Pesquisa XP diz que 37% acham ótimo e bom o governo Bolsonaro

Nova pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta segunda-feira, mostra um aumento na aprovação de Jair Bolsonaro.

Eis os números (entre parênteses, os números anteriores)

Ótimo e bom, 37% (30%)
Ruim e péssimo, 37% (45%)
De acordo com a pesquisa, entre as pessoas com renda de até 2 salários mínimos, a aprovação do governo foi de 28% para 34%, e entre os que têm renda de 2 a 5 salários mínimos, de 32% para 44%.

Economia
Caminho certo, 38% (33%)

Foram realizadas 1.000 entrevistas de amostragem nacional nos dias 13, 14 e 15 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Banrisul suspende licitação para escolha de nova agência de publicidade

O Banrisul suspendeu a licitação que fazia para a escolha das suas novas agências de publicidade.

João Gabbardo diz que o pico da pandemia foi em maio

O médico gaúcho João Gabbardo, que foi da equipe de Mandetta e saiu com ele,  afirmou há pouco que, analisando a data efetiva das mortes por vírus chinês, o pico no Brasil e em São Paulo ocorreu no fim de maio.

Gabbardo está, agora, no gorno Dolria, SP. Ele é coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 e disse que o estado de SP tem registrado redução no número de mortes desde o início de julho.

A constatação já foi feita há mais tempo pelo deputado e ex-ministro Osmar Terra, que no entanto tem sido ignorado pela mídia corporativo e até ridicularizado por ela.

O que disse Gabbardo:

- Quando a gente analisa a data efetiva do óbitos, nós vamos identificar que esse pico [da Covid-19] ocorreu lá no fim de maio. E que, desde lá do fim de maio em diante, não houve uma alteração nesse pico. Ao contrário, tem havido uma redução.

Paim dá como certo o apoio do PRTB

O vice-prefeito Gustavo Paim disse ao editor que dá como favas contadas o apoio do PRTB à sua candidatura.

Martinelli já comanda o marketing da pré-campanha de Amazonino Mendes, Manaus

O jornalista gaúcho Marcos Martinelli já está a bordo e no comando da pré-campanha do ex-prefeito e ex-governador Amazonino Mendes, 81 anos, que disputará pela quarta vez a prefeitura de Manaus, Amazonas.

Martinelli ajudou a eleger Amazonino na última disputa dele ao governo estadual e venceu com Arthur Virgílio para a prefeitura de Manaus.

No RS, o jornalista, marqueteiro político festejado, fez o marketing vencedor de Fortunati e Sartori.

CLIQUE AQUI para saber quem é Amazonino Mendes.

Dica do editor - Sergs fará debate sobre o equilíbrio dos debates, dia 20, por videoconferência

Evento sairá dia 20

Será no dia 20 este debate por videoconferência que a Sociedade de Engenharia do RS promoverá, tudo com o objetivo de discutir "O equilíbrio entre os Poderes na Constituição Federal de 88".

Vão falar advogados, um magistrado e um jornalista, pela ordem:

Carlos Thompson Flores
Adilson Dallari
Ives Gandra Martins
Modesto Carvalhosa
Alexandre Garcia - Jornalista.

Será das 10h até o meio dia.

As inscrições podem ser feitas através do site sociedadedeengenhariars.com.br

O evento integra o cilo de debates promovido pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, no caso o "Sergs Debate".

Coronavírus: 5 regiões já podem operar com regime de cogestão com o governo do RS

As regiões de Taquara, Novo Hamburgo, Pelotas, Norte-Passo Fundo e Canoas são as primeiras a terem os protocolos regionais habilitados dentro do prazo de 48 horas após a apresentação do Plano de Prevenção e de Enfrentamento à Pandemia.Para a elaboração de um protocolo específico, é preciso criar comitês científicos regionais de combate à Covid-19. Também é necessária a aprovação por maioria absoluta, ou seja, 2/3 dos prefeitos de cada região Covid.

Até este domingo, cinco regiões apresentaram seus planos específicos, previstos na gestão compartilhada do modelo de Distanciamento Controlado desde o dia 11 de agosto, quando publicado o Decreto 55.435. Os municípios poderão adotar protocolos mais brandos do que o previsto, ainda que estejam sob bandeira vermelha. Isto valerá até mesmo para restaurantes e comércio.

O plano regional só será válido se houver medidas de proteção à saúde pública com embasamento científico, com critérios epidemiológicos e sanitários e deve ser assinado por responsável técnico, médico ou profissional da vigilância em saúde, com mais de dois anos de atuação. Os municípios que quiserem aderir à cogestão devem informar o conteúdo do plano, os protocolos, os pareceres técnicos e uma planilha comparativa com os protocolos do Estado e publicados no site da prefeitura 24 horas antes de entrarem em vigor

CLIQUE AQUI  para acompanhar os Planos de Prevenção e de Enfrentamento à Pandemia das Regiões e os respectivos municípios que pretendem adotar os protocolos regionais.

Dica do editor - Em Porto Alegre, saiba quem são os médicos que prescrevem tratamento precoce contra o vírus chinês

O editor dispõe dos nomes e telefones de pelo menos três médicos que atendem pessoas interessadas em buscar atendimento profilático ou tratamento precoce com os medicamentos incluídos no chamado Kit Covid (hidroxicloroquina, azitromicina, zinco, ivermectina, vitaminas C e D, em conjunto ou separadamente), todos de Porto Alegre.Este blog não disponibilizará nomes e telefones para que os profissionais não sejam acusados de violação da ética médica, o que nem seria o caso, já que a informação é do editor e não deles. 

Para obter nomes e telefones, peça pelo e-mail polibio@polibiobraga.com.br e WhatsApp 9.8434.4403, que são ferramentas do editor.

Caso algum médico queira alinhar seu nome à lista, o editor pede que o contato seja feito também por mail ou Whats.

Caiu outro auxiliar direto do ministro Paulo Guedes.

Desta vez foi o subsecretário de Política Macroeconômica, Vladimir Kuhl Teles, deixou o Ministério da Economia.

Kuhl Teles alegou doença na família.

É possível que seja isto.

Entrevista, Mateus Klein, advogado - Investimentos diretos voltam ao Brasil. Saiba o que eles privilegiam.

ENTREVISTA
Mateus Klein, advogado, Escritório MF Advogados.

O que faz com que investidores externos voltem a enxergar o Brasil como boa oportunidade de ganhar dinheiro ?
Os juros baixos fixados pelo Banco Central (Bacen) somado aos novos marcos regulatórios que trazem segurança jurídica abriu grande espaço para investidores externos que estão vendo no Brasil a oportunidade de realizar maior rentabilidade.

É coisa para grandes fundos internacionais.
Não apenas, mas também os fundos de investimento em participações (FIP), conhecidos como fundos private equity, com ênfase para aqueles focados em investimentos privados em empresas de capital fechado, dispostos a financiar a expansão das mesmas.

Em que áreas eles enxergam melhores oportunidades ?
Tecnologia, agronegócio, infraestrutura, telecomunicação e, principalmente, saneamento são alguns dos setores que têm atraído tais investidores, particularmente a área do saneamento, após a sanção da nova legislação, proporcionará grandes oportunidades de receber investimentos externos.

Por que razão a área de saneamento ?

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Veja vídeo da chegada apoteótica de Bolsonaro em Aracaju, Sergipe

O editor recebeu o vídeo por WhatsApp, incluiu-o no You Tube e publica neste blog. Veja:

A partir de amanhã, Caixa atenderá serviços auxílios emergenciais apenas das 8h as 13h

A partir de amanhã, as agências da Caixa passarão a funcionar em novo horário, das 8h as 13h, para o atendimento a serviços essenciais.

Os recursos do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do auxílio emergencial podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem. Os usuários que precisam atualizar o cadastro no aplicativo podem enviar a documentação pelo próprio app.

Nesta terça-feira, começa o saque em espécie do auxílio emergencial para os beneficiários do Bolsa Família com NIS final 1. Já no Saque Emergencial do FGTS podem realizar saque em espécie os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro.

Dica do editor - Veja, hoje, a série sueca "Areia Movediça". O editor viu e recomenda.

O editor viu ontem todos os seis capítulos desta temporada única da série sueca. Areia Movediça é uma série, em que, no nome, a mesma já demonstra o que acontece, quando as pessoas vacilam em suas vidas e se envolvem em situações que poderiam evitar: jovens, liberdades sem limites, drogas, festas e pais ausentes. Maja, a protagonista, é acusada pelas mortes de colegas dentro da sala de aula, é investigada e julgada. Vale a pena acompanhar, também, o modo como civilizadíssimo como atuam policiais, agentes penitenciários, promotores e magistrados.

 

Governo de Angola manda fechar 7 templos da Igreja Universal

A Igreja Universal, dona da Rede Record, que no RS inclui a TV, a rádio Guaíba e o jornal Correio do Povo, faz tremenda pressão sobre o Itamaraty e sobre o Senado, para que defendam seus interesses em Angola.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola ordenou o fechamento de templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no país africano. A instituição brasileira é acusada de praticar crimes e virou alvo de processo penal na Justiça angolana.

Em nota publicada na última, o procurador-geral do país, Álvaro da Silva João, justificou a decisão: “Há indícios suficientes da prática de crimes como associação criminosa, fraude fiscal, exportação ilícita de capitais, quebra de confiança e outros atos ilegais“. Ao menos 7 templos foram fechados pelas autoridades desde então, nas cidades de Luanda, Viana e Cazenga.

De um lado estão brasileiros e angolanos ligados ao bispo Edir Macedo, fundador da instituição; do outro, pastores angolanos dissidentes comandados pelo bispo Valente Bezerra Luís.

General Mourão virá a Porto Alegre para discutir estratégia do PRTB nas eleições municipais do RS

O general Hamilton Mourão virá a Porto Alegre no dia 21.

Ele atenderá convite do deputado Luciano Zucco.

Mourão quer prestigiar a lei estadual que cria a política de atenção à oncologia pediátrica. Logo depois do desembarque no Salgado Filho, ele visitará o Instituto do Câncer Infantil.

O general, que é do PRTB, também terá reunião com seus aliados para discutir o posicionamento do Partido nas eleições deste ano no Estado.

O PRTB tem candidato próprio à prefeitura de Porto Alegre, no caso o coronel Mário Ikeda.

Saiba por que a economia já passou do período mais crítico de abril

Indicadores correntes até junto são compatíveis com contração do PIB no segundo trimestre, mas trajetórias apontam para terceiro trimestre com recuperação.

O índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado na sexta-feira, avançou 4,9% na passagem de maio para junho. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve queda de 7,0%. O BC não divulga as aberturas desse indicador, mas, considerando-se as pesquisas conjunturais do IBGE, os setores da indústria, do comércio e de serviços contribuíram positivamente para o resultado.

Assim, diante da melhora da atividade econômica em curso, os dados vão reforçando que abril foi o momento mais crítico da pandemia para a economia.

De chapéu de couro, Bolsonaro inaugura maior usina a gás natural da América Latina. Ela fica em Sergipe.

Jair Bolsonaro chegou a Sergipe e já colocou um chapéu de vaqueiro. Ele está acompanhado de deputados do Centrão.

No saguão do aeroporto, apoiadores do presidente — a maioria vestida de verde e amarelo — gritam “Puta que pariu, é o melhor presidente do Brasil”.

Neste momento, será inaugurada a Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I, no Município de Barra dos Coqueiros, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro. De acordo com o deputado Zezinho Sobral (Pode), trata-se do maior empreendimento a gás natural da América Latina. Zezinho Sobral acrescentou que, com o empreendimento, através da empresa Celse, Sergipe se torna um parque produtor de energia.

A Usina Termoelétrica Porto de Sergipe é, inclusive, mais eficiente do que a do México, sendo responsável pela conversão do gás natural em energia elétrica. Ela é ecologicamente correta, com menor consumo de gás, menor tarifa de energia e compondo um pólo energético em Sergipe que integra energia eólica, energia termodinâmica através da hidrelétrica.

CLIQUE AQUI para saber mais e verificar fotos. O material é do Jornal da Cidade.

Bibo Nunes avisa que ida para o PSL depende de Bolsonaro

O deputado federal Bibo Nunes seguirá a orientação que não quer ficar no PSL, mas avisou que esta sua decisão não é definitiva:

- Se o presidente Bolsonaro acreditar que eu ficando possa somar aos interesses da nossa causa pelo Brasil, colocarei tudo à frente dos meus interesses políticos.

Mas avisou:

- Só não irei contra os meus princípios.

Merchandising - Impermeabilização é tudo com a gaúcha Otimum. Fale hoje conosco.

Otimum – Conceito em Impermeabilizantes

Tudo para a impermeabilização da sua obra.

Temos 25 anos de mercado.
Atuamos em todo sul do Brasil.
Entre em contato: +55 51 3568 2688 | www.otimum.com.br

Bolsa e dólar abrem a manhã em queda no Brasil

Bolsa e dólar abriram a manhã em queda.

10h26min

Bolsa, -0,10%, 101.249 pontos
Dólar, -0,16%, R$ 5,4210 para a venda

Mercado revisou estimativas para PIB e IPCA deste ano

Segundo o Relatório Focus, divulgado há pouco pelo Banco Central, o mercado espera contração de 5,52% para o PIB deste ano (ante 5,62% na leitura anterior) e crescimento de 3,5% no próximo ano. 

Inflação - Em relação ao IPCA, a mediana das projeções para 2020 subiu de 1,63% para 1,67%, enquanto para 2021, ficou estável em 3,0%.
Câmbio - As medianas das expectativas para a taxa de câmbio não foram alteradas, seguindo em R$/US$ 5,20 no final deste ano e em R$/US$ 5,00 no final do ano que vem.
Juros - Por fim, a mediana das projeções para a taxa Selic permaneceu em 2,0% para o final de 2020, enquanto passou de 3,0% para 2,75% para o final do próximo ano.

PRTB diz que coronel Mário Ikeda permanece na disputa em Porto Alegre

O PRTB disse ontem ao editor que o coronel Mário Ikeda prossegue sendo seu candidato a prefeito e que o Partido só abriria mão da posição no caso de uma chapa única de centro-direita em Porto Alegre.

Este blog chegou a anunciar que Ikeda teria acertado uma composição com o candidato do PP, Gustavo Paim. O PRTB admite que Ikeda conversou com Paim, mas que nada foi fechado.

O PRTB é o Partido do vice-presidente Hamilton Mourão. Este ano, como os bolsonaristas ainda não emplacaram seu Partido, o Aliança, boa parte dos candidatos buscaram o abrigo do PRTB para concorrer.

A pedido de investigados, CNMP poderá punir Deltan Dallagnol. Sessão do CNMP foi agendada para hoje.

Às vésperas do julgamento de Deltan, procuradores e promotores lançaram manifesto reagindo à possibilidade de punição e defendendo a "importância das garantias constitucionais da inamovibilidade e da independência funcional para o regular cumprimento das suas relevantes funções em defesa da sociedade", informa a coluna do Estadão.

Deltan, hoje, no seu Twitter, protestou.

O procurador Deltan Dallagnol poderá sofrer punição após julgamento desta terça-feira, no Conselho Nacional do Ministério Público.

Três procedimentos envolvendo o chefe da Lava Jato em Curitiba estão pautados para a sessão do CNMP nesta terça-feira, entre eles um pedido de remoção por interesse público. 

O procurador chegou a recorrer ao Supremo Tribunal Federal para travar dois deles - ações disciplinares movidas por Renan Calheiros (MDB-AL) e Kátia Abreu (PP-TO) que envolvem publicação nas redes sociais e supostas atitudes de promoção pessoal. O terceiro tem relação com o powerpoint contra Lula.


Bolsonaro viaja de novo para o Nordeste. Hoje, vai inaugurar termoelétrica em Aracaju.

O presidente Jair Bolsonaro viajará nesta manhã a Aracaju, no Sergipe, para participar da inauguração da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I.

O presidente volta ao Nordeste após participar da inauguração de obras na Bahia, no Ceará e no Piauí.

Inflação do IPC-S desacelerou 0,52%, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou a 0,52% na segunda quadrissemana de agosto, informou nesta segunda-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). A variação ficou 0,02 ponto porcentual abaixo da observada na quadrissemana anterior, quando a taxa foi de 0,54%.

Das oito classes de despesas que compõem o índice, quatro desaceleraram em relação ao indicador divulgado na semana passada, com destaque para o grupo Transportes, que passou de 1,19% para 1,02%.Outros grupos a desacelerar foram Educação, Leitura e Recreação (-0,60% para -0,81%), Habitação(0,76% para 0,67%) e Comunicação (0,73% para 0,55%).

Três das sete categorias aceleraram: Alimentação (0,36% para 0,63%), Despesas Diversas (0,31% para 0,47%) e Vestuário (-0,18% para -0,14%). A classe Saúde e Cuidados Pessoais repetiu a taxa de 0,52% da quadrissemana passada.

Lojas e shopping centers abrirão a partir das 10h em Porto Alegre

Lojas e shopping centers poderão abrir as 10h, hoje, em Porto Alegre, encerrando suas operações as 17h.

Todos poderão funcionar hoje, terça, quarta e quinta-feiras apenas.

O prefeito Marchezan Júnior poderá estender dias e horários, mas para isto dependerá de mudança da atual legislação estadual, portanto de decreto do governador Eduardo Leite para os casos de municípios localizados sob bandeira vermelha.

CLIQUE AQUI para examinar as atuais regras em vigor para as operações das atividades econômicas, inclusive restaurantes, bares, lanchonetes, serviços em geral e indústria.

Entrevista, Marcelo Brum, deputado federal do RS - "Eu estou me curando com os remédios do Kit Covid"

ENTREVISTA
Marcelo Brum, deputado federal do RS

O senhor está curado do vírus chinês.
Estou me recuperando bem.

Muita gente não quer informar o tipo de tratamento ao qual se submete. Quais os remédios que o senhor está tomando ?
Usei os medicamentos do protocolo do Kit Covid, que inclui hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina.

E como está ?
Graças a deus estou bem.

Há muita resistência ao uso precoce de hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina, zinco e vitaminas C e D, o chamado Kit Covid.
É revoltante ver autoridades e parte da mídia falando que as pessoas devem ficar em casa, mesmo com todos os sintomas. Eles estão levando pessoas à morte com esta atitude criminosa. Fica aqui o meu repúdio.

Cantor sertanejo Cauan, atacado pelo vírus chinês, piora muito no hospital

O cantor Cauan, da dupla Cleber & Cauan, apresentou piora em seu estado de saúde, de acordo com comunicado divulgado pelas redes sociais do cantor neste domingo.

O  cantor sertanejo está internado em um hospital após ter sido diagnosticado com vírus chinês.

A tomografia mostrou piora do comprometimento pulmonar, que agora é de 70-75%.

Segunda-feira começou mais fria no RS e na sexta-feira poderá cair até neve em Gramado

Porto Alegre, 8h30min, 9 graus

Os institutos de meteorologia acham que esta semana será muito fria no RS e na sexta-feira poderá cair neve em alguns municípios da Serra próxima aos Aparados, inclusive Gramado. Uma massa de ar polar começa a ingressar e deve trazer frio intenso para a América do Sul, com possibilidade de neve na região Sul do país. 

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas o frio já é intenso.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o frio será mais intenso a partir de quarta-feira.

Em Porto Alegre,  sol aparece sem nuvens. Na Capital, a temperatura mínima foi de 8°C, e a máxima não ultrapassará os 22°C.

Neste domingo, Brasil atingiu 3,3 milhões de casos. No RS, foram 98 mil.

Os gráficos e tabelas ao lado são do site Poder360 desta segunda-feira.

O Brasil emplacou, ontem, 3.340.085 casos concretos de coronavírus ao longo de 5 meses, registrando, também, 107.850 mortes no período.

O número de curados foi para 2.608.836.

Dados do Sul (acumulados de 5 meses)

RS, 11,2 milhões de habitantes, 97.877 casos, 2.5618 mortes
SC, 7,5 milhões de habitantes,  120.880 casos e 1.787 mortes
Paraná, 11,4 milhões de habitantes, 103.928 casos e 2.668 mortes

CLIQUE AQUI para dados de todos os Estados.

CLIQUE AQUI para verificar o mapa global. O Brasil é o segundo em números de casos confirmados e de mortes, perdendo apenas para os Estados Unidos. A Índia ocupa a terceira posição, muito próxima do Brasil.

Porto Alegre registra taxa estabilizada de ocupação de UTIs pelo 23o dia seguido

A taxa de ocupação de leitos de UTI subiu levemente em Porto Alegre, atingindo  88,36% neste domingo, mantendo-se estável em torno dos 90% pelo 23o dia consecutivo. No sábado,  taxa foi de 87,7%.

A taxa parece ter atingido o seu pico há quase um mês e registra pequena redução.

São 721 pacientes de todas as doenças internados em leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), de um total de 826.

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o início da noite os pacientes diagnosticados com o novo coronavírus totalizavam 339, além de 31 suspeitos de Covid-19. Os hospitais Moinhos de Vento e Restinga seguiam com lotação máxima, enquanto o Hospital Cristo Redentor, com 97,44%de taxa de ocupação de leitos de UTI, também operava próximo do limite da capacidade, com 38 dos 39 leitos ocupados. O Cristo nem é referência para coronavírus.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/