Artigo, Antonio Britto - Nós, os constituintes de 1988, fracassamos

O país onde a realidade é inacreditável esmerou-se em 72 horas, de 6ª feira a domingo (5 a 7 de outubro de 2018). O Brasil comemorou 30 anos da Constituição que implantou a democracia. Realizou eleições em que o tema foi a fragilidade da mesma democracia. Escolheu como únicas opções para fortalecê-la por meio de reformas (que exigem consenso) os maiores campeões em rejeição.

É mais do que hora de aqueles que sonharam e construíram o período democrático confessem seus erros e assumam seus fracassos.

Nós, os constituintes de 1988, erramos porque legislamos para trás. Tudo o que fosse oposto à ditadura, nós aprovamos como bom ou necessário. Para cada acerto em favor da sociedade e de mecanismos de controle do Estado, constitucionalizamos a fragilização do setor público e sua submissão às corporações.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

16 comentários:

Adilio Faustini disse...

Ou seja o Militares Administraram com o Cérebro, os Constituintes com o Fígado, deu mer....

Anônimo disse...

Não tive saco de ler este aetigo até o final. Este socialista constituinte, com ares de "Madalena arrependida", não entendeu nada e tenta lavar as mãos do protagonismo da destruição de nossa Nação. Humanismo,sem a convicção do transcendental, é máscara para estes ateus socialistas. Vale tudo pelo poder, pois, se tudo se resume a esta existência, por quê não delinquir se eu posso me dar bem? Não é este o padrão do legado dos governos socialistas?

Emmanuel disse...

Olha! O texto fere como espada!
Não que seja certeiro: ao contrário disso: é "espada" porque é comprido e chato!
Pior que isso: mesmo nesse "mês culpa" desajeitado, o homem insiste só em "modular" a esquerda, não confessando que ela é a inimiga da nação, ela milita contra o povo e dele faz escravo em projetos que destroem a cidadania e o país.
Bem se vê que a arrogância dos tempos da constituinte continuam firmes.
Em resumo, o Brasil precisa de uma revolução, e não de uma rebelião! Se ela está acontecendo? Acho que sim! Pela primeira vez o povo se manifesta independente de direcionamento estatal, todo ele escorado em ideias comunistas.
Logo, "mea culpa" pela metade não existe: o arrependimento daquele articulista talvez não seja por ter errado numa metade, e sim, por não ter feito a "obra completa"!

Anônimo disse...

Olavo de Carvalho tem razão.

Diretas Já e Constituinte foram feitos pela esquerda. O discurso de denocracia foi só para enganar o povo. Tanto que boicotaram Ulysses Guimarães, Márcio Covas, Afif Domingos, ACM, Enéas Carneiro. Inúmeros líderes de direita populares.

Para beneficiar FHC e LULA por 30 anos.

Anônimo disse...

Para de conversa fiada, porta voz do Tancredo.
A única opção em 2018 é Jair ou Já era.

Anônimo disse...

Lamentável artigo do Britto, errou em 88, como confessa agora (e eu já sabia) e erra de novo, ao avaliar o atual quadro político. Parece que não aprendeu nada.

Anônimo disse...

A CF/1988 SÓ FALA EM DIREITOS, DIREITOS, DIREITOS... ESSE FOI O MAL DO PAÍS E DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS: DERAM MUITOS DIREITOS AOS CIDADÃOS/FILHOS SEM COBRAR OS DEVIDOS DEVERES!!! DEU NO QUE DEU!!!

AGORA É A HORA DA VERDADE. QUEM FICAR EM CIMA DO MURO PODE PREJUDICAR O FUTURO DO BRASIL. OU É JAIR OU JÁ ERA! VOCÊ PODE ATÉ TER ALGUMA RESTRIÇÃO A BOLSONARO, MAS... PENSE NA VOLTA DO PT! É ISSO QUE VOCÊ QUER? CLARO QUE NÃO, NÃO É MESMO?! ENTÃO, 28 DE OUTUBRO: VOTE BOLSONARO 17.

Mordaz disse...

Nem todos fracassaram. Lula e Jobim ficaram multimilionários. Saíram da pobreza para a mais alta classe social do país. Para os menos de um por cento riquíssimos.

Anônimo disse...


ANTÔNIO BRITO - Obs: A página principal estampa “NENHUM COMENTÁRIO”, contudo ao “clicar aqui para ler tudo” deparei-me com 5 comentários.

Comentário publicado às 03:47 – madrugada do dia 13-10-2018 – foi tachado de covarde por se identificar por “anônimo” pelo “suposto” sr. Jacques Gros. Tal nome/alcunha/codinome soa como de origem estrangeira (francesa), deixando muitas dúvidas quanto sua autenticidade.

Comentário: o “sr” J. G. proclama-se porta-voz da moral brasileira e sentencia os comentaristas “anônimos” como “covardes”. Indago: em que país o sr. viveu na era PeTista, hoje mais decadente do ontem até ser extinta de vez? Não se manifeste como falso moralista sem conhecer as razões de cada um brasileiro, agora chamado de covarde!

Democraticamente os PeTistas jamais venceram no primeiro turno as eleições presidenciais, então esses "eleitores" são covardes também?

No popular – te orienta sujeito – Procura te informar, minimamente, antes de acusar. Desde quando cautela significa covardia?

Finalizo: covardes não seriam os eleitores em condições de votar e que se abstêm? Está na Bíblia, pensem nisto ...

SR. ANTÔNIO BRITTO: Não é tarde demais para ofertar o MEA CULPA ao Povo Brasileiro? Omissão poderia ser considerada covardia? Em que sigla partidária o Sr. prega atualmente sua cartilha doutrinária, no começo MDB, depois PMDB, hoje MDB continua pertencendo a essa sigla, ou intitula-se INTELECTUAL POLÍTICO?

LEITOR INDIGNADO

Anônimo disse...

A grande verdade é que os políticos que elaboraram a CF em 1988 não eram muito mais alfabetizados do que os de hj. Constituição é um esboço dos principais direitos garantias e modelo do Estado. Uns 20 ou 30 artigos definem. O RESTO.. ..lei ordinária.. .para que se possa alterar conforme as mudanças da sociedade, dos tempos. Por isso a constituição americana ...enxutissima...faz sucesso há mais de 200 anos.

Anônimo disse...



Se deram bem Lula, Jobim e Brito que ganha R$30.000 como governador.
Com relação ao texto está correto e desde então o cidadão de bem foi desarmado, a policia fragilizada pelos políticos e perseguida pela mídia e a tal lei das cotas e direitos humanos do marginal viraram moda.

Anônimo disse...

Não esqueçam que o PT se NEGOU A ASSINAR A CONSTITUIÇÃO DE 1988, então não tem moral para falar em constituição.

Anônimo disse...

Esse bosta hoje mora em Miami, fugiu da raia . Só não sabia que era esquerdalha também e adorador do FHC. Vai te catar saru mérda, tu não entendeu nada!!!

Unknown disse...

Texto do Antonio Britto em apoio desesperado ao HADDAD: "Cabe agora esperar que as três próximas semanas, de forma quase milagrosa, desmintam os maus presságios"

Anônimo disse...

E A MÍDIA? E A MÍDIA? A MAIOR CULPADA POIS BOSTEJAVA DEMOCRACIA, BOSTEJAVA GARANTIAS, BOSTEJAVA DIREITOS E MAIS DIREITOS. OS MESMOS HOJE QUE RECLAMAM, EU ME LEMBRO, NA ÉPOCA, BABAVAM NO OVO DOS CONSTITUINTES. É SÓ LER OS EDITORIAIS DOS PASSADO. AI CRIOU-SE A MÍDIA ESQUERDOPATA, AS UNIVERSIDADES ESQUERDOPATAS E DEPOIS DEU NO QUE DEU OS LULPETISTAS QUE INFESTARAM O BRASIL E SUAS INSTITUIÇÕES. SINDICALIZARAM O PAÍS.
TEM MUITOS QUE AINDA POLUEM A MÍDIA, VELHOS ARCAICOS DA LIBERTINAGEM DA IMPRENSA QUE AGORA SE DIZEM OS VESTAIS DA DEMOCRACIA. SE JULIUS CESAR FOSSE VIVO MANDARIA PASSAR TODOS NA ESPADA DA GUARDA PRETORIANA.
JOEL ROBINSON

João Bucecha disse...

Antonio Brito mora em Júpiter. Cai fora NULIDADE !!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/