por pensamentos e palavras.

    ResponderExcluir
  6. Não entendo por que nosso STF não é indicado para o Nobel da Paz, é muita injustiça.....kkk

    ResponderExcluir
  7. Até o Prêmio Nobel está desmoralizado, só falta dar o prêmio Nobel para o ZH e Rede Globo-PT.

    ResponderExcluir
  8. Boa surpresa. Me deu ânsia de vômito qdo indicaram aquele fantoche de pano da Suécia.

    ResponderExcluir
  9. O #gaadoPTba-Eskerdeba-Isenteba-Tukaneba covidiota NÃO CURTIU!!!

    ResponderExcluir
  10. E o ditadorzinho de Brasilia que agora prende até estagiarias não ganhou ???

    ResponderExcluir
  11. O primeiro Oscar nesta categoria que foi justo e pertinente. Com a palavra, Alexandre de Moraes e outros tantos.

    ResponderExcluir

  12. aqui no Brasil o prêmio pra quem defende liberdade de expressão é a prisão e em alguns casos com "acidente na prisão".

    ResponderExcluir
  13. Então deveriam dar para os jornalistas que trabalham em CUBA, Venezuela, China, Irã, Coréia do Norte e outros países que são muito mais difíceis que trabalhar nas Filipinas.

    Fizeram isso só por que o presidente das Filipinas é de direita.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/