Surto de toxoplasmose amplia-se em Santa Maria

Ao lado, sintomas da doença.

Ainda sem ter identificado a origem da doença e nem o meio mais eficaz de tratá-la e contê-la, a prefeitura de Santa Maria confirmou, ontem, que espantosos 1.563 casos de toxoplasmose já foram notificados, embora 594 (eram 510 há uma semana) tenham sido efetivamente constatados. 44 gestantes foram atacadas, sendo que quatro morreram e três registraram abortos. Outras 151 dizem que pegaram a doença.

O surto de toxoplasmose de Santa Maria já é o maior do mundo. 

O secretário nacional em Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto, afirmou em entrevista coletiva que existe a possibilidade de que não seja descoberta a origem do problema, como já ocorreu em outros lugares

13 comentários:

Anônimo disse...

Incompetência coletiva...!!!

Luiz Vargas disse...

Este caso em que ainda não foi identificada a origem da doença e nem o meio mais eficaz de tratá-la e contê-la, me lembra um outro caso, amplamente divulgado, ocorrido há mais de vinte anos no sul da Bahia em que uma praga chamada "vassoura de bruxa" dizimou com as plantações de cacau em uma região que era próspera e acabou virando tapera.
É só procurar no Google e se terá acesso a uma história escabrosa onde os os fins justificam os meios.
Método e estratégia e uma certa máfia de Santa Maria me deixam com uma pulga atrás da orelha.

Luiz Vargas disse...

Complementando: em ano eleitoral acontecem coisas misteriosas e esquisitas. Mais um indício: a acusação do Movimento Nacional de Moradores em Situação de Rua (MNMR) através do Sul21. Algo me diz que a advogada ou algum outro cabeça do movimento são candidatos e precisam de factoides para alavancar a candidatura. Alguém ainda se lembra do caso do suposto atropelamento de ciclistas na Av. José do Patrocínio que PosTeriormente ajudou na eleição de um vereador que é a voz dos bicicleteiros na câmara de vereadores?

Anônimo disse...

SÓ PODE SER COISA DO TRUMP E DA CIA QUE VIA SATELITE BOTARAM O VIRUS BEM NO CENTRO DO ESTADO DO RS. OU PODE SER UMA NAVE DE ETs.
É IMPRESSIONANTE A INCOMPETENCIA DE TODOS. UAM CIDADE QUE TEM UNIVERSIDADE E NÃO CONSEGUE ANALISAR ISSO? FECHAVA TUDO CLARO TEM ENVOLVIDO O IDEOLOGISMO COMO ACONTECU NO EPISODIO DA KISS. OU SEJA MAIS UMA HISTORIA SEM CULPADOS COMO SOI ACONTECER NO RS.
DARIA PARA FAZER UMA SERIA NA NETFLIX; EPISODIOS NUNCA DESVENDADOS DO ESTADO GAUDÉRIO ...
JOEL SEGALA ROBINSON

Anônimo disse...

O hospital Emilio Ribas do Gov de SP é referencia mundial em doenças infecciosas...mas o orgulho dos gauchos os impedem de pedir ajuda aos paulistas...

Anônimo disse...

Este caso da vassoura de bruxa foi um petista arrependido que denunciou. Até o chocolate conseguiram dizimar. Petistas parecem aquelas pragas bíblicas.

Anônimo disse...

"Suposto" kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Anônimo das 11:28> os paulistas também são referência em Febre Amarela né?
Com tanto hospital de referência mundial já deveriam estar 100% livres de qualquer moléstia.

Anônimo disse...


Dada a sua competência ... resolva pois !

Anônimo disse...

NA BIBLIA VAI CONSTAR AS "PRAGAS PETISTAS"

COISA NUNCADANTEZVISTA,JAMAIS UM POVO SE VIU COM TAMANHA MALDICÃO,UMA SEITA CUJO SUMO SACERDOTE TEM NOVE DEDOS E PRATICOU OS MAIORES ROUBOS DA HISTORIA DA HUMANIDADE,UM PARTIDO SEITA, SEUS SEGUIDORES NÃO MAIS RACIOCINAM,IRRECUPERAVEIS COMO SERES INTELIGENTES

Anônimo disse...

Com esse caso podemos nos certificar da importância do RS para o Brasil. Ou, na verdade, a desimportância do estado gaúcho para o País.
Lembra o que aconteceu com a epidemia da Dengue. Na década de 90 a dengue grassava nos estados do norte do Nordeste. Ninguém falava nada na “mídia nacional”.
No início da década de 2000, a Dengue matava centenas nas Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Paraíba. Nenhum brasileiro do estado da Bahia para baixo sabia o que era Dengue.
Bastou a Dengue chegar nos mangues, alagadiços e poças d’água cariocas e o assunto virou “problema nacional de altíssima relevância”.
Não é questão somente do QUE É IMPORTANTE PARA O GOVERNO FEDERAL E PARA A SAÚDE NACIONAL.
Trata-se do QUE IMPORTANTE PARA A MÍDIA BRASILEIRA.
Simples assim ...

Anônimo disse...

Onde está a posição da ONU, neste caso? Muito interessante!!!

Anônimo disse...

Surto "fake".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/