Editorial, Estadão - Os Tribunais de Contas, inclusive o do RS, são ilhas de prosperidade e luxo


Os Tribunais de Contas pairam alheios sobre as dificuldades que afligem os demais órgãos públicos no País.

Segundo dados do Banco Central e do Tesouro Nacional, a maioria dos Estados passa por preocupante situação de desequilíbrio fiscal. Sete dos entes federativos – Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Roraima, Mato Grosso e Goiás – decretaram estado de calamidade financeira. À frieza dos números oficiais junte-se a precariedade da prestação de serviços públicos à população, em especial aos mais pobres, os primeiros a sentirem os efeitos da crise, e está pintado o quadro adverso que desafia a responsabilidade fiscal.

Na contramão da penúria, os Tribunais de Contas, que têm por dever constitucional realizar a fiscalização contábil, financeira, operacional, patrimonial e orçamentária da União, dos Estados e municípios, pairam alheios sobre as dificuldades que afligem os demais órgãos públicos. São ilhas de prosperidade em meio à crise fiscal que paralisa o País.

Violando a Constituição e uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), as Cortes de Contas estaduais mantêm pagamentos e benefícios aos conselheiros, auditores e procuradores dos órgãos – os chamados “penduricalhos” –, o que faz com que os salários desses servidores ultrapassem o teto constitucional de R$ 39,2 mil, correspondente ao salário dos ministros do STF. São comuns os casos em que esses servidores ganham mais do que o presidente da República, ministros dos Tribunais Superiores, deputados ou senadores.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

9 comentários:

  1. Coorporativismo tomou conta do Brasil nos desgovernos petistas.

    ResponderExcluir
  2. Madame Pasadena Pedalada1 de setembro de 2019 às 14:41

    Essas jaboticabas tem que acabar ontem.

    ResponderExcluir
  3. PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NO BRASIL CRESCE EM ABRIL PELO SEGUNDO MÊS SEGUIDO. PRÉ-SAL RESPONDE POR 59,8% DA PRODUÇÃO. A PRODUÇÃO DE PETRÓLEO EM ABRIL FOI DE 2,604 MILHÕES DE BARRIS POR DIA NO BRASIL. O BRASIL É RICO EM PETRÓLEO.

    ResponderExcluir
  4. Uma explicação por favor : o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal pode meter o chefe do executivo na cadeia , ok ?
    Estes órgãos ao deixarem os Estados falirem não cumpriram com seus objetivos , ok ?
    Não acontece nada com esta gente ???

    ResponderExcluir
  5. Uma explicação por favor : o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal pode meter o chefe do executivo na cadeia , ok ?
    Estes órgãos ao deixarem os Estados falirem não cumpriram com seus objetivos , ok ?
    Não acontece nada com esta gente ???

    ResponderExcluir
  6. Tem trouxas que os pagam.

    ResponderExcluir


  7. TCERS fica apontando, apontando irregularidades e não acontece nada com o gestor público.

    Internamente os servidores públicos do jurídico já sabem que é só ir protelando que depois de 10 anos não dá nada.

    Muito gasto com esta estrutura para pouco retorno.

    ResponderExcluir
  8. INSERVÍVEIS. ..SÓ SE PRESTAM PARA CANETEAR PREFEITOS DE CIDADES PEQUENAS. TCERS É O PARAÍSO. PARA ELES PODE TUDO.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/