Arce, candidato de Evo Morales, pode ter sido eleito no primeiro turno das eleições de ontem na Bolívia

Arce foi ministro da Economia durante quase todos os 14 anos de governo do fugitivo e condenado Evo Morales, asilado na Argentina.

As primeiras projeções da contagem de votos das eleições presidenciais da Bolívia apontam uma vitória do ex-ministro Luis Arce, candidato do partido do ex-presidente Evo Morales, o Movimiento al Socialismo (MAS).

A boca de urna do instituto Ciesmori divulgada pela emissora Unitel deu a Arce 52,4% dos votos, muito mais do que previam as pesquisas eleitorais, no patamar de 40%. O ex-presidente Carlos Mesa, adversário de Arce pela coligação Comunidad Ciudadana (CC), estava nas projeções com 31,5%.Em terceiro lugar aparecia Luis Fernando Camacho, conhecido como o "Bolsonaro boliviano" e um dos líderes da revolta que contribuiu para a queda de Morales em 2019, com 14,1% dos votos.

Segundo as regras eleitorais da Bolívia, um candidato pode ser eleito no primeiro turno se tiver 50% dos votos mais um, ou atingir o patamar 40%, com dez pontos percentuais a mais que o segundo colocado

30 comentários:

  1. Fazer o que? Tu tens o que tu escolhe!

    ResponderExcluir


  2. Bom dia, Polibio, bom dia leitores, Yehoshua esteja com vocês. Que Yehoshua nos dê saúde e força para vencer mais esse dia.




    O problema é que essas pesquisas andam tão desacreditada.

    ResponderExcluir
  3. O que acontece na Bolivia é que para o povão mascador de coca, a direita e extrema direita pode diminuir o comércio desta droga. Os bonecos passam o dia todo mastigando a verdinha. Nao fazem outra coisa. Morales é esquerda, pilantra, corrupto e os cocaleiros acham que é melhor ficar assim. Como aqui no Brasil. A vagabundagem e a bandidagem prefere lula, Manuela,Hadad, por isso.Esquerdalhas que estão lixando para o Brasil. É só interesses políticos, poder e corrupção.

    ResponderExcluir
  4. Não é de hoje que a Bolivia tem problemas serios mesmo não sendo simpatizante do Evo há de enttender que na visão de seu povo do seu grupo que é majoritario dentro da Bolivia ele era um bom governante,se o resultado for este pode haver uma secessão naquele pais ou o governo vai governar com um saia justa,ele vai ter que comprar o apoio de setores bolivianos.

    ResponderExcluir
  5. Por isso Bolsonaro abra o olho com a soltura de Lula pelo STF e com seu indicado Kassio Marques. Entre Lula e Bolsonaro, o centrao vai correr para os braços de Lula novamente, bem como os bolsa família. E os eleitores de 2018 que foram traídos não votam mais no Bolsonaro, eu entre eles.

    ResponderExcluir
  6. Isso é o voto aberto, é o voto do pobretão, do ignorante. É o voto da esquerda.

    ResponderExcluir
  7. Misericórdia 🙏 não dá pra acreditar, será que não estão vendo q a Argentina está indo a passos largos a bancarrota? Lamentável!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo das 9:01,
    Mascar folha de coca ou tomar chá de coca não tem o mesmo efeito de cheirar cocaína e, sim, faz parte da cultura do povo boliviano - ou de uma parte dele.
    Daí tu desenvolve uma teoria bizarra baseada numa premissa totalmente falsa.
    Não seja desonesto intelectualmente.

    ResponderExcluir
  9. ótima noticia, assim os Bolivianos que fugiram da pobreza para o Brasil vão retornar em massa...

    ResponderExcluir
  10. A maioria dos bolivianos que fugiu para o Brasil, na época de Morales, ontem votou no candidato dele. Querer o quê de uma gente que rumina planta feito bicho?

    ResponderExcluir
  11. Senadora-presidenta da Bolívia foi acusada de ligação com tráfico após sobrinho ser preso com 480 kg de cocaína no Brasil

    A senadora boliviana, Jeanine Áñez, se declarou presidente do país em uma sessão legislativa sem quórum e sem a presença de representantes do Movimento ao Socialismo, de Evo Morales.
    Jeanine entrou no palácio do governo aos gritos, carregando uma Bíblia gigante, numa cama patética.
    Ela recebeu a tarefa de convocar novas eleições em um prazo de 90 dias, mas nada garante que o fará.

    Aos 52 anos, evangélica de ocasião, Jeanine nasceu em Trinidad, no departamento de Beni.
    https://www.diariodocentrod...


    PS: Quem disse que a direita e a extrema direita não são ligadas ao trafico de drogas?

    ResponderExcluir
  12. Fiquei muito surpreso com a atitude dos golpistas de reconhecer a vitória de Arce. Mas, segundo me disseram, estão acontecendo distúrbios e revoltas por toda a Bolívia. Os golpistas acharam melhor entregar os anéis, para não perder os dedos, e o pescoço.

    ResponderExcluir
  13. Menos republicanismo de Banânia e mais Erdogan Turco nos golpistas da direita e extrema direita da Boloivia.

    ResponderExcluir
  14. As urnas deram o recado: a Bolívia não quer o entreguista e destrutivo neoliberalismo.

    ResponderExcluir
  15. O que me deixa preocupado e apreensivo é o tanto de silêncio da imprensa "neutra plural e imparcial do brasil" em relação a eleição boliviana depois do barulho que fizeram da saída do evo morales que, claro, para eles não foi golpe mas renúncia... se tem alguma linha escrita está muito bem escondida. Argentina, Bolivia, venezuela, mexico e tudo indica que virão chile e equador para o lado progressista sem falar o mais importante, a queda do trump, fora que a china já é a maior economia do planeta segundo o prórpio estadão... brasil ficará isolado e falando com as paredes com seu hitlerzinho tropical, caso confirme a vitória dos Democratas nos EUA.

    ResponderExcluir
  16. Para sobreviver às ações do imperialismo decadente, o novo governo precisará do apoio da China, maioe parceiro comercial do América do mundo e da Russia, único pais com capacidade para enfrentar os EUA belicamente.

    Confirmada a vitória de Arce na Bolivia, falta falta o Brasil derrotar a extrema direita.

    ResponderExcluir
  17. Bem vejamos se ganhou e levou... já que pelo jeito lá também tem o tal mercado definindo oque eles querem não o que o país precisa....

    ResponderExcluir
  18. Resta saber se por lá não vai aparecer um "Guaidó" boliviano para contestar o resultado das urnas. Devem ficar de olho!

    ResponderExcluir
  19. ELES PODEM ESCOLHEREM QUEM BEM ENTENDEM, O PROBLEMA É DELES MAS AS FRONTEIRAS DO BRAZIL É NOSSA E CABE A NÓS PROIBIRMOS ENTRADA DESSE POVO.. TOMAM CONTA DE NOSSOS EMPREGOS...AUMENTAM A POBREZA...PROSTITUIÇAO, NAO TEMOS DE CONDIÇÕES DE ASILAR VENEZUELANOS, ARGENTINOS E BOLIVIANOS...SE ESCOLHEM O COMUNISMO QUE MORRAM DE FOME EM SEUS PAÍSES,

    ResponderExcluir
  20. Todos de olho no salar boliviano.
    Tem gente que acha que o negócio é o lítio para baterias, mas a verdade é o lítio para medicamentos antidepressivos - tratamento para a pior doença da nossa era. Covid é fichinha.

    ResponderExcluir
  21. Agora é se armar pra evitar outro golpe.

    ResponderExcluir
  22. Confirmada a vitória nas Urnas, imediatamente peçam ajuda da China e da Rússia. Senão infelizmente os EUA, dão novo golpe

    ResponderExcluir

  23. Semana que vem o índio pederasta cocalero chega na Bolívia.

    ResponderExcluir
  24. Eu sou de direita e estou alertando: teríamos que chegar ao poder através do voto e não de golpes como no Brasil e na Bolívia.
    Assim seria com mais legitimidade.
    No Brasil, pra piorar, ao invés de elegermos um direitista a altura do cargo de presidente, colocamos no poder um paspalho que só fala besteira e faz uma administração horrível com suba de preços e sem nada pra melhorar a vida dos brasileiros.
    Assim, a esquerda volta facilmente ao poder.
    Mirem o exemplo da Bolívia...

    ResponderExcluir
  25. Assim como Venezuela, Argentina, os bolivianos tem de ter em mente que quem planta colhe. Só temos o que merecemos e ponto final.

    ResponderExcluir
  26. Prefeita que foi agredida e teve a cabeça raspada se elege senadora na Bolívia:

    ​19 outubro, 2020 - DCM

    Ela se tornou um símbolo trágico do golpe na Bolívia. Perseguida por milicianos de extrema-direita nas ruas, a então prefeita de Vinto, Maria Patricia Arce Guzman, a Patty, teve os cabelos cortados e pintados de vermelho.

    Neste domingo, numa reviravolta política, Maria Patricia elegeu-se senadora pelo Movimento ao Socialismo (MAS), do presidente Evo Morales.

    A chapa do MAS obteve mais de 50% dos votos e terá controle das duas casas do Congresso boliviano, com uma vitória mais ampla que a de Evo sobre o mesmo Carlos Mesa, na eleição que a Organização dos Estados Americanos (OEA) falsamente acusou de ter sido fraudada.

    (…)

    ResponderExcluir
  27. Foi barba cabelo e bigode, ou seja, ganhou Presidencia, maioria na Camara dos Deputados e maioria no Senado. Tomaaaaaaaaaaaaaaaaaa vagabundos golpistas.

    ResponderExcluir
  28. Os vagabundos da direita tomaram um laço na Bolivia. A onda Esquerdista está voltando. Em breve ganhará nos EUA e em 2022 retoma o Brasil! Vai ser hilário ler as postagens desse bode velho nesse blog!

    ResponderExcluir
  29. Direita brasileira podre e do dinheiro nas nádegas, pode esperar:
    Em 2022 a tua hora vai chegar !!!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/