Artigo, Fernando Henrique Cardoso - Um novo caminho

A última eleição foi um tsunami que varreu o sistema político brasileiro. Terminou o ciclo político-eleitoral iniciado depois da Constituição de 1988. Ruiu graças ao modo como se formaram os partidos, o sistema de voto e o financiamento das campanhas. A vitória da candidatura Bolsonaro funcionou como um braço cego da História: acabou de quebrar o que já estava em decomposição. Há muitos cacos espalhados e há a necessidade de reconstrução. Ela será feita pelo próximo governo? É cedo para dizer.

O sistema político-partidário não ruiu sozinho. 

As fraturas são maiores. Antes, o óbvio: a Lava Jato mostrou as bases apodrecidas que sustentavam o poder, sacudiu a consciência do eleitorado. Qualquer tentativa de reconstruir o que desabou e de emergir algo novo passa pela autocrítica dos partidos, começando pelo PT, sem eximir o MDB e tampouco o PSDB e os demais. Na sua maioria, os "partidos" são sopas de letras, e não agremiações baseadas em objetivos e valores. Atiraram-se na captura do erário, com maior ou menor gula.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

21 comentários:

Anônimo disse...

O FHC sempre fez de tudo para barrar as CPIs em seu governo. A maioria era por denúncia de descaminhos. Agora vem dar uma de leitão para mamar deitado.

Anônimo disse...

FHC é falso, oportunista e mentiroso.
Parei de ler o texto no início do segundo parágrafo.
O que ele escreve ou fala, mesmo podendo ter algum sentido, é feito para enganar e apresentar uma falsa intelectualidade.
Não vale a pena perder tempo lendo o que FHC escreve. É sem valor. Não se deve dar posteridade para essa pessoa.

Anônimo disse...

Só juntos poderemos mais! Excelente! “ O povo unido jamais será vencido ”, porque “Povo que não tem virtude acaba por ser escravo ”. Simples!

Anônimo disse...

E com tudo isto que escreve este velhote senil e caduco ainda apoiou o lado podre da disputa. Este THC não passa de um cínico, canalha e mentiroso.

Anônimo disse...

O povo nesses 14 anos da Extrema Esquerda no poder aprendeu que o mundo não pode e nem deve cultivar o ódio, a violência, e a corrupção. Com esses pensamentos ideológicos partidárioso país não chegará a lugar algum, pois além da falta de inteligência, também existe um alto grau de burrice. Como só aprendemos agora todos pagaremos essa maldição que pairou no Brasil nesse tempo todo. Não é mais possível a população aceitar essas ideologias do atraso.

Unknown disse...

---
FHC?
Ô Políbio,
respeita o teu público.
---

Unknown disse...

---
FHC ?
Ô Políbio, tem dó, né...
Respeita o teu público.
---

Mordaz disse...

Representante dos que governaram errado nos últimos 22 anos. Que dominaram o Brasil desde as diretas já, que roubaram os cofres públicos. Vaza que não tem nada para contribuir.

Anônimo disse...

Para Fernando Cardoso a direita nunca merece "justificação" mesmo quando ela age corretamente para melhorar o país. Mas a esquerda é digna e benevolente, basta que corrija seus erros. Lembrando que "direita" é qualquer corrente que não seja de esquerda. Quanto aos 100 milhões de cadáveres nem um pio.

Emmanuel disse...

Mas ... do que esse elemento está falando?
Ele fez parte desse sistema corrupto.
Não está se fragmentando; ao contrário, a nação brasileira está se construindo a despeito da política corrupta que ganhou força bárbara com a constituição de 1988.
Tudo o que se viu aqui foi um desfile dos muitos que, em passando pelo governo, acabaram, ou ainda vão acabar na cadeia ...
Foi tudo um espetáculo de horrores onde a vítima sempre foi a nação e o algoz, os políticos e aqueles que gravitavam - ou deviam favores - em tornos deles, seja qual o partido ou o poder ...
Fim de festa! O povo exige não só afastamento dessa gente, mas também a severa punição para aqueles que trataram e tratam a coisa pública com se por sobre ela tivesse direito inalienável.
Cláusulas pétreas? Do que falam? Benesses para os de sempre?
Ahh ... ainda não viram como o povão está furioso com eles ...

Anônimo disse...

ESSE VELHOTE COMUNISTA COM ESSE PAPINHO EM CIMA DO MURO NÃO ENGANA MAIS! VÁ PARA PQP!

Anônimo disse...

PELAMOR. CHEGA DE FHc

Anônimo disse...

Engraçado é que FHC fala como se tivesse vivido na Finlândia. FHC fez parte de tudo isso e colaborou com a podridão que a Lava Jato expôs ao povo. A única saída correta seria a confissão pública de todos os crimes cometidos desde o começo. Caso contrário, é só conversa pra boi dormir.

Anônimo disse...

Deveria ele mesmo pedir desculpas ao povo brasileiro. Sucateou as Forças Armadas para entregar o Brasil. Não adianta porque nós ja sabemos para quem vcs trabalham, dissimulado.

Anônimo disse...

Por que dar espaco pra esse comuna protetor do LULARApio?

Anônimo disse...

FHC: Calado, é um filósofo.
Eleito, foi uma decepção.
No exercício do poder, foi a escada para o PT.
Devia vestir pijamas, e, recolher-se à insignificância dos que tendo tido meios e oportunidade; só mal fizeram ao país. E seu maior pecado, FHC: a urna eletrônica que manteve o PT no poder por 16 looongos anos.

aparecido disse...

Velho safado.. não tem sequer a ombridade de ficar de boca fechada depois do desastre da esquerda do PSDB e de Lula apoiado e colocado no Poder por ele em 2002 ...traindo Jose Serra...o resultado taí e agora ainda vem dar palpite ?? cala sua bocarra de sovaco..

Anônimo disse...

Desculpem, mas comunas não tem mais nada pra dizer...

Anônimo disse...

Vai tomar no cu velho sem vergonha!!!

Anônimo disse...

Ó deuses do olimpo!Os comunistas só cometem destinos,porquê essencialmente são bons,o sistema é que corrompe!Basta que reflitam,entendam que cometeram alguns pecadilhos e digam,foi mau ,vamos nos emendar,pronto!Onde já se viu!O quê seria do mundo se não houvessem os comunistas para levar o homem ao iluminismo pleno?Faça me o favor,gente!Feladaputa do karaio!Vtnc.

seema disse...

thanks for share b2b spa in delhi with extra service
Sandwich massage in Delhi
body to body spa in New Delhi
best body to body massage in Delhi
body to body Nuru massage in Delhi
Full body to body spa in delhi
body to body massage in paharganj delhi
body to body spa near me
body to body massage in hauz khas
body to body massage in new delhi railway station

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/