Análisae, FSB Inteligência - Temor de próxima recessão mundial assusta os mercados


O duelo entre Estados Unidos e China, o Brexit, a situação na Argentina e os ajustes inesperados na política monetária de emergentes como o México, somam-se à temida (mas anunciada!) desaceleração da economia global. Esta nova onda de turbulências não tem sido bem interpretada. Nem por governos nem por setores financeiros. Há indicadores se renovando – a maioria deles para baixo. Outros seguem, simplesmente, seu curso natural: buscam acomodação.

No caso específico do Brasil, a cena externa foi no passado, é ainda hoje e sempre será determinante. 

O que distingue certos períodos históricos de outros é a carga psicológica associada a decisões de curto prazo e a discursos alarmistas – tanto do lado de governos como por parte da sociedade. 

A recente decisão tomada pelo Banco Central de atuar para conter a ‘gincana do dólar’ aponta para um horizonte de serenidade e pé no chão. A rapidez com que a ação foi tomada também merece registro. Por óbvio, apenas essa medida não será suficiente para recolocar as coisas (e as cabeças) no lugar. Mas já é um bom começo.

7 comentários:

Anônimo disse...

Oito meses de governo Bolsonaro e ainda estou na expectativa de uma melhora na crise, mas até agora nada.

Anônimo disse...

o bozo não está nem aí com recessão ele é amigo do Trump e de Israel, o resto é o resto.

Joel Robinson disse...

Frase do dia; Antes de reclamar da vida, pense num venezuelano que fugiu para a Argentina e agora pensa em vir para o Rio Grande do Sul...

Anônimo disse...

Dolar 5 reais quando os impostos americanos sobre produtos chineses entrar em vigor final do ano, salve-se quem puder.

Anônimo disse...

A proxima recessão será a guerra que está em 'standby' há horas. Ainda bem que já tomamos um lado!

Anônimo disse...

Porque não fazem um controle de natalidade mundial de forma natural.
Mas os governos preferem premiar e dar incentivos para quem faz mais filhos irresponsavelmente. Ai fica difícil querer salvar o planeta da destruição em massa.

Anônimo disse...

Aos arautos vermelhos do apocalipse...Lula tá preso, Babaca.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/