A velha política tenta novamente o golpe do parlamentarismo

O senador tucano José Serra tenta pela enésima vez emplacar uma PEC para implantar o sistema parlamentarista no Brasil.

A velha política não aprendeu nada e não esqueceu nada com o que aconteceu na história contemporânea do Brasil.

Na República, a única experiência de parlamentarismo nasceu de um golpe militar e morreu num plebiscito viciado, apenas um ano depois.

34 comentários:

Anônimo disse...

Necessário primeiro o VOTO DISTRITAL PURO! Sem isto nenhum sistema é bom.

Anônimo disse...

SERRA ainda julga ser o incendiário
Presidente da UNE dos anos 60 !!!
Tia Gloria .

Adilio Faustini disse...

Sou e sempre serei a favor do Parlamentarismo, por quê todos os países da América Latrina não saem dessa draga que se encontra?Todos são Presidencialistas , entregam todo poder a um Presidente Chucro, Analfabeto ou Analfabeto Funcional para fazer o que querem, moral da história sempre teremos ditafores de plantão. Vejam o Maduro, o camarada da Nicaragua, Lula, Dilma, o Morales etc...Em pouco tempo o Presidente muda a constituição a seu fabor e passa a governar vom ferro e fogo contra a oposição. Por que os países desenvolvidos são Parlamentaristas ou Parlamentarismo Mixto

Adilio Faustini disse...

Sou e sempre serei a favor do Parlamentarismo, por quê todos os países da América Latrina não saem dessa draga que se encontra?Todos são Presidencialistas , entregam todo poder a um Presidente Chucro, Analfabeto ou Analfabeto Funcional para fazer o que querem, moral da história sempre teremos ditafores de plantão. Vejam o Maduro, o camarada da Nicaragua, Lula, Dilma, o Morales etc...Em pouco tempo o Presidente muda a constituição a seu fabor e passa a governar vom ferro e fogo contra a oposição. Por que os países desenvolvidos são Parlamentaristas ou Parlamentarismo Misto.

Marco Antônio disse...

Defendo o parlamentarismo como forma de governo, mas com a qualidade desse congresso, entendo que ainda não temos condições de aplicá-lo.

Anônimo disse...

ainda nao ta preso esse Çerra?

Anônimo disse...

Sou parlamentarista, qual é o crime?

Anônimo disse...

Com Bolsonaro fazendo tanta bobagem ñao se trata de ideia tao ruim. O governo na parte ecobomica e administrativa vai bem mas Presidente muito mal.

Anônimo disse...

Esses socialistas sempre vão tentar implantar o seu sistema de governo de um jeito ou de outro...lógico que todos socialistas fabianos são a favor do parlamentarismo, vejam a Europa.

Anônimo disse...

Pra tu ver... A velha política...
Hoje vcs dão o rabo pro Bolsonário, ontem eram tudo tucanos!
Hipócritas...

Anônimo disse...


o Alienista disse:

E a velha política aqui em Porto Alegre?

No ano que vem teremos um relatório de quantos Cargos em Comissão entraram na prefeitura depois que o executivo começou a atropelar na votação favorável no legislativo.

E o grande milagre da melhoria da saúde financeira no município virá em 2020 em pleno ano eleitoral.

EH, felizmente com as redes sociais algumas praticas estão manjadas.

Anônimo disse...

Que tal uma PEC Monárquica e livrar-nos de chefe de Governo e Estado numa pessoa só? E termos uma família real preocupada com a próxima geração e não presidentes com a próxima eleição? Cansado dessa República de Bananas.

Anônimo disse...

>>

Sobre o assunto, foi feito um plebiscito, em 1993.

O brasileiro escolheu, disparado, o regime REPUBLICANO com governo PRESIDENCIALISTA e fim de conversa, ponto final.

Até hoje tem idiot@s antidemocráticos que não aceitaram o resultado das urnas e querem tentar de novo.

É um tremendo desrespeito à Democracia e à vontade do povo esses revisionismos pedindo esse ou aquele regime de governo que volta e meia repercutem na midia.

País bagunçado é aquele onde hoje o sistema é parlamentarista, amanhã presidencialista com 4 anos de governo, depois de amanhã, presidencialista com direito a reeleição. Na semana que vem presidencialista com 5 anos de governo sem direito a reeleição. No mes que vem, monarquia parlamentarista, depois... Ora, vão catar coquinhos!!

É uma mediocre palhaçada que vai mudando conforme os interesses dos poderosos de plantão!!

<<

Anônimo disse...

Exatamente isso. Seria, mal comparando, tentar dirigir um Fusca turbinado com o motor de uma camionete F4.

João Paulo da Fontoura disse...

Polibio, só o Parlamentarismo salva o Brasil. No Parlamentarismo, os parlamentares são sócios do governo, vai acabar o achaque, pois se cai o governo tem que haver novas eleições, simples!

João Bucecha disse...

Serra, cuide-se !! O camburão está sobrando na na esquina.

Anônimo disse...

Presidencialismo: você dá um cheque em branco para algum picareta de plantão e, se ele fizer m3rd4 no primeiro dia do mandato, você terá que aguentar e pagar o pato pelos próximos 4 a 8 anos (caso se reeleja, graças à famigerada reeleição comprada pelo porco do FHC, que o diabo o carregue!!!).

Anônimo disse...

Sou a favor do parlamentarismo! Mais respeito, velho Sr! Velha política é o que o PT e o Sr. praticam, só que com o sinal trocado!

Emmanuel disse...

Serra ainda está solto?

Anônimo disse...

Acho engraçado um homem com mais de 80 anos filiado ao PMDB falar em “velha política”.

Anônimo disse...

Isso mesmo.

Verdugo

Adilio Faustini disse...

O unico lugar que o Presidensialismo funviona são os EUA, isdo porque cada Estado é independente, diferente do Presidencialismo Latrino Americano, vejam Japão, Australia, Canadá etc...

Anônimo disse...

Repita comigo Lulladrao tá preso babaca!!! Chora na cama que é lugar quente. Aguentaram TREZE ANOS o analfabeto do Lula e da Dilmandioca!!! Alias representaram muito bem o povo brasileiro, parecia um espelho.

Anônimo disse...

Cerrrrto. Precisamos do genio LuLLadrao de volta...

Anônimo disse...

Sou a favor do Parlamentarismo.... Qual o problema?

Anônimo disse...

É verdade! Sou a favor do Parlamentarismo e, na visão do editor, faço parte da "velha política"! Essa mesma "velha política" da Suécia, Inglaterra, Espanha e por aí vai... É mesmo! Esses lugares são bem atrasados e "velhos"... O certo é o presidencialismo de estrebaria aqui do Brasil, país avançado quando comparado aos anteriores!!!

Anônimo disse...

Perfeito. Tem congresso entae vsai ter DISCUSSÃO, vai ter DEBATE, vai ter choro e ranger de dentes. Acabou o tempo da "Articulação Política" por meio de malas de dinheiro.

Anônimo disse...

Não é por que é o Serra.

O PSDB nasceu com a identidade parlamentarista. Por não ter sido compreendido na época do plebiscito, hoje estamos neste nabo todo. O PSDB sempre foi, é e será a favor do Brasil. Notem que onde existiu tentativa de mudanças para melhorar, aí estava o PSDB. Só que os politizados brasileiros preferiram acreditar nas acusações do PT, que sempre foi o santinho. Pena que leva tanto tempo para reconhecer isso.

Anônimo disse...

Ser parlamentarista não é crime.
Mas, ser parlamentarista num país onde 90 % dos parlamentares são criminosos é apologia e incentivo ao crime.
Quando tivermos um parlamento de FICHAS LIMPAS....ser parlamentarista sera apenas uma postura política, por eqto. É insanidade!

Anônimo disse...

Serra faz parte da esquerda caviar e milionária .!!! Tia Glória

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkk piada de mau gosto. E FHC apoiador do Foro de SP?

Anônimo disse...

Pois é, Anonimo das 22: 13 hs , esta estória veio a tona através da cantora Nana Caymmi e tem a ver com Caetano,
Gil, Chico , Lula e o PT. Nada se sabe sobre os demais partidos.!! Tia Glória.

Unknown disse...

UM SISTEMA PARLAMENTARISMO MONARQUISTA E O IDEIAL PARA LEVANTA O BRASIL

Carlos Edison Domingues disse...

POLÍNBIO. O plebiscito garanto que foi "viciado" Já te escrevi a respeito das homenagens prestadas a Raul Pilla. Carlos Edison Domingues

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/