Câmara aprova sem oposição a nova Lei dos Inventários

A lei melhorará casos como o do bairro Petrópolis, o mais prejudicado de Porto Alegre.

Sem votos contrários, o prefeito Marchezan conseguiu aprovar na Câmara a nova Lei de Proteção do Patrimônio Cultural de Bens Imóveis, a chamada Lei dos Inventários.  Atualmente, são 109 imóveis tombados e 5.541 imóveis inventariados na Capital, sendo 3.183 em estruturação — quando o próprio imóvel tem valor como patrimônio histórico — e 2.358 em compatibilização — quando manter o imóvel inalterado é fundamental para visualizar outro. A própria prefeitura acha isto tudo muito exagerado.

A  nova lei impedirá que o município seja menos inconsequente ao inventariar imóveis. Ela também, finalmente, garante compensações a esses proprietários 

A nova legislação não torna inválida a proteção de imóveis já determinada pela prefeitura conforme leis anteriores. Para reavaliar a situação de um imóvel inventariado, o proprietário terá de acionar a prefeitura.

7 comentários:

  1. Beleza, vamos desfigurar mais ainda Porto Alegre!

    A exploração imobiliária vai transformar a cidade num paliteiro vertical como já são os bairros Bom Fim, Rio Branco, Bela Vista e outros.

    Luz do sol só ao meio dia!

    ResponderExcluir
  2. Certíssimo o anônimo de 21 de maio de 2019 09:27.

    Olha o que fizeram com algumas praias de SC também... nem sol tem mais...

    ResponderExcluir
  3. 9:27 - Acho que você não entendeu o propósito da lei. O certo é manter os imóveis da mesma forma quando da fundação? Existem imóveis que possuem valor histórico, mas outros não e, em todo o país está havendo um certo exagero nessas leis. Cidades existem que estão paralisadas, cujos centros se transformam em ruínas.

    ResponderExcluir
  4. Impre$$ionante!
    Depois da votação do AUMENTO DO IPTU, parece que o Napoleão Júnior conseguiu enquadrar e alinhar a tropa de pixuleiqueiros.

    ResponderExcluir
  5. Skyline de Munique, Alemanha:

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d6/Munich_skyline_1.jpg

    Outras fotos da arquitetura de Munique:

    https://en.wikipedia.org/wiki/Architecture_of_Munich

    POPULAÇÃO DE MUNIQUE: 1,5 milhões (um pouco maior que Porto Alegre!)

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/